(Por Marcia Nassrallah, Editora de Jardinagem e Paisagismo do Simples Decoração)

Mais uma para série Plantas Fáceis de Cuidar, porém, esta é para quem tem espaço no jardim.

(e não deixe de ver o novo vídeo no  Canal do Simples Decoração no You Tube! )

Plantas fáceis de cuidar –  a Cica

(Cica Fêmea)

Plantas fáceis de cuidar – a Cica

A Cycas revoluta é popularmente conhecida por Cica e é vista por todas as partes. Confesso que já torci o nariz pra ela justamente por este motivo: uso excessivo e sem criatividade. Mas a culpa não é dela! Aliás essa espécie chamada de pré-histórica por ter exemplares machos e fêmeas separados (dioica), é uma das mais antigas que se tem notícia (sendo até conhecida como fóssil vivo). Originária da Ásia, Indonésia e Japão, se adaptou muito bem em nosso clima.

Ela também nos surpreende com características peculiares: Suas folhas são longas, rígidas e brilhantes, A Cica macho possuí um cone cilíndrico alongado cheio de pólen e muito visitado por abelhas (veja o vídeo)E a Cica fêmea produz no seu miolo dezenas ou centenas de sementes. A fecundação via sementes é muito difícil, em geral obtêm-se novos exemplares por brotações junto a planta mãe.

20171016_133834

(Cica Fêmea detalhe do Miolo)

Eu já observo as Cicas por alguns anos mas nunca tinha visto um exemplar macho, que é muito mais raro. Este ano pude ver dois deles e observar a formação do cone de pólen que é uma coisa fantástica. Um deles, de tão pesado, caiu e tivemos a ideia de cortar para ver seu interior. Fiz umas fotos para vocês também apreciarem.

20171106_171016

(Cica Macho)

 A beleza estética do cone é maravilhosa. Quem estudou Proporção Áurea vai se lembrar. E as abelhas entrando e saindo… coisa mais linda! Assim como eu, acredito que vocês começarão a ver as Cicas de outra forma…Mas vamos as dicas de como cuidar de mais esta das Plantas fáceis de cuidar – a Cica

20171106_115041

(Cone Cica Macho cortado)

Ela é de pleno sol ou meia sombra; jamais tente cultivá-la na sombra. Ela gosta de local ventilado.

O solo de plantio deve ser uma mistura do solo do local, substrato para jardim, terra vegetal e areia grossa em partes iguais.

As regas devem ser espaçadas, e o solo não deve ficar encharcado. Evite regar as folhas com água tratada com cloro; nesse caso regue apenas a base ou tronco.

20171106_115127

(Detalhe do cone da Cica Macho)

Tomando esses cuidados você evitará que a Cica adoeça, ou seja atacada por pragas.

A Cica tem crescimento bastante lento; são cerca de 3 cm por ano, mas é longeva e fica gigante. Ah! Ela não é uma Palmeira como alguns pensam.

E, como menciono no vídeo, as sementes da Cica são tóxicas, portanto, cuidado redobrado com crianças e animais; porém, a própria Cica tem seu jeito de afastar esses seres curiosos pois sua folhas levemente duras e pontiagudas causam um certo desconforto para chegar até as sementes. Não é à toa  que alguns pássaros fazem ninho no meio da Cica.

20171016_134016

(Detalhe do miolo da Cica Macho)

Espero que tenham gostado desta das mais interessantes Plantas fáceis de cuidar – a Cica

Já falei da Flor do Guarujá  ,  da  Onze Horas , da  Fitônia ou Planta mosaico ,  das Peperomias e Ráfis  , da folhagem Coleus , da Pitaya ,  do Tapete Inglês  , da Falsa Érica ,  da Dinheiro em Penca , da Lambari , da Lavanda e do Leocofilo . Dê uma olhada e escolha as mais legais para seus cantinhos verdes!

E sabe qual é a próxima Planta Fácil de Cuidar ? A Babosa! Veja aqui! 

Se puder, curta, comente e compartilhe! Beijos e sucesso com a sua Cyca revoluta!

Marcia Nassrallah​

Studio MS Design de Interiores e Paisagismo

6 COMENTÁRIOS

  1. O que mais gosto nessa planta é o aroma que exala! Não sei se é a planta macho ou fêmea,mas nos final de ano,começa a exalar esse aroma de verde maravilhoso,e chamamos de “cheiro de Natal”! Amoooo!

  2. Oi, Romulo!
    Depende das condições do ambiente (quantidade de sol, vento, espaço para crescimento, se na terra ou vaso, se praia, campo, cidade..) , da sua necessidade (aumentar a privacidade ou planta baixa, por exemplo) e do quanto quer se dedicar a mante-la, pois há plantas que precisam de mais cuidado e outras q “se viram” sozinhas.
    Então, é difícil dizer. Se quiser, mande estas informações e se possível uma foto do ambiente para [email protected] que a gente responde.
    abs
    Rosana

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui