Como eu adoro cores e adoro falar sobre elas, sempre volto a este assunto. Já fiz uma série de posts falando sobre os conceitos básicos e as principais cores. Também falei sobre a combinação de cores neutras, harmônicas e contrastantes. E continuo recebendo muitos comentários com dúvidas sobre cores!

Uma preocupação que tenho é que, quando respondo às leitoras e leitores falo, por exemplo, para usar o VERDE em um ambiente. Mas, QUAL VERDE? Difícil explicar com palavras. E são tantos verdes e cada um tem um efeito tão diferente… Vamos ver alguns:

decophotoimage_019

anaclaudiacavalcanticrianca

Aqui 2 exemplos de verdes leves, que eu gosto em quartos, banheiros e cozinhas: São verdes acinzentados, o que lhes diminui o vigor, trazendo mais tranquilidade.

decoist56untitled

decordesignideas

Aqui 2 exemplos de verdes amarelados, de um amarelo brilhante, vivo. O que dá ao ambiente dinamismo e alegria e uma certa informalidade. Esta cor dá uma sensação refrescante e combina bem com os tons de terra e com azuis.

nicetyDOTlivejournal4850

apartmentbanheiropequeno5

Aqui 2 usos do que podemos chamar de verde oliva, um mais vivo e o outro acinzentado. O verde oliva dá um tom mais sofisticado e “adulto”. Este tom acinzentado usado no banheiro (que pode ser mais claro até)  é ótimo para dar profundidade, usado na parede de fundo.

designmanifestcozinhaverde

cicuitoArqdecorMariodinoBtorreseAndreluizMLins

Aqui o verde que podemos chamar de bandeira, forte e vivo, mas que pode ser usado para dar um tom mais sofisticado (com cinza, por exemplo) ou alegrar um quarto infantil (usado com cores vivas). Ele tem um certo ar retrô. No banheiro, um mosaico de verdes (azulado, oliva e bandeira) muito interessante pois alegra sem deixar de ser sofisticado, nesta combinação em qe os verdes mais escuros são a maioria. Se acrescentarmos e colocarmos em maior quantidade um verde amarelado e vivo ao conjunto ele ficará mais jovial, percebe ?

E não esqueça:

1) Quando acinzentadas as cores perdem em vivacidade, mas podem ganhar em sofisticação e aconchego.

2) Não dá para pensar em uma cor sem pensar nas cores em volta, no estilo, na luminosidade e no “clima” que vc quer criar.

Fotos dos sites e blogs: DesignManifest, CircuitoArqDecor, ApartmentTherapy, Nicety.Live, DecorDesignIdeas, Decorista, Decophoto e TudoEdimais

11 COMENTÁRIOS

  1. Oi Rosana. Gostei muito da matéria sobre o uso de tons de verde. Curto muito designer de interiores e prático em minha casa. Estou agora fazendo arranjos com plantas artificiais de acabamento em silicone, coisas bem acabadas e de bom gosto. Pretendo comercializar. Gostei muito de saber desse site. Um grande abraço.

  2. Oi, Ana,
    Provavelmente havia muita luminosidade sobre o verde, o que devia fazer com que ele refletisse no seu rosto. As cores não ficam só no lugar onde elas estão, elas influenciam o ambiente como um todo…
    bjo
    Rosana

  3. minha sala é verde com bege e o quarto verde com branco qual cor combinaria das almofadas, vasos e outros acessorios.

  4. Às vezes parece que certas cores usadas em exagero podem acabar com a decoração dos ambientes, mas quando vemos imagens como estas vemos que se usadas com bom gosto podem se tornar o foco principal da decoração!

  5. Oi, Malice!
    Eu tbém adoro azul e verde…É uma escolha difícil… Mas tbém tenho fases… Aí, mudo tudo! rs!
    beijo
    Ro

  6. Oi Rosana, sou supeitíssima pois amo todos os tons de verde.
    Só uma curiosidade, pintei a parede da cabeceira da minha cama uma vez num verde meio oliva e qdo ia me ver no espelho me achava amarela, a cor não relaçava comigo, tive que tirar , hoje é um camurça.
    nem roupas neste tom comprei mais, apesar de continuar adorando.

    bjuuu

  7. Oi Rô! Adooooooro verde! Mas também adoro azul, e aí a disputa fica apertada na hora de escolher entre os dois. :-/
    Aqui em casa, agora, “venceu” o azul, mas quem sabe no futuro a casa vai ser mais “esverdeada”?
    Bjs!

  8. Oi, Francielle,
    Obrigada!
    O verde acinzentado deve ficar bem com o cinza do porcelanato, mas sugiro que compre uma amostra prá ter certeza. A sobriedade pode ser quebrada com objetos, almofadas, etc em cores vivas e alegres, como vermelho ou laranja (que ficam bem com cinza e com verde)
    bjo
    Rosana

  9. Olá! Adorei ver as possibilidades do verde… estou pensando em pintar minha sala de verde acinzentado, gosto de cores mais sóbrias. O meu porcelanato é cinza claro, será que combina? Não corre o risco de ficar tudo sóbrio demais?
    Está difícil encontrar sobre cores que combinam melhor com piso cinza…
    Ah! Estou sempre por aqui, parabéns pelo seu trabalho!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui