Simples Decoração - Porque o bom é simples

Conceitos

As cores na decoração (5)

Continuando a série CORES NA DECORAÇÂO, agora vou falar sobre o VERDE.

Antes, nos posts As cores na decoração (1)As cores na decoração (2)  falei sobre os esquemas de cores,  e depois falei sobre o BRANCO E O AZUL o AMARELO 

Como sabemos, o verde é a mistura de AMARELO + AZUL. E as diversas tonalidades do verde dependem da quantidade de AZUL e AMARELO que misturamos para obter a cor. Quanto mais AMARELO, mais a cor fica “quente” e refrescante. Quanto mais azul, mais a cor fica “fria” e tranquilizante. Isso porque as características da cor que é usada em maior quantidade é que sobressaem.

Mas além disso, todas as cores podem adquirir outras tonalidades ainda quando “misturadas” a cinzas (isso se chama “atenuar” a cor, diminuindo sua vibração).

Como vc sabe o cinza é a mistura de preto e branco. E se vc mistura um cinza que tem mais branco, temos os tons leves e diáfanos do verde. Se, ao contrário mistura um cinza que tem mais preto, encontra os tons mais fechados e sombrios do verde (o termo técnico para isso é saturação da cor). Veja no quadradinho que fiz abaixo, para entender melhor. Pode ser que vc não consiga ver as cores corretamente devido às diferenças de cor entre os monitores que usamos, mas acho que a idéia fica clara, certo ?

Então, veja agora o efeito dessa teoria toda aí em cima nos ambientes abaixo:

O 1o. e o 3o. ambientes usam verdes com mais amarelo e não atenuados. Por isso são vibrantes. Para compensar toda esta vibração eles são usados com branco, o que “tranquiliza” um pouco o ambiente. Esta cor, por sua característica refrescante é boa para cozinhas, quartos de jovens e qualquer lugar onde vc queria passar uma sensação de vivacidade, frescor, estímulo. Mas há que haver cuidado com o excesso, principalmente em ambientes pequenos.

Já o banheiro (2a foto) e o quarto de bebê usam verdes atenuados, principalmente o quarto do bebê, um verde amarelado e atenuado com cinza claro. Perceba que não há vibração, mas sim uma sensação de tranquilidade, perfeita para um quarto de bebê.

Neste quarto e na última sala o verde foi bem atenuado com cinzas escuros, principalmente no quarto. A sensação que esta cor propicia é de um ambiente onde nos sentimos bem, protegidos, aconchegados. Veja que novamente o branco aparece, mas agora com a função de não diminuir o espaço e nem “sufocar” escurecendo demais. Na sala um verde com pouco amarelo e um pouco atenuado, perceba que ao mesmo tempo que dá uma ligeira sensação de frescor, também dá a sensação de aconchego. Outra coisa que podemos notar é como o marrom, a madeira, o cru, ficam bem com verde, não é mesmo?

Esta série é composta até agora pelos post: As cores na decoração (1), As cores na decoração (2), As cores na decoração (3) e As cores na decoração (4) – óbvio,né? rsrs – Não deixe de lê-las. Vc terá muito mais facilidade para escolher uma cor para os seus ambientes.

E vamos para o VERMELHO agora!

Posts relacionados

Comentários:

Fatima · 22 de Maio de 2010 às 23:08

Ro Parabens pelo site!

Estou mudando para ap paredes marfim clarinho com gesso branco , piso ardosia Verde Escuro na sala e nos 3 quartos.
A sala e enorme 2 Ambiente e gostaria de colocar SOFAS Vermelho, poderia colocar Tapete marrom com bege ou vermelho com estampas minúsculas azuis ? A rack e castanho Médio, a mesa de jantar e branca e preta a cortina sera branca, o que coloco na decoracao como quadros ou vasos e que cores?

No quarto os armários sao embutidos todos escuros Madeira marrom avermelhado escuro, posso colocar Persianas Azul Marinho??
Qual cor de tapete nos Quartos?

Responder

Rosana Silva · 22 de Maio de 2010 às 14:07

Oi, Fatima!
1) Eu sugiro que escolha o tapete marrom com bege ou somente uma destas cores.
2) As cores de rack, mesa e cortina são neutras. Como vc já tem o vermelho dos sofás, sugiro que use tons terrosos nos detalhes e um tiquinho de vermelho. Quadros não precisam seguir as cores do ambiente necessariamente. Escolha de acordo com o seu gosto e coloque molduras que tenham a ver com o estilo da decoração ou sejam bem simples no formato.
2) Como os armários já são escuros, acho que persianas azul marinho vão escurecer mais ainda o ambiente. Eu colocaria persianas em madeira clara ou média até pq assim vc fica mais livre para usar cores no quarto. Como o piso é ardósia verde escuro e os armários tbém são escuros sugiro tapete claro, q pode ser cru ou bege, por exemplo.
abs
ROsana

Fatima · 22 de Maio de 2010 às 16:48

Ro !!! Obrigada !!!

Adorei as sugestões, vou colocar sofas Vermelho com tapete Marrom claro com detalhes marrom escuro .

Rack Castanho médio , cortina simples branca, mesa e cadeiras sala jantar Branca e preta, posso colocar na parede de cima do sofa, um ESPELHO Com Moldura BRANCA ou VERDE ou MARROM ????

Quadro colocarei simples de fundo branco e a pintura com detalhes de rosas num vaso com tom de verde, flores com detalhes vermelhos e marrom , tapete da sala jantar vermelho estampa com branco e Pintinhas minúsculas azuis .

Um abajur marrom ??

Ou colocar um vaso com uma planta verde .

Beijos amiga
Aguardo seu retorno

Responder

Rosana Silva · 22 de Maio de 2010 às 20:29

Oi, Fatima,
Qualquer das cores que vc pensou combinam com vermelho, mas a moldura deve combinar com o quadro, principalmente. Se o fundo do seu quadro é branco sugiro não usar esta cor mas sim o verde ou marrom. Sugiro que já que vai colocar 2 tapetes, que um deles seja mais simples q o outro, que chame menos atenção. Tanto abajur qto planta podem ser colocados, inclusive os 2.
bjo
Rosana

Fatimat · 22 de Maio de 2010 às 23:04

Ro, boa noite
Como disse a dala de jantar e Buffet, sao preto e branco, o tapete vermelho, tem detalhes minúsculo de azul marinho, parede e marfim e gesso moldura. Quero colocr Espelho acima do Buffet, 1- Qual a cor da Moldura do ESPELHO? Posso colocar preto? Ou vermelho?

Na SALA de Estar – A Rack e castanho médio com portas pretas, SOFAS sao vermelhos , Tapete Bege com marrom escuro, 1- posso colocar quadro com pequeninos detalhes em vermelho, 2-A Moldura que cor coloco, tem que combinar com ambiente a Moldura ou com a cor de fundo do quadro ?

3-E O Abajour que cor ? Acho que MARROM a cúpula ?

Adoro seu site
Bjs

Responder

Rosana Silva · 22 de Maio de 2010 às 17:20

Oi, Fatima
1) Acho que tanto o vermelho como o preto ficariam bem. Só cuidado para não colocar (se estas salas são no mesmo ambiente) muito vermelho. É uma cor forte que, já tendo sofás em vermelho, deve usar em poucos detalhes (como a moldura mesmo) mas não exagerar a quantidade.
2) Sala de estar: Como lhe falei: Me parece que sim, mas pequenos detalhes em vermelho mesmo. E acho que a moldura e os quadros já terão vermelho bastante. O ideal é que a moldura combine tanto com o ambiente (o que me parece q sim) qto com o quadro. Ela deve ficar bem com o quadro. O marrom para o abajur tbém deve ficar bem, mas use tons médios, sua sala tem muitos itens escuros.
bjo
Rosana

Deixe o seu comentário!