Guia Sala

Exemplos e Dicas para hall, sala de estar, jantar e Home-Office (escritório)

- Para iniciar e facilitar a decoração, siga a seguinte ordem: Não compre  tapetes ou quadros  antes de ter definido os sofás, poltronas, enfim, os grandes móveis;  Só decida a iluminação quando todo o layout (disposição dos móveis) estiver definido.

- Evite ter todos os móveis com a mesma altura em um ambiente (Fica monótono!)

- Mesas de canto podem ser diferentes mas devem ter algum elemento comum com outros itens do ambiente.

-  Não tenha pressa e planeje as cores: Crie uma paleta de (poucas) cores, que combinem entre si para usar em todos os itens (paredes, piso, móveis, cortinas, tapetes, tecidos..). Depois pense no estilo que deseja, leia revistas, busque inspiração,  meça a área, pense em como vai dispor os móveis e tente ter uma ideia do tamanho máximo de cada item que for comprar e só então vá as compras. Nunca esqueça que precisa ter espaço para circular e que cadeiras, poltronas e sofás precisam de mais espaço – já que alguém vai sentar e levantar deles. Além disso, gavetas, portas e janelas precisam ser abertas – não deixe um móvel atrapalhar.

- Leia sobre cores e suas harmonias na série sobre Cores que escrevi, que começa aqui. Voce pode usar cores contrastantes, neutras , harmônicas… Veja aqui como combinar padrões,  e aqui uma ideia de como escolher as cores.

Conte quantas poucas cores diferentes foram usadas nesta sala. Limite a quantidade de cores diferentes para facilitar sua harmonização.

- Evite objetos, cores, detalhes demais em ambientes pequenos (fica uma bagunça visual e vai lhe cansar logo) – Escolha um item para se o ponto de maior atenção do espaço e faça dos outros coadjuvantes. Se quiser colocar muitos itens, use poucas cores diferentes.

O 1o ambiente tem muitos itens fortes. A sala parece menor do que é e exige muito dos nossos olhos,  cansa mais rápido que o ambiente da 2a sala, que tem como ponto de atenção o desenho na parede. Os demais itens, simples e discretos, enfatizam este ponto.

- Evite, em espaços amplos, alinhar sofás, mesinhas e poltronas junto à parede. Se fizer isso, a circulação terá que ser no centro da sala e vai atrapalhar a conversação. Se possível, crie uma área central e coloque estantes e mesas maiores fora desta área, fazendo um corredor de circulação externo. Se o espaço é grande, crie áreas separadas  organizando os móveis, tapetes e/ou usando divisórias baixas.

Aqui há uma área de estar e um espaço para circulação entre ele e a poltrona laranja

- Assentos mais baixos podem ser mais relaxantes, mas difíceis de usar por pessoas idosas. Para elas, braços altos e firmes são mais confortáveis e seguros.

- Havendo som, é interessante observar a acústica, uma boa colocação das caixas de som no ambiente e o uso de materiais diferenciados pode ser analisada com um especialista.

- Tecidos duráveis e fáceis de limpar : Camurça sintética, couro, jacquards, cheniles, lonas, jutas..

 SALA PEQUENA

 - Para decorar SALA PEQUENA é preciso priorizar o básico (sofá, mesa e cadeiras de jantar, rack ou estante, mesa de centro e/ou apoios laterais  se houver espaço). A melhor distribuição é a que permite uma visão aberta do ambiente;

- Móveis sob medida e estreitos permitem aproveitar melhor os espaços;  Prefira móveis de linhas retas, mesas com tampo de vidro, aparadores estreitos, madeira clara e estofados de tecidos lisos em tons neutros. 

 

- Evite móveis grandes demais para a sua sala. Escolha sofás com braços estreitos, com profundidade de 80/90 cm, poltronas pequenas, use puffs como mesa de centro ou lateral.

 

- Evite Pequenos tapetes. Eles fracionam o espaço. Um único piso em toda sala dá sensação de amplitude; Abuse dos móveis multiuso e  portas de correr.

 

- Use prateleiras, mas não as “encha” de objetos. Deixe espaços livres.

revista-minha-casa-janeiro-apartamento-falta-espaco-planejamento_08Rack estreito ao máximo, um sofá mais confortável – mas repare que não há mesa de centro – Às vezes é necessário decidir o que é mais prioritário.

- Escolha tecidos leves (não encorpados) para as cortinas e modelos simples (sem babados, xales, etc).

- Se o piso, parede e teto são claros, você pode usar móveis escuros, que parecem ocupar menos espaço visualmente.

- Puffs, pequenas poltronas, móveis com dupla função (mesa e assento; revisteiro e assento; mesa extensível), móveis que embutem ou são empilháveis, etc  são ótimos para flexibilizar os espaços.

- Use mas não abuse dos espelhos. Vidro, metal e transparências fazem a decoração ficar leve;

- Ilumine bem sua sala pequena. Isso ajuda a parecer maior.

03-ape-de-58-m2-ganha-marcenaria-pastilhas-e-itens-reciclados

- Escolha cadeiras na mesa de jantar que se encaixem sob o tampo. Assim você ganha área de circulação quando elas não estiverem sendo usadas. Outra boa opção para salas pequenas são os bancos (pode ser de um lado só da mesa) com a mesa tendo pés centralizado, para facilitar o uso do banco.

- Evite tetos com detalhes (sanca, gesso) rebuscados e mantenha o mínimo de 2,50 de altura do piso até o teto.

- Você não precisa usar branco em todas as paredes. Mas:

  • Evite paredes em cores quentes e vivas (como vermelhão, laranja vivo, amarelo vivo).Se quiser mesmo usar alguma destas cores, escolha a menor parede ou coloque nela muitos quadros com fundo branco ou em cores claras.
  • Evite também grandes contrastes nas paredes (se quiser usar uma parede em branco e outra com vermelho prefira um cinza médio ou claro no lugar do branco para diminuir o contraste e tente um vermelho com um toque de cinza)
  • Uma parede de fundo em uma cor fria acinzentada vai dar a impressão que a sala é mais comprida.

 

 HALL

A entrada da casa, (ou o hall, se houver – e deve haver -  por menor que seja)  é  o primeiro contato com a casa, a primeira impressão que se tem dela, onde acontece a recepção do visitante. Portanto, deve ser clara,bonita,  dar “boas vindas”  e mostrar algo da “personalidade” da casa, sendo harmônico com ela em estilo, cores,etc. 

Não devem haver móveis “de costas” para a porta de entrada. Evite que uma pessoa na porta da casa tenha a visão de ambientes mais íntimos ou de toda a sala. Isso diminui a sua privacidade e expõe sua casa a estranhos.

É bom haver um lugar para guarda de objetos (como guarda-chuvas, casacos, chaves, etc)  e um espelho para a pessoa dar a última “checada” antes de entrar ou ir embora. 

Se não tem espaço para um hall, dê mais atenção ao piso e a parede da entrada. Se for possível, plantas, cadeiras, pequeno armário embutido.

 

  ALGUMAS MEDIDAS IMPORTANTES

A distância entre mesas de centro e assentos não deve ser menor que 50/60 cm nem maior que 70/80 cm.  As mesas de centro devem ter uma altura entre 40 e 50 cm, confortáveis para acesso quando vc está sentado no sofá.

01-sala-pronta-para-receber-os-amigos-e-torcer-na-copa-do-mundo

- O tamanho da tela da TV deve ser compatível com o tamanho do ambiente. E a distância da tv ao assento, segundo alguns especialistas, deve ser encontrado multiplicando 7,62 pelo tamanho da tela em polegadas. (EX.: 32 polegadas -> 2,40 metros). TV oposta à janela não é bom, pois a luz da janela atrapalha a visualização. Deve-se pensar no uso do ambiente quando se está vendo a TV e tbém quando se está conversando. Ele deve ser funcional para as 2 atividades.

- Mesas redondas dão maior intimidade, mas pedem espaços mais amplos. Elas devem ter, no mínimo, de diâmetro: 60 cm para 2 pessoas; 90 para 4; 110 para 5; 120 para 6 e 140 para 8 pessoas.

- Mesas retangulares são mais práticas. Aparadores (para auxílio à mesa de jantar) devem ter no mínimo 50 cm de profundidade.

- A altura das mesas deve estar entre 70 e 75 cm. Distância entre tampo e assento: 30 cm. Distância entre lâmpada sobre a mesa e o tampo deve ser de 70 a 90 cm no mínimo, dependendo do tipo de pendente.

- Cadeiras de mesa de jantar, tem, no mínimo 45×45 com altura de 45cm. . O espaço para cada pessoa em uma mesa quadrada ou retangular, deve ser de uns 60 cm de largura com 30 a 40 de profundidade. Para 4 pessoas em mesa retangular  110 x 80 seria o mínimo ideal.

- Buffets para louças, até 60 cm. Entre ele e a mesa, no mínimo 120 cm, para não atrapalhar quem estiver sentado.

ESCRITÓRIO / HOME OFFICE

- Algumas vezes a sala tbém possui uma área com esta função. Neste caso ela deve ser, de alguma forma, mais íntima que o restante.

- O ideal é um ambiente separado, perto da entrada da casa e que proporcione certa independência do restante da casa, principalmente se recebemos visitas para tratar de negócios.

- Alguns móveis/equipamentos: cadeira, mesa, poltrona para leitura com iluminação específica, estantes (muitas!), computador e, se necessário para a função de quarto de hóspedes no mesmo ambiente, um pequeno sofá cama (neste caso, deve haver uma forte separação entre a sala de estar e este ambiente).

– Na escolha do lugar do computador  evite cantos onde bata a luz.  Sobre a bancada do computador coloque o monitor e deixe uma área para livros e cadernos. O teclado fica melhor em uma plataforma retrátil sob a bancada.

- Não esqueça da ergonomia! Apoio para punho e antebraço é muito importante.E cadeiras específicas, com ajustes, principalmente se vc ficar muitas horas no computador.

- Não esqueça tbém de uma boa iluminação (do lado esquerdo para os destros). Evite luz vindo de trás ou de frente para o usuário do computador.

 Posts que mostram ideias para Home Offices: Clique aqui

ÁREA DE CIRCULAÇÃO

- Deve ser  clara e livre de impedimentos, principalmente se vc tem crianças e idosos. Evite acidentes! É importante considerar o posicionamento das portas e permitir boa circulação entre elas.

CORES

- Tendendo ao laranja e amarelo (sem exageros para não cansar) criam um ambiente luminoso e alegre;

- Azuis e verdes (pastéis) são relaxantes.

- Branco e cores quentes (vermelho, laranja, amarelo) “aumentam”  o tamanho de um elemento, já preto e cores frias “diminuem”.

- É melhor usar estampas ou detalhes “da moda” em acessórios e almofadas, pois podem ser trocados facilmente.

ILUMINAÇÃO

- Ela deve ser diferenciada para cada atividade nas salas: para ver TV a iluminação deve ser mais fraca e indireta; para ler, deve haver iluminação direcionada e mais forte; Use a iluminação para enfatizar ou para esconder o que desejar.

 

 

ESCRITÓRIO / HOME OFFICE

- Algumas vezes a sala tbém possui uma área com esta função. Neste caso ela deve ser, de alguma forma, mais íntima que o restante.

O ideal é um ambiente separado, perto da entrada da casa e que proporcione certa independência do restante da casa, principalmente se recebemos visitas para tratar de negócios.

Alguns móveis/equipamentos: cadeira, mesa, poltrona para leitura com iluminação específica, estantes (muitas!), computador e, se necessário para a função de quarto de hóspedes no mesmo ambiente, um pequeno sofá cama (neste caso, deve haver uma forte separação entre a sala de estar e este ambiente).

Na escolha do lugar do computador  evite cantos onde bata a luz.  Sobre a bancada do computador coloque o monitor e deixe uma área para livros e cadernos. O teclado fica melhor em uma plataforma retrátil sob a bancada.

Não esqueça da ergonomia! Apoio para punho e antebraço é muito importante.E cadeiras específicas, com ajustes, principalmente se vc ficar muitas horas no computador.

Não esqueça tbém de uma boa iluminação (do lado esquerdo para os destros). Evite luz vindo de trás ou de frente para o usuário do computador.

Algumas Medidas para escritório

Altura do tampo da bancada : Entre 65 e75 cm; Largura mínima: 60 cm. Siga a regra de ao digitar o braço ficar dobrado a 90 graus e os punhos sempre amparados.

Cadeira com braços e rodas, encosto regulável, assento com 40cm de profundidade e mínimo de 42 de altura.Os pés tem que tocar o chão. Os joelhos tbém à 90 graus.Atrás da cadeira, deixe uns 70 cm livres.

 

 Posts que mostram idéias para Home Offices: Clique aqui

ÁREA DE CIRCULAÇÃO

deve ser  clara e livre de impedimentos, principalmente se vc tem crianças e idosos. Evite acidentes! É importante considerar o posicionamento das portas e permitir boa circulação entre elas.

CORES

Tendendo ao laranja e amarelo (sem exageros para não cansar) criam um ambiente luminoso e alegre;

Azuis e verdes (pastéis) são relaxantes.

Branco e cores quentes (vermelho, laranja, amarelo) “aumentam”  o tamanho de um elemento, já preto e cores frias “diminuem”.

É melhor usar estampas ou detalhes “da moda” em acessórios e almofadas, pois podem ser trocados facilmente.

ILUMINAÇÃO

Ela deve ser diferenciada para cada atividade nas salas: para ver TV a iluminação deve ser mais fraca e indireta; para ler, deve haver iluminação direcionada e mais forte; Use a iluminação para enfatizar ou para esconder o que desejar.

EXEMPLO ANTES E DEPOIS – MELHORANDO UMA SALA

Usando algumas das ideias acima e outras que vc entenderá facilmente, vamos melhorar algumas salas:

Analisando a sala ao lado:

- Os sofás  limitam o espaço, criando uma área de estar à direita.

 

- O sofá que divide a sala não tem apoio para a coluna. Será desconfortável para muito tempo de uso, o que pode ser melhorado se houver algum móvel nele encostado. Mas isso depende do uso do restante da sala, por isso não vou considerar.

 

- As cadeiras,  além de destoantes do estilo,  não permitem que uma pessoa ali sentada participe com conforto de uma conversa. Além disso, quem está sentado no sofá, do lado direto não tem um ponto de apoio para descansar uma xícara de café, por exemplo.

 

- A luminária e a tomada são deselegantes e não “combinam” com o ambiente.

 

- Falta apoio para os usuários dos sofás, principalmente uma mesa de centro. Esta falta causará desconforto quando o usuário estiver com algo nas mãos.

- Os quadros são pequenos e muito distantes um do outro. A arandela está mal posicionada.

- As almofadas são muito grandes e nada acrescentam.

- O piso branco dá uma sensação de frieza.

Enfim, a sala é “sem graça”, fria, sem vida e desconfortável.

Concordam ? Vejam abaixo uma possibilidade que esbocei:

Encosto para o sofá na parede, mesa central, tapete, arandela na lateral, um quadro que preenche melhor a parede, mesa lateral no lugar da cadeira (que pode ser um puff tbém), almofadas em cores mais vibrantes, alguma cor na parede lateral e o ambiente ficou, com poucas modificações, mais agradável de estar.

Mais 2 exemplos de salas que podem ser melhoradas:

A sala ao lado apresenta diversas questões mal resolvidas:

- Sendo a parede tão escura, é péssimo que os sofás sejam mais escuros ainda – o ideal seriam sofás em cores mais claras.

 

- O excesso de elementos e padrões de almofadas cria uma sensação de desordem – melhor seria escolher as almofadas de acordo com as cores usadas na sala.

 

- O tapete, bem feminino,  destoa do ambiente, masculino.

 

- Os quadros não combinam com a parede, não trazem alegria, são pequenos, estão desalinhados.

 

- A mesa de centro é pequena e está entulhada de coisas

 

- Os sofás estão muito distantes, dificultando a criação de um ambiente aconchegante para conversação. A disposição dos móveis não ocupa todo o espaço de forma equilibrada e não é funcional. Seria possível, por exemplo, colocar os 2 sofás frente à frente.Isso já melhoraria bastante o aspecto e uso da sala.

Normalmente, pecamos pelo excesso. Mas a sala ao lado peca pela falta. Falta de conforto, com estes móveis duros e falta de adornos;  O quadro tem formato e tamanho que não são apropriados (o melhor seria que ele fosse “deitado”. O tapete tem uma cor neutra e clara que até funciona com o piso escuro, mas o seu tamanho e posicionamento não está correto.

Percebemos que os ambientes podem ser muito melhorados se:

- Analisarmos as proporções dos elementos em relação ao tamanho do ambiente: Acessórios decorativos pequenos ou grandes demais; Excesso de acessórios; tapetes e quadros desproporcionais; Muitos móveis em ambientes pequenos; ou móveis grandes demais para o ambiente, etc.

- Diminuirmos a quantidade de cores diferentes no mesmo ambiente, escolhendo um grupo de 2 ou 3 e uma delas como a principal; Isso não é uma regra, mas facilita a harmonia.

- Usarmos sabiamente a iluminação, variando iluminação direta, indireta, focada, difusa, de forma a criar cenários diferentes no mesmo ambiente para momentos diferentes.

- Pensarmos no uso do ambiente no dia-a-dia: O que falta ? O que traria mais comodidade ? O que sobra ? O que atrapalha ? O que nunca é usado?

Pensando sobre o ambiente, medindo-o, medindo os itens que pretende colocar neles, fazendo a decoração devagar, começando pelo indispensável e acrescentando aos poucos os demais itens, você terá tempo para se sentir no ambiente e descobrir o que lhe faz bem nele e a melhor forma de usá-lo.

 

Comentários:

Joana D’ Arc · 20 de março de 2009 às 22:38

Vc arrazou mais uma vez, parabéns

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 11:56

OBrigada, Joana pelo feedback e incentivo..
abs
ROsana

Responder

Lúcia Monferron · 20 de março de 2009 às 14:50

Estou a procura de idéias para minha sala de tv. Quero sofá de alvenaria e percebo que não ha muito material a respeito…pode me ajudar? Além da praticidade, gostaria de ter conforto jpara assistir a tv e ler..
grata pela atenção

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 17:38

Lúcia,
Vou procurar fotos com sofás de alvenaria, mas veja as dicas em Decoração de Salas, em que uso uma sala que tem sofá de alvenaria. Algumas coisas que acho importantes: 1) Não sei pq, mas os sofás de alvenaria que vejo são retos na frente, não tendo um recuo para os pés. Isso seria interessante tbém devido à sujeira que a alvenaria acaba recebendo dos sapatos das pessoas. Então um recuo de 10 cm de altura por uns 10 de profundidade acho que ajuda bastante .2) Tem que ter ter lugar para descansar as costas. O ideal é que este encosto seja um pouco inclinado na parte superior, como é um sofá normal. 3) Colocar um futon de boa qualidade como assento melhora o conforto 4) Mesas de canto e de centro são imprescindíveis para apoio. Veja as medidas em Decoração de salas. 5) Se for possível colocar descansos de braço, ou fazer os braços em alvenaria e cobri-los com espuma coberta com o mesmo tecido acho que poderia dar um charme a mais e mais conforto.
Espero ter ajudado e aguarde posts com mais idéias, ok ?
Abs
ROsana

Responder

Lara · 20 de março de 2009 às 20:59

Rosana adorei o seu blog, vc tem mto bom gosto! estou montando o meu apartamento agora, e como é um ambiente pequeno está sendo um desafio, mas com certeza as idéias do blog ajudaram mto!
está uma ótima seleção, realmente selecionada a dedo!
abs e mto obrigada

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 01:09

Puxa, Obrigada!
Adorei o sei comentário! (rsrsrsr!) Isso é que me faz ter prazer em pesquisar tanto para fazer um blog legal
Um bjo
ROsana

Responder

Simone · 20 de março de 2009 às 00:28

adorei seu blog, tem realmente o que eu preciso, quantinhos especiais, espaços pequenos, ideias, dicas, é perfeito. Ja coloquei nos meus favoritos.

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 00:44

Obrigada, Simone. É muito legal receber elogios e ganhar uma nova visitante !!
Abs
ROsana

Responder

Kelly Daiane · 20 de março de 2009 às 17:13

Ola.
Parabens pelo site, vc mais uma vez arrasou.
Gostaria de uma grande informação, na minha casa minha sala de jantar vai ficar no mesmo ambiente da de estar gostaria de saber se o pano do assento da cadeira da mesa de jantar tem que ser na mesma tonalidade do pano do sofa.
Obrigado

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 20:29

Oi, Kelly, Obrigada!
Quanto à sua pergunta: Não há a menor necessidade de ser a mesma tonalidade ou cor. O importante é que as cores, não só de assentos como de todo o ambiente sejam escolhidas de forma que todas juntas tenham harmonia, “combinem”. O ideal é que vc escolha uma paleta de cores para o ambiente, isso é, um conjunto de cores que vc goste delas juntas, (para facilitar a combinação use até 3 cores somente). Pode ser também variações de 1 ou 2 cores, por exemplo. E use estas cores (vc pode acrescentar branco, preto e alguma das cores chamadas neutras, como creme, cinza claro, etc) em todo o ambiente (paredes, tecidos, quadros, chão, tudo..).
Os sites de tintas como suvinil, coral, sherwin, tem simuladores que ajudam a escolher estas cores pois apresentam já “combinações ” que “dão certo”. Por exemplo: Combinações de cores quentes, (da mesma “família): Vermelho, laranja, amarelo ; Combinações de cores frias : Azuis e verdes; Combinações de cores contrastantes: laranja e verde; azuis e amarelos.
Cada tipo de combinação cria um “clima” diferente: as frias são mais “calmas” , as quentes mais dinâmicas. Tudo depende do seu gosto e do clima que vc quer criar. Só não exagere na quantidade de cores diferentes, principalmente em ambientes pequenos e não esqueça que usar branco em qualquer combinação dá leveza e claridade.
Espero que tenha ajudada
Abs
ROsana

Responder

imaculada · 20 de março de 2009 às 01:10

gostaria de uma dica que cor posso pintar a parede de minha SALA DE TV, TENHO DOIS SOFAS DOIS E TERS LUGARES MARRON DE CHENILLE UM RACK MAPLE E TABACO A MESINHA DE CENTRO DA MESMA COR

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 18:29

Oi, Imaculada,
Note que toda a sua sala “puxa” para o amarelo, mas escurecido ou esmaecido, certo?
A cor das paredes depende do clima que vc quer passar. Se desejar uma coisa suave, delicada, sem grandes contrastes, opte por tons dourados, como a cor P032 ou E143da suvinil (veja no site http://www.suvinil.com.br) o R128 tbém fica lindo, mas como é escuro, só se a sala for grande e clara ou se vc pintar 1 parede desta cora e as outras com uma cor off white ou areia. Se desejar maior contraste, dinamismo,acho que o azul/lilás tipo o E084 ficará muito bonito. Vc não falou da cor do tapete e isso é importante. Se o chão for escuro, puxe para o dourado. Se for claro, puxe para o marrom.
Abs
Rosana

Responder

fabiane da silva · 20 de março de 2009 às 19:50

achei tudo deslumbrante pois estou mobiliando e decorando minha casa pois ela é um chalé é pequena fico sem ideias.

Responder

gi paldini · 20 de março de 2009 às 22:26

estou redecorando minha sala
adorei essas salas vou usar
algumas ideias para minha nova sala
mt obrigada

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 23:29

Que bom, Gi! Boa sorte!
Abs
Rosana

Danielli · 20 de março de 2009 às 11:16

Oi Rosana adorei seu blog, eu estou decorando minha casa e a unica coisa que tenho da sala é um jogo de sofá de 2 e 3 lugares de cor vermelho a sala med. 4,00×4,60 eu gostaria de saber que cor combina com sofá vermelho tanto nas paredes como nos moveis..

Obrigada desde já.

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 12:04

Oi, Danielli,
Obrigada!
Quanto às cores eu realmente adoro vermelho com mel, caramelo, dourado, marrom, estes tons, aliados a off whites (brancos “sujos”. Acho que ficam sofisticados, aconchegantes e charmosos. Outra escolha tbém bonita é usar verdes neutros como a cor Monção, da Coral. Mas isso é uma coisa muito pessoal. Sugiro que vc entre nos sites da Coral ou da Suvinil e use os simuladores de ambiente para chegar a uma combinação que lhe agrade. Outro site interessante, onde vc pode ver diversas combinações de cores que podem te ajudar é o http://www.colourlovers.com/. O único cuidado que devo lhe sugerir é não usar tons fortes demais (o vermelho do sofá já é o bastante) e nem muitas cores, muito menos muitos detalhes de decoração em muitas cores diferentes. Tente uma paleta com, no máximo 3 cores básicas e vc poderá variar a intensidade delas (mais escuro, mais claro..).
Espero que sua sala fique bem bonita.
Rosana

deyver · 20 de março de 2009 às 01:17

O piso do ap que compramos é branco com verde claro , que cores seriam ideais para a decoração da sala de estar.

Grato

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 13:13

Oi, Deyver,
É difícil dar esta sugestão sem conhecer o seu gosto nem o clima que quer dar a sala, mas de qualquer forma, aí vai:
Sendo o piso branco com (detalhes ? ou estampado ?) em verde claro, sugiro que os móveis sejam de madeira clara , sofá e poltronas podem ser neutros escuros (marrom, dourado, etc) ou em verde e branco (estampado ou listado acrescentado ou não de uma outra cor neutra, como marrom, dourado, creme) com o verde em uma tonalidade mais clara ou mais escura que o piso. As cortinas podem ser brancas ou neutras da mesma cor do sofá (se escolher o sofá neutro) mas tbém com uma tonalidade mais clara ou mais escura, dependendo se deseja ou não que a luminação natural seja atenuada. As paredes podem ser brancas ou uma delas da 3a cor usada no sofá. Escolha a parede que for menos iluminada pela luz natural neste caso.Demais detalhes de decoração, como abajur, almofadas, etc, use marrom, vermelho e o próprio verde, em tonalidades diferentes (claro e escuro). Este é só um esquema onde pensei no equilíbrio contrastante entre a cor fria (verde) e a quente(vermelho), com o uso de neutros para atenuar o resultado. Mas existem diversas opções. Veja em http://colorschemedesigner.com/ os jogos de cores possíveis usando o verde claro, ou o http://www.colourlovers.com/ onde vc tem um monte de paletas de cores para lhe inspirar, ok ?
Espero ter ajudado
abs
Rosana

ana paula · 20 de março de 2009 às 13:50

oi td bem?o piso de minha sala é branco com a talbeira preta,gostaria de saber qual seria a cor mais adequada para pintar as paredes.grata.

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 19:01

Oi, Ana
As 2 cores são neutras, logo, há uma imensidão de cores que vc pode escolher para as paredes. Vai depender do seu gosto, do clima que deseja passar, dos móveis que possui, da luminosidade natural da sala (se for escura, cores escuras vão escurecer mais ainda), das dimensões da sala e se deseja dar uma impressão diferente do real (por exemplo, se a sala for muito comprida, uma das paredes menores em uma cor quente vai fazê-la parecer mais curta; se a sala for muito alta, um teto mais escuro vai fazê-la parecer mais baixa). Se quiser impactar use uma cor forte, como vinho, por exemplo, em uma das paredes. Se quiser mais formal use um cinza mais escuro ou mais claro, de acordo com o seu gosto. Uma combinação que eu não gostaria (isso é meu gosto) seria parede em amarelo, creme, areia. Como informei no comentário anterior, veja em http://colorschemedesigner.com/ os jogos de cores possíveis a partir de uma cor que decidir, ou o http://www.colourlovers.com/ onde vc tem um monte de paletas de cores para lhe inspirar, ok ?
abs
Rosana

Stéphanie · 20 de março de 2009 às 17:41

Oiiii…..adorei as dicas, só q não sei como usar essas informações eu queria poder te mandar a foto da minha sala e ai m dar umas dicas… eu gosto mais não estou contente com a forma q esta decorado… e tbm nao tenho dindim pra reformar… ou comprar coisas novas…

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 19:34

Oi, Stéphane,
Que bom que veio para o meu novo site!!!
Quanto a foto, tire de todos os ângulos e envie para mim. Acho que posso lhe dar algumas sugestões, ok ?
Um beijo
da RO

rita · 20 de março de 2009 às 16:01

ola.. tenho uma sala mt pequena, é sala de estar e jantar junta, mas mt pequena! oa moveis ke la estao nao sao meus , sao da dona do apartamento e sao bastante feítos, mas eu nao tenho dinheiro para comprar moveis, pois sou jovem e estou a começar agora a vida!! precisava que me desses algumas ideias! talvez se e enviasse uma foto da sala e as medidas, me podesses ajudar!! agradecia mt:/!!! obrigado

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 17:19

Oi, Rita,
Bem, envie as fotos para mim. Tentarei lhe dar algumas sugestões, ok ?
abs
ROsana

Stéphanie · 20 de março de 2009 às 17:53

Obrigada Ro…. Ja mandei as fotos nesse email, fico grata desce já pela atençãoo…abraços!!!!!!!!!

Responder

Eliana Freitas · 20 de março de 2009 às 17:59

Olá, acabei de mudar pra um apto pequeno, é uma cobertura e entre a sala de estar e a de jantar bem no meio tem uma escada caracol, gostaria que você me ajudasse com umas dicas de como posso substituir a escada e qual é a mais indicada em termos de espaço, econômia,segurança. Pode me ajudar?

grata,
Eliana

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 14:00

Oi, Eliana,
Vou lhe responder por mail este final de semana, ok ?
bjo
Ro

eugenia · 20 de março de 2009 às 17:04

Estou arrumando a minha primeira casa, onde irei morar com minha fliha e meu marido.Gostaria de algumas sugestões a sala tem 12m2 e a casa toda 50m2

Responder

eugenia · 20 de março de 2009 às 17:07

Gostaria de algumas sugestões para a minha casa ela tem 50m2 e forro de pvc, gostaria de um ambiente aconchegante , porém alegre.

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 00:34

Obrigada Fabiane!
Volte sempre
bjo
RO

rosanafe · 20 de março de 2009 às 17:52

Oi, Eugenia!
Manda fotos prá mim ?
Beijos e FELIZ 2010!
RO

IVANA PEPELGI · 20 de março de 2009 às 15:19

Minha sala, mede 6,51(0,80cm-1-porta)no canto direito.
De largura, 3,54 + 0,80 corredor. Na outra largura, tenho uma porta de vidro de correr que dá para a sala gourmet.Obs: o que posso usar é 5,71comp X 3,54 larg.
Tenho um sofá bege claro retrátil de 2,76m e minha tv lcd é de 52polegadas.Estou em dúvida se devo dividir o ambiente em home e sala de estar ou deixar uma sala home só.Grata Ivana

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 22:51

OI, Ivana,
Devido ao tamanho da sala e dos móveis, sugiro que vc faça um só ambiente, acho que vai ficar com a impressão de mais espaço. De qualquer forma, uma coisa simples que vc pode fazer é desenhar em um papel a sala (multiplique as dimensões por 10 e use este valor em centímetros) e cortar papeiznhos com o tamanho dos móveis e ver se consegue uma organização que lhe pareça conveniente. Observe com atenção os espaços de circulação e entre os móveis. Veja na página decoração-salas no site as medidas que sugiro, ok ?
abs e boa sorte
ROsana

IVANA PEPELGI · 20 de março de 2009 às 15:21

Esqueci de falar que tenho um pilar vermelho. Adoro a cor vermelha.

Responder

Ronise Malaquias Carlos · 20 de março de 2009 às 14:55

Boa tarde!

Gostaria,inicialmente de parabenizá-la pelo blog que está lido e muito funcional.

Aluguei um casa antiga para morar no início do meu casamento enquanto o apê está em construção e estou em dúvida quanto alguns detalhes. As paredes são azuis e o piso é feito de tacos de madeira com o sinteco já velho e como não pretendo investir muito em obras nesta casa, não pretendo mudar a cor das paredes e piso.

Diante disso, quais seriam as melhores cores para itens como sofá e cortina da sala, mesa de jantar e tapetes. Estou com medo de abusar do branco nessas peças…

Ah! Na casa tem um corredor que é revestido de cerâmica marrom bem velha e gostaria de cobrí-la. A melhor alternativa seria um capacho ou uma passadeira?

Desde já, obrigada.
Ronise

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 19:20

Oi, Ronise, Obrigada!
Quanto à sua questão, concordo quanto ao piso, mas as paredes avalie se gosta desta cor, se está em bom estado, quanto tempo vc vai ficar na casa e se no contrato de locação não consta que vc deverá pintar a casa antes de sair. Talvez valha a pena pintar.
Outra questão a ser analisada é que, como vc vai para o seu apartamento futuramente e acredito que pretenda manter os móveis que comprar agora, acho que vc deve considerar a planta do seu apartamento final neste momento de compra. Tanto em relação a cores, etc como em relação a dimensões dos móveis.
Quero dizer que: se o seu apartamento terá, por exemplo, uma sala menor do que a que vc tem na casa, vc deve considerar o tamanho do sofá pela sala futura e não por essa, se não quiser comprar outro sofá futuramente.
Então, vc deve chegar a uma solução que fique bem (ao menos razoável) na casa atual e seja passível de uso no seu apartamento.
Quanto a cores, sugiro que vc opte por cores neutras, não necessariamente branco. Mas nada que lhe obrigue a ficar presa a uma cartela limitada de cores, como por exemplo, se comprar um sofá abóbora, entende ? Pense em cru, cinzas, off white, madeiras claras, que sempre dão leveza e claridade, mel, verdes ou azuis suaves e claros. E Use cores mais fortes nos detalhes, como almofadas, objetos de decoração, etc. Como o piso atual é escuro, sugiro tapetes mais claros que ele.
Assim vc fica bem livre para, no seu novo apartamento, escolher as cores de paredes, pisos, cortinas, tapetes, etc com mais liberdade.
Quanto ao corredor, coloque uma passadeira, e tenha certeza que ela ficará bem presa ao chão para evitar acidentes. Preferencialmente tbém de cores mais claras que o tom do piso, para dar uma iluminada no corredor.
espero ter ajudado
abs
Rosana

ângela · 20 de março de 2009 às 11:05

Preciso arrumar minha sala, comprarei um sofá, vi um marron q é lindo. Só q não sei como ficariam rack, cortinas, acessórios, etc, pois é na sala q tem a tv e o home theater (e são pretos)como faço pra sala não ficar muito escura, é possível uma combinação ou esqueço de vez o sofá marron? e desde já, obrigada pela atenção.
Beijo e fique na Paz

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 18:33

Angela,
Vc não me disse como é o piso e as paredes deste ambiente. Sendo todos os móveis escuros e o sofá marrom (naõ sei se escuro ou não) vc tem que compensar com outros elementos mais claros como tapetes, detalhes de decoração, almofadas, cortinas, paredes, piso. Se fizer isso e a sala não for extremamente pequena ou naturalmente escura, não vai ficar escuro demais não.
Bjos
RO

clarice · 20 de março de 2009 às 10:42

Me mudei faz pouco tempo e estou precisando de algumas idéias para decoração de sala, quarto e cozinha.
Aguardo teu contato…
Clarice

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 13:08

Oi, Clarice,
Aqui , gratuitamente, respondo questões específicas, mas dar idéias para todos os ambientes de uma casa já é um trabalho mais complicado. Se desejar uma consultoria de decoração mande mail paramim e conversaremos sobre uma proposta de trabalho.
abs
Rosana

rosana macedo barzotto · 20 de março de 2009 às 23:21

fiz uma casa com umasala e quero sugestão de como devo fazer uma divisoria entre dois ambientes num so…por exemplo uma transformar em sala de jantar e tv…
obrigada aguardo aresposta

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 00:06

Oi, xará!
Para fazer isso, vc tem n opções: pode colocar uma divisória, como um biombo, uma parede de gesso acartonado, ou colocar um sofá virado para a parte de estar, de costas para a de jantar com ou sem (prefiro com) um aparador bem estreito ou um pequeno móvel na mesma altura do sofá e nas costas dele, de frente para a sala de jantar. Outra coisa é usar tapetes para definir os espaços, sem qualquer elemento. Veja em diversas fotos do site há exemplos destas possibilidades. Outra possibilidade ainda é subir o piso de um dos ambientes. Claro que neste caso deve haver uma estante, divisória, móvel, enfim, algo, demarcando a mudança de nível para evitar acidentes.
Espero ter ajudado
abs
ROsana

marileal · 20 de março de 2009 às 10:51

Olá, bom dia!!!!
Estou desesperada vou casar em Maio e como o pedreiro demorou na obra para facilitar e ficar mais rapido, que estava ao meu alcance coloquei os pisos da minha sala em preto e banco na diagonal, agora nao sei qual cor de parade vou usar…mevois sei q vai ser tudo branco…pode me ajudar…por favor!!???

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 14:20

Oi, Mari! Fique calma! Sua escolha não é ruim. Já respondi a vc no comentário anterior.
abs
Rosana

marileal · 20 de março de 2009 às 10:55

coloquei o chao da linha sala em peto e braco na diagonal…que cor na parade eu posso usar..e moveis!!??? me ajudem!!!

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 14:19

Oi, Mari!
Veja em http://www.simplesdecoracao.com.br/2010/02/porque-este-ambiente-e-tao-bonito-de-se-ver/ uma sala linda em preto e branco na diagonal para vc se inspirar… Neste caso, optou-se por manter o preto e branco em tudo, mas outra opção que adoro é : Off white (branco sujo ou cinza claro) nas paredes, móveis em branco e detalhes em vermelho (que pode ser quase vinho). Fica muito sofisticado e mantem o ambiente iluminado. Em todo caso, usar off-white ou cinza com vermelho e branco ou preto de qualquer forma (depende da sua ousadia..!) fica ótimo. Outra cor ao invés do vermelho pode ser laranja ou fucsia (eu prefiro o vinho).
Espero ter ajudado
abs
Rosana

rita · 20 de março de 2009 às 01:42

Olá! Acabo de comprar uma casa. Ela é bonita, mas tem coisas que me incomodam, como o piso da sala de jantar , corredor e tv serem de ardósia verde. Não vou poder trocar, por enquanto. O que faço para melhorar? Sem contar uma parede de pedras cinzas almofadadas (eca) que tbm vai ficar lá. Na sala de tv tem um bar (eca) de lambri com tampo de granito preto. Gostaria de arrancá-lo. Se não puder, o que faço para minimizar a feiúra? Não gosto dele. Acho desnecessário. Mas como tenho prioridades na casa, como me arranjo com essas coisas feias? bjosss

