Já tivemos todos aqueles posts sobre CORES NA DECORAÇÂO, lembram?  Pois então, agora vou mostrar e comentar exemplos do uso das cores nos ambientes, começando com  – Combinando cores – Neutros.

Acredito que isso pode lhe ajudar a decidir afinal de que cor pintar as paredes de sua casa, qual a melhor cor do tapete, estas dúvidas terríveis… Vamos lá?

Combinando cores – Neutros

Muito usada quando se deseja um ambiente tranquilo, clássico, mais sério e formal, ou quando deseja liberdade para usar e trocar as cores de detalhes na decoração e quando não está seguro(a) para usar cores mais fortes, a combinação de neutros é um clássico na decoração.

As cores neutras são o preto, o branco, o cinza puro, que é a mistura de preto e branco. Mas também são considerados neutros os off-whites, os beges, muitos marrons e muitas madeiras.

Na verdade, podemos considerar que a quantidade de cores ditas neutras é enorme.

Deve-se ter cuidado para que o ambiente não fique “sem graça”, enfatizando as texturas, as formas, acrescentando elementos de interesse, etc., já que a cor, neste caso, é como o “fundo” de uma tela: Serve de base para outros elementos brilharem.

Mas tem sua importância (já imaginou um quadro de uma paisagem sem os elementos de fundo?)

Combinando cores - Neutros - sala em tons neutros
Foto: Casa tres chic

Nesta sala todas as cores são consideradas neutras. No entanto, perceba a variedade de texturas em todos os elementos e que chamam atenção, além de embelezar o ambiente! A rusticidade do tapete, o trançado da cadeira, a leveza das cortinas, a estampa na almofada, o toque envelhecido do vaso ao lado do sofá, tudo chama a atenção!

Outro ponto a considerar é a importância da estampa do tapete que traz o necessário contraste que os ambientes neutros precisam.

E neste outro exemplo:

quarto em tons neutros - madeira clara
Foto: CensationalStyle

O único elemento que tem alguma cor não neutra é o tapete, mas veja quanta coisa para ver: O formato da cama, as mantas, o cesto, o verde das plantas, os pés do abajur, a bolserie na parede! A gente quase se pergunta prá que colocar cor nesse ambiente, não é mesmo?

sala de jantar com escada e parede de pedra
Foto: Casaabril

Novamente, os pontos de cor são poucos, mas a escada e a parede em pedra chamam toda a atenção necessária. Note o uso do vidro em contraste com a rusticidade da pedra. Variar o material dos elementos também cria pontos de interesse. O piso em madeira mais escura permite que a mesa seja muito valorizada.

É claro que sempre temos que dar valor à texturas e contrastes, mas quando não há cores que não sejam neutras no ambiente essa atenção deve ser redobrada.

quarto em tons neutros com papel de parede
Foto: Desire to inspire

Este quarto é uma delicadeza tão cheia de detalhes que quase não notamos que tem praticamente só cinza e branco, cores neutras e que poderiam torna-lo sem vida.

Mas o belo, discreto e simples papel de parede, a cabeceira da cama com as “tachinhas”, a mesa em metal e a textura da roupa de cama, além do detalhe do desenho, o transformam em uma fonte de interesse que a gente não sabe nem para onde olhar.

É essa a beleza e o desafio de decorar usando somente cores neutras.

Então, sintetizando: Para criar um belo ambiente usando somente cores neutras, pense em:

a) Qual será o elemento (ou elementos) enfatizados no ambiente

b) Como combinar os neutros de forma que não sejam um ” fundo em branco”, sem volume ou profundidade.

c) Usar contrastes: claro/escuro, de texturas e de materiais

LEIA SOBRE COMBINAÇÃO DE CORES CONTRASTANTES

232 COMENTÁRIOS

  1. Ola Rosana. Tenho uma sala 2,50×5,00 e ela tem um tom carinho quase branco com o teto rebaixado onde divido a sala em 2 ele é branco com 1 pequena faixa dourada em ambos ambientes. Na sala de estar onde a parede menor tem 2,10 eu coloquei meu home de 2,00 c/painel de 1,50×2,00 na cor imbuída c/preto na frente do mesmo meu marido comprou um sofá como ele sempre quiz só que 2,80 retrátil muito confortável TB claro. Será que posso colocar tapete deixando 40cm s/, pois não tenho como dividir já que o home pega no final da outra parede ficando 5cm para cada lado. Ou é melhor deixar s/ só com a ultima chaise a do lado da parede puxada? e comprar tapete redondo p/mesa de 4 cadeiras e tampo de vidro? Gostaria de falar que minha casa é pequena mais aconchegante. Na janela tenho meia persiana c/bando palha. 1 quadro na parede lateral. e 3 na maior em p/b com moldura escula. Ficam embaixo dos espotes de luz. Por favor me ajude na questao do tapete. Desde já a agradeço. Abraços.

  2. Oi, Silvana,
    Me parece que é tudo bem clarinho e delicado no seu quarto. Vc pode manter este clima com uma cortina com cor similar ao palha das paredes, só q um pouco mais escuro, puxando para o bege. Se quiser uma cor mais escura, escolha um marrom que combine com o areia e o palha.
    bjo
    Rosana

  3. Boa noite .. tenho duvidas sobre a cor da cortina comprei uma cama cor areia com cabiseira areia e bolinhas brancas, meu guarda roupa branco com areia a parede e palha e o piso bege bem clarinho as janelas sao de madeiras por favor e urgente.

  4. Oi, Vanessa!
    O cinza escuro é neutro combina com quase tudo. Mas cuidado para não ficar escuro demais! Pense tbem em um bege médio ou marrom.
    bjo
    Rosana

  5. BOA TARDE: MORO EM APARTAMENTO PEQUENO QUERO AJUDA, COMPREI UM HOME NA COR MARROM COM BEGE QUERO MUDAR RADICALMENTE MINHA SALA, QUERO COMPRAR UM SOFÁ E PINTAR AS PAREDES QUAL A COR IDEAL EU JÁ PINTEI DE VERDE CLARO E ESCURO, PEROLA, EUFORIA QUERO DESTACAR UMA PAREDE MEU PISO E BRANCO, EU PENSEI NO SOFÁ DE TRÊS LUGARES COM DOIS PUF OU CADEIRA PARA GANHAR ESPAÇO ME AJUDA POR FAVOR BJS

  6. Oi, Camilla,
    Realmente é tudo bem escuro. Então use tapetes e objetos de decoração claros. Podem ser cores vivas, mas devem ser claras. Acrescente o bege e o branco nestas cores. As paredes podem, inclusive, permanecer brancas. Acrescentando quadros com as cores que existirem na sala vc consegue harmonia. Se quiser colorir uma parede use um tom de bege ou cinza bem claro só para enfatizar de uma forma bem sutil.
    bjo
    Rosana

  7. Encontrei esse site e foi como um bote salva vidas em um oceano de cores e padrões de madeira! Obrigada por essa atitude! Estou bastante perdida.. Tenho um sofá de chenile bege, moveis tabaco e o piso em madeira castanho avermelhado. Mesmo padrão para o quarto de casal e closet.. Todos móveis tabaco e piso castanho avermelhado. Tudo isso em um apto bem “compacto”. Como faço para nao parecer a caberna no dracula de tão escuro? E como harmonizar as paredes (que ainda estão todas brancas)? Arranco o piso? Os cabelos? Heeeelp!!

  8. Oi, Solange,
    Para manter a neutralidade, sugiro que a cortina tenha a mesma cor bege do piso SÓ QUE BEEMMMM mais clara, ok ?
    beijoca
    Rosana

  9. Oi, Livia,
    Sugiro que não use um vermelho “gritante” demais. Fora isso, o vermelho com o cinza é muito bonito. Nas demais paredes sugiro que vc coloque tons neutros e claros, como off whites tendendo para o cinza ou bege. Assim sua parede vermelha vai se destacar.
    um beijo
    Rosana

  10. Boa tarde!
    Adorei suas dicas, li todas e algumas até me identifiquei.
    Estou reformando e gostaria de algumas dicas na sala. Meu sofá é cinza c/ estampas florais pretas, a estante é cinza c/ preto tbm e o tapete cinza. Piso bege.
    Pensei em destacar uma parede de vermelho e colocar alguns detalhes na estante como vasos ou outros acessórios na estante tbm vermelho, mas estou na dúvida de qual cor colocar nas demais paredes e qual cor colocar na persiana. Antes da reforma minha parede era toda amarela, mas não quero repetir essa cor. Pode me orientar por favor.
    Agradeço desde já.
    Abraços

  11. Oi, Monica,
    Uma textura já chama a atenção. ela não precisa de uma cor forte. Sugiro que vc coloque as paredes em creme e um ou 2 tons mais escuros ou um tom mais claro deste mesmo creme na textura.
    bj
    Rosana

  12. Oi, Denivalda,
    Com sofá cinza, vc pode usar tanta cor! Mas e o resto da sala? Quais as cores das paredes, pisos, dos móveis ?
    aguardo
    bj
    Rosana

  13. Olá Rosana , preciso muito da sua ajuda para decorar a minha sala. Estava pensando em um sofá cinza , mas quanto as cores do tapete e cortina não sei o que faço? Estou meio perdida socorro!!!

  14. Oi, Fátima,
    sugiro que vc use tons neutros nas cortinas, já que tem 2 cores fortes na parede e sofá. Um marrom bem claro ou médio (dependendo da iluminação natural que tem na sala) acho que ficaria bem legal. E qto ao tapete, depende tbém do piso, mas sugiro tons de bege ou marrom, areia, cru, enfim, tons neutros e leves para que o sofá e a parede sejam enfatizados.
    bjo
    Rosana

  15. pode me ajudar minha sala tem sofa verde musgos uma parede em lilas na qual essa mesma tem um painel com tv, to querendo por cortinas mas ta dificil escolher modelos e cores, o tapete etc..

  16. Oi, Sheila,
    Há diversas opções, já que vc tem branco, preto (neutros) e o verde musgo. Vc pode criar uma paleta leve e quase monocromática, usando verdes diferentes por exemplo, um off white verde acinzentado nas paredes como o verde Cetim – A205 da Suvinil, as cortinas em bege como a cor Montanhas Rochosas – A147 ou mais escuro um pouco e acrescentar verdes mais vivos,bege e marrons nas almofadas e pitadas de laranja, para dar um contraste mais vivo, nas almofadas e alguns objetos. Esta paleta de cores é leve, alegre e agradável. Espero que goste.
    bjo
    Rosana

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui