Conceitos

As cores na decoração (5)

VERDE

Continuando a série CORES NA DECORAÇÂO, agora vou falar sobre o VERDE.

Como sabemos, o verde é a mistura de AMARELO + AZUL. E as diversas tonalidades do verde dependem da quantidade de AZUL e AMARELO que misturamos para obter a cor. Quanto mais AMARELO, mais a cor fica “quente” e refrescante. Quanto mais azul, mais a cor fica “fria” e tranquilizante. Isso porque as características da cor que é usada em maior quantidade é que sobressaem.

Mas além disso, todas as cores podem adquirir outras tonalidades ainda quando “misturadas” a cinzas (isso se chama “atenuar” a cor, diminuindo sua vibração).

Como vc sabe o cinza é a mistura de preto e branco. E se vc mistura um cinza que tem mais branco, temos os tons leves e diáfanos do verde. Se, ao contrário mistura um cinza que tem mais preto, encontra os tons mais fechados e sombrios do verde (o termo técnico para isso é saturação da cor). Veja no quadradinho que fiz abaixo, para entender melhor. Pode ser que vc não consiga ver as cores corretamente devido às diferenças de cor entre os monitores que usamos, mas acho que a idéia fica clara, certo ?

Então, veja agora o efeito dessa teoria toda aí em cima nos ambientes abaixo:

O 1o. e o 3o. ambientes usam verdes com mais amarelo e não atenuados. Por isso são vibrantes. Para compensar toda esta vibração eles são usados com branco, o que “tranquiliza” um pouco o ambiente. Esta cor, por sua característica refrescante é boa para cozinhas, quartos de jovens e qualquer lugar onde vc queria passar uma sensação de vivacidade, frescor, estímulo. Mas há que haver cuidado com o excesso, principalmente em ambientes pequenos.

Já o banheiro (2a foto) e o quarto de bebê usam verdes atenuados, principalmente o quarto do bebê, um verde amarelado e atenuado com cinza claro. Perceba que não há vibração, mas sim uma sensação de tranquilidade, perfeita para um quarto de bebê.

Neste quarto e na última sala o verde foi bem atenuado com cinzas escuros, principalmente no quarto. A sensação que esta cor propicia é de um ambiente onde nos sentimos bem, protegidos, aconchegados. Veja que novamente o branco aparece, mas agora com a função de não diminuir o espaço e nem “sufocar” escurecendo demais. Na sala um verde com pouco amarelo e um pouco atenuado, perceba que ao mesmo tempo que dá uma ligeira sensação de frescor, também dá a sensação de aconchego. Outra coisa que podemos notar é como o marrom, a madeira, o cru, ficam bem com verde, não é mesmo?

Esta série é composta até agora pelos post: As cores na decoração (1), As cores na decoração (2), As cores na decoração (3) e As cores na decoração (4) – óbvio,né? rsrs – Não deixe de lê-las. Vc terá muito mais facilidade para escolher uma cor para os seus ambientes.

E vamos para o VERMELHO agora!

  • Imprimir

Posts relacionados

Comentários:

Macá · 22 de maio de 2010 às 01:32

Ro, nossa que aula sobre cores. Isso quem manja bastante em casa é o meu marido que trabalha com cores o dia todo. Eu entendo o básico.
Mas de todas as fotos, gosto demais das 3 últimas. Ainda não fiz, mas com certeza farei ambientes em casa com essas cores.
um beijo
um lindo domingo pra vc.

Responder

rosanafe · 22 de maio de 2010 às 02:09

Oi, Macá!
Olha, fiquei horas prá fazer este post, pq a coisa é mais profunda, mas estas noções simplificadas acho que ajudam muito a pessoa entender que há conceitos por trás das escolhas de um designer de interiores. E espero, assim, que percebam o valor deste conhecimento. Infelizmente, muita gente acha que o trabalho do designer é tão simples…
Obrigada pela visita e um ótimo domingo prá vc tbém
bjos
RO

Soraia · 22 de maio de 2010 às 15:05

Rosana, amei a idéia de ter um quarto verde, esse tom realmente transmite muita tranquilidade… Espero até maio/2011 quando meu apto estiver pronto, já ter colocado várias idéias em prática, pois percebi que bom gosto nem sempre custa caro, desde que tenhamos pessoas como você, que nos abrem horizontes. Já votei no seu blog, ok?
Um beijo e ótima semana.

Responder

rosanafe · 22 de maio de 2010 às 15:10

OPA!!!! Obrigada, viu Soraia!! É muito bom receber comentários assim!
bjos
Rosana

Daniela · 22 de maio de 2010 às 21:48

Olá,

Estou reformando minha casa e agora chegou o momento da pintura. Para o meu quarto (casal), escolhi verde (coral-búzios) que é um tom bem clarinho. Agora, para decorar, gostaria de algumas dicas para não ficar um quarto “morno”.
Um abraço, Daniela

Responder

rosanafe · 22 de maio de 2010 às 23:12

Oi, Daniela,
Enviei um mail para vc , ok?
bjo
Ro

jacline fogatti fonçalves cordeiro · 22 de maio de 2010 às 17:48

olá meu nome é jacline e tenho uma sala de 5mts e é nd tbm que tenho a minha sala de jantar. coloquei o fundo de terracota texturizada e laterais da laranja bem suave, porém ta muito quente e gostaria de uma opinião pq meu sfá novo é marrom e não ficou bom, com o tom da sala. queria pintar de marrom e as laterais de palha o que acha? minha estante e de marmore com vidro clara a cortina tbm é em tom cru. por favor me ajude. eu até fiz uma mistura de marrom porém eu achei muito escuro, então eu guardei para reproveitar a tinta. obrigada

Responder

rosanafe · 22 de maio de 2010 às 20:37

Oi, Jacline Cordeiro!
Olha só: Vc só está usando cores ligadas ao vermelho. Eu acho que para equilibrar só precisava ter algumas cores frias, como verde, por exemplo, que fica muito bem com todas as cores que vc tem e/ou mais tons neutros como o branco, o palha e o cru da cortina. Se o sofá é marrom (e espero que ele não esteja na parede terracota…), atrás dele vc tem que colocar uma cor em que ele sobressaia e que seja neutra. Eu sugiro que vc pinte as demais paredes (fora a de terracota) com um palha, retirando o laranja. E acrescente elementos decorativos em verde puxando para o oliva (almofadas, etc). Caso deseje que eu seja mais específica, envie fotos para rosana@simplesdecoracao.com.br, ok ?
bjos
RO

Rosangela · 22 de maio de 2010 às 09:33

Oi, estou terminando uma reforma e estou com duvida nas cores. Minha sala é grande, mas escura, não tem luz natural , só uma janela pequena de madeira, mas que fica embaixo da laje da garagem. Meus móveis de sala são rústicos, patinados branco e o sofa moderno, cor bege, meu tapete é listrado de laranja, que cor posso colocar para tirar aquele ar de sala de pousada e com pouca luz??
Tenha uma sala de jantar separada, que tem janela de 2m de comprimento em madeira, o piso em porcelanato bege sem brilho, que cor coloco nas paredes??
Agradeço retorno, estou bem perdida.

Responder

rosanafe · 22 de maio de 2010 às 15:55

OI< ROSANGELA,
Na verdade nada substitui realmente a luz natural. Se não tiver condições de aumentar a janela ou criar aberturas para o exterior nas paredes (com elementos vazados, azulejos de vidro, etc) pinte as paredes de branco ou um amarelo claro quase branco, que é uma das cores que dá mais impressão de luz. Além disso, ilumine artificialmente muuuuito bem.
Será que não há forma (através de espelho, por exemplo) de trazer a luz da sala de jantar para a sala de estar ? OU abrir a sala de estar para a de jantar ? Seria tbém uma opção para levar claridade à sala.
Qto a cor da sala de jantar, como não sei a cor da madeira, fica difícil lhe indicar uma cor, mas de qualquer forma, sendo madeira e o porcelanato bege, praticamente qquer cor ficaria bem para a parede, visto que madeira e bege podem ser considerados neutros. Caso queira mandar fotos, mande para rosana@simplesdecoracao.com.br
bjo
RO

Ariane · 22 de maio de 2010 às 01:04

Boa noite! Por favor, minha sala que é toda branca, há uma escada de madeira e o porta corpo de blindex verde, incluindo toda parte do mezanino. Gostaria de saber que cor combina de estar sendo pintada uma parte da parede desta sala.
Obrigada.

Responder

rosanafe · 22 de maio de 2010 às 22:18

Olá, Ariane!
Desculpe a demora, mas aí vai sua resposta: vc não disse o tamanho da sala nem a cor do piso. Mas uma escolha que provalmente vai ser acertada, é pintar de marrom bem claro, que é neutro e aconchegante. Caso queira uma cor mais impactante, me envie fotos, ok ?
abs
Rosana

rachel · 22 de maio de 2010 às 18:41

Olá, vou pimtar minha sala com alguma cor neutra e gostaria de destacar uma parede, mas não sei se faço colorido a parede maior (no ambiente de jantar) ou uma menor (no ambiente estar). Qual seria mais adequado colorir?
Também pensei em pintar de verde clarinho a parede maior e de vermelho a menor. É uma boa combinação?
agradeço desde ja
Rachel

Responder

rosanafe · 22 de maio de 2010 às 12:31

Oi, Rachel,
Se a cor escolhida é forte e o ambiente não é grandão, sugiro que vc escolha a parede menor. Verde e Vermelho são cores contrastantes, portanto um enfatiza o outro. Se vc quer um ambiente bastante estimulante, use… Mas eu sugiro que as outras paredes sejam em bege (tipo um marrom clarinho) ou um off-white tendendo para o amarelo, marrom ou bege, pq acho mais aconchegante.
bjos
Ro

Michele Sperandio · 22 de maio de 2010 às 14:04

Boa tarde…. estou fazendo reforma em um espaço de 40m2 que sera sala de estar e sala de jatar, neste ambiente tem uma escada de acesso para o 2º andar. Minha dúvida é o seguinte: comprei procelanato 60x60mm Bege e não sei qual a melhor cor para deixar o ambiente aconchegante e tambem não sei o que usar para destacar a escada, que tambem será reformada. Na sala estava pensando em colocar uma cor c/ textura mais forte na parede onde terá a televisão (tendendo para os tons marrons) e as demais parades para uma cor digamos “cafe com leite” e na escada estava pensado em colocar ou granito mais escuro ou madeira. Aff que dúvida!! por favor poderiam me ajudar!!! muito abrigada pelo espaço. att, Michele

Responder

rosanafe · 22 de maio de 2010 às 00:42

Oi, Michele,
As cores que vc está pensando tem tudo a ver com o bege (marrom, creme, chocolate, café com leite..) Sugiro madeira clara na escada, com corrimão em branco, o que vai destacá-la.
bjos
Rosana

raquel · 22 de maio de 2010 às 19:17

bem estou construindo minha casa e agora quero saber como decorala.minha casa é uma kitnet e é muito pequena e na sala tem uma escada para ir ao 2ªandar quero saber como pitala e com que cores e tambem da cozinha e quartos porfavor preciso saber disso tudo é muito pequeno
Obrigada

Responder

rosanafe · 22 de maio de 2010 às 19:16

Oi, Raquel!
Assim , sem ver fotos nem planta, posso lhe dar sugestões gerais: Use cores claras, mas que não sejam vibrantes. Prefira branco ou off white (aqueles quase brancos) tendendo para cinza ou bege ou areia e acrescente cor nos objetos de decoração. Faça isso tbém na cozinha e sua sala vai ficar clara e alegre ao mesmo tempo, ok ?
bjos
ROsana

lidiane · 22 de maio de 2010 às 13:37

Olá gostaria de saber qual é o nome do verde que foi usando na foto do quarto de bebe que aparece, quero pinatra a parade da cabeceira da minha cama dessa cor e as outras de branco já que oa móveis sao marfim acredito que vai ficar suave e aconchegante.
Obrigada

Responder

rosanafe · 22 de maio de 2010 às 01:33

Oi, LIdiane,
Qual é este verde específico eu não sei. Mas ele parece com o D054 da Suvinil.
bjos
Rosana

Priscilla · 22 de maio de 2010 às 21:03

Ola Rosana,
Gostei muito do seu site, de bom gosto e muito inteligente. Preciso de uma ajuda,na minha casa são 3 quartos um é o do casal, o outro do escritório e um terceiro de Tv (até pensarmos em um bebê). Todos o chão é de tábua corrida (cor de madeira marrom avermelhada) o escritório tem os
“móveis” cinza bem claro mesas e estantes de ferro. Um quarto tem um sofá verde e a tv e no outro comprarei os móveis de madeira (minha roupa de cama é verde, lilás, azul e marrom), pois os que tem estão impregnados por mofo. Qual cor você me sugere para cada comodo? Oh dúvida cruel!!!! rs. Mais uma vez parabéns pelo site. Obrigada.

Responder

rosanafe · 22 de maio de 2010 às 00:00

Oi, Priscilla,
Obrigada!
Posso sugerir o seguinte: Escritório (que tem cinza, e madeira marrom avermelhada) off white tendendo para o cinza e objetos em marrom e vermelho.
Quarto (que tem verde, móveis em madeira, lilás, azul e marrom da roupa de cama) – Azul claro acinzentado
bjo
Rosana

rosane teixeira carvalho · 22 de maio de 2010 às 15:52

ola rosana! preicso reforma meu quarto de casal so que ele e pequeno gostaria que vc me orientasse , que cor devo utiliza-la. beijos e obrigada.

Responder

rosanafe · 22 de maio de 2010 às 12:35

Oi, Rosane Teixeira,
Preciso de mais informações para lhe dar orientação: Cores dos móveis, piso, etc…
De qualquer forma, em quarto as cores neutras sempre vão bem, assim como os verdes e azuis.
bjo
Rosana

marta gardinalli · 22 de maio de 2010 às 10:13

bom dia, vou mudar para um apto e preciso de recursos para deixar os ambientes maiores. gostaria de pintar tetos de branco, paredes de cor mais forte, mas deixando uma faixa branca como uma moldura do branco na parte de cima das paredes como a foto da sala de jantar verde que tem o verde na parede mas não chegando até o teto. eu gostaria de saber se isso aumenta ou diminui o espaço, pois tenho medo de fazer e depois ver que ficou com o efeito contrário ao que eu pretendia. outra coisa, a sala é comprida, posso pintar as 2 paredes menores de azul forte, teto de branco e as paredes laterais, maiores, de off white ou tem q ser branco como o teto? ou ficaria melhor as paredes e o teto de off-white? muito obrigada,

Responder

rosanafe · 22 de maio de 2010 às 12:19

Oi, Marta,
Sua idéia de pintar as paredes menores em azul é boa. As demais vc pode pintar de off white tendendo para o cinza ou brano e o teto sempre em branco.
bjo
ROsana

Elaine · 22 de maio de 2010 às 16:51

Adoro a cor verde. Estou pensando em pintar o meu. Queria uma sugestão.. Vou pintar as paredes de verde cha (Suvinil), teto branco gelo. Estou emm duvida se pinto a parede maior de outra cor ou colo uma faixa linda que achei de papel de parede nas cores branca e verde clarinho nesta parede maior.

Responder

rosanafe · 22 de maio de 2010 às 11:15

Oi, Elaine,
A idéia da faixa está super na moda. E se não gostar ou quiser mudar é só retirar, bem prático!
bjo
Rosana

Jana · 22 de maio de 2010 às 23:05

Olá, moro em um apartamento com 25m² apenas, o quarto possui 7,3 m² e um roupeiro pequeno e uma sapateira tabaco com maple. A cama é box com janela pintada de branco; a cortina é creme com rosas vermelhas (poucas, apenas para alegrar). Pensei em pintar uma parede que tem 3,05 de azul céu (Kem Tone) e as demais paredes com a cor Verde Pera da mesma marca mas estou insegura. O que vcs acham? Será que ficará harmonico? O que preciso tirar desta decoração?

Responder

rosana · 22 de maio de 2010 às 22:46

Oi, Jana,
Considerando o tamanho do ambiente, sugiro que vc pinte somente uma das paredes em verde ou azul e deixar as demais em branco. Como já existe o vermelho e o creme, sugiro que acrescente somente alguns toques de lilás. Vai ficar show.
bjo
rosana

Regina · 22 de maio de 2010 às 00:12

Estou com um problema, comprei um piso para colocar no banheiro e na parede (o mesmo), porém por um acidente de percurso o pedreiro usou um pouco do material em cada um dos banheiros…resumindo arrancar ou criar algo para aproveitar o material já utilizado. Preciso de uma idéia criativa, pois até o momento não encontrei mas o mesmo lote do produto.
Por favor, me ajude http://www.deltaporcelanato.com.br/produto_det.php?prod=29 – VI ÁPIA – usou EM UM DOS LADOS da parede do banheiro

Responder

rosana · 22 de maio de 2010 às 20:54

Oi, regina,
É possível fazer uma composição com porcelanatos da mesma cor, mas lisos ? Caso sim, certifique-se que sejam específicos para áreas molhadas (não podem escorregar). O importante é que seja da mesma cor. Leve um para comparar.
bjo
Rosana

Lívia Augusta · 22 de maio de 2010 às 15:54

Tipo não tem o que eu queria mas é bem bonitas as coisas sabe mas não gosto muito assim de verde mais ficou ótimas as cozinhas os quartos e etc…

Responder

Jésika · 22 de maio de 2010 às 12:17

Rosana, boa tarde!
Estou precisando de uma ajuda. A sala do meu apartamento é nesse tom de verde do quarto do bebê estou sem saber qual é a cor do sofá que compro e também a cor dos moveis.

Obrigada!

Responder

rosana · 22 de maio de 2010 às 17:56

Oi, Jésika,
Móveis em branco com este verde na parede ficam muito bonitos. Outra opção é madeira clara. Qto ao sofá, vc pode optar por marrom ,cinza ou bege médios, se quiser ficar nos neutros. Se quiser uma cor viva e contrastante, o laranja, vermelho, roxo e rosa avermelhado (veja a cor das flores da 1a foto neste mesmo post – http://www.simplesdecoracao.com.br/2010/05/as-cores-na-decoracao-5/ ) outra opção, para dar uma frescor, é o azul.
bjo
Rosana

Rosangela · 22 de maio de 2010 às 23:09

Rosana, coloquei cinza bem colarinho nas paredes da sala de jantar. Pretendo colocar um painel de Madeira em tom médio em uma das paredes e parel de parede puxado para o cina e prata. Será que ficara bom? Que Madeira sugere? Obrigada.

Responder

rosana · 22 de maio de 2010 às 12:41

Oi, Rosangela,
Existe outra madeira nesta sala, seja no piso ou algum móvel? Se existe mais que 2 tons de madeira, é melhor que o painel seja igual a um deles. Se nao existe ou existe somente 1 ou 2 decida se quer (ou se dá) outro ou usar um deles. No caso de querer outro, o ideal é que seja bem diferente dos demais, pois se for parecido vai dar uma idéia de q vc tentou um igual e nao deu certo. O cinza é neutro, fica bem com madeira em geral.
bjo
Rosana

Inspiração de decoração: cor verde! – Cerbras · 22 de maio de 2010 às 13:04

[...] de verde. Para você entender as possibilidades, observe esse fluxograma elaborado pelo portal Simples Decoração com a cor original e algumas de suas [...]

Deixe o seu comentário!