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 10:59

Oi, Rita!
Ardósia verde, caramba! Bem, já que vai mudar depois, vc não pode considerá-la na decoração (o q/é bem difícil, visto que ela está lá!). Posso lhe sugerir usar tapetes neutros ao máximo, ou laminados de madeira ou carpetes de madeira, que, já que é uma situação temporária, podem ser de média qualidade, que tem um preço mais acessível e podem ser colocados sobre a ardósia, sem necessitar retirá-la agora.
Pedras cinzas almofadadas, caramba! Não sei bem o que é isso, vc pode me mandar uma foto ?? E outra do bar ? (rosanafe@gmail.com)
Assim vou poder lhe ajudar melhor.
aguardo
beijo e fique calma! Tudo tem solução!
Rosana

rita · 20 de março de 2009 às 19:29

Oi Agora morri, porque a tal ardósia verde é circundada por táboas corridas e o pedreiro disse que posso estragar as táboas. Ele deve amar a ardósia. Não tenho fotos do bar, nem das pedras almofadadas. elas saõ redondas, do tamanho de um pão, e estufadinhas. Um mimo. Mas tenho da garagem, onde elas também “enfeitam” uma parede. Moro a 500 kms da casa. Ela fica no interior de S. Paulo e eu estou no interior de Minas. Só irei para lá, qdo for atacar a pintura, daqui uns 15 dias. Mas assim que puder mando as fotos prá vc. Que vontade de chorar. Vc já viu lavabo na cor cinza, e com um box de blindex fumê? Caia dura, mas tbm está lá. Eu não sei o que esse povo pensa qdo gasta dinheiro em coisas tão cafonas e em mim que comprei com aquilo dentro. bjosss

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 20:11

Rsrs! Rita, ele está certo!Vc não me disse este detalhe…Então, não tem jeito, tapete nelas! Se houver muitos desníveis peça ao pedreiro para tentar nivelar a ardósia. Já q/vc vai retirá-la depois, acho que não tem problema. Fazendo com cuidado ele mantem as tábuas. Vou aguardar as fotos. Se vc trocar o blindex por transparente melhora.
bjos e não se desespere! Para tudo há solução, menos a morte…rsrs
bjos
RO

rita · 20 de março de 2009 às 00:52

Oi Rosana Agradeço a sua atenção. Passeio pelo seu blog lindo.Adoro!!! Quanto a ardósia, só tapete é a salvação, como vc disse. Procurei pela net alguma pedra semelhante e juro que não achei. Mas vou mandar para vc a foto da garagem. Do bar, não tenho, mas meu marido disse que se ele estiver incomodando muito ( e está) posso arrancá-lo. Também depois da ardósia, parede com pedras ( essa até que fechando os olhos eu aguento) e blindex fumê (vou trocar)ele ficou com pena de mim. Obrigada por tudo. Boa semana! bjoss

Responder

Ronise Malaquias Carlos · 20 de março de 2009 às 00:10

Oi Rosana. Seu blog continua lindo demais.
Outro dia postei um comentario perguntando acerca da cor ideal para mobília da casa que aluguei com as paredes azuis. VC me respondeu e ainda sugeriu que se eu não estivesse satisfeita que trocasse a cor das paredes: pois fiz isso! Agora tenho prazer em entrar lá, as paredes estão pintadas de palha.
Agora estou mobiliando e tenho outra dúvida: coloquei um sofá de três lugares na sala que é bege/marrom e tem também uma mesa de mogno com cadeiras com estofamento bege claro. Que cores posso usar para almofadas e arranjo de mesa para alegrar o ambiente sem ficar papagaiado demais?

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 02:32

Oi, Ronise!
Que bom! Fico contente em ter ajudado.
Bem, vamos lá: Vc não disse a cor do piso, mas todas as cores que vc comentou são neutras, com toques mais fechados (mesa e sofá). Não sei se o mogno é avermelhado ou mais claro, mas, de qualquer forma, diria que vc pode escolher entre muitas cores e já que vc quer alegrar, pode usar: verdes, vermelhos… Eu apostaria em verdes claros e médios com toques de vermelhos ou laranjas. Ou, se vc desejar um ambiente mais refrescante, verdes claros e médios e azul médio em menores quantidades. Pode usar almofadas listradas ou estampadas com estas cores e algumas das cores já existentes no ambiente (bege, marrom). Se o piso for escuro coloque cores mais vivas e claras. Se for claro, pode usar algumas cores mais escuras. Na mesa, se o mogno for escuro, uma peça de cor clara (pode tender para o bege ou ser de metal prateado) senão, o contrário (marrom ou madeira mais escura, por exemplo).
Fora isso, faça testes, pegue tecidos com as cores que vc escolher (algumas lojas dão amostras) e coloque-os na sala e veja o efeito. E não coloque peças demais (prá não “papagaiar” rsrsr).
Quero foto, viu ???
beijos
RO

Rita · 20 de março de 2009 às 23:35

Olá Rosanafe, estou cansada de sofás clarinhos, porque não gosto de vê-los manchados. Como tenho dois lindos sofás amarelos,resolvi trovar o estofado por uma camurça marrom escura.Também tenho um puff bege. O tom da minha parede é clara. O que posso colocar neles, para dar uma alegrada? Não ficar muito carrancudo? Qual a cor dos tapetes? As cores das mesinhas são mogno claro, e não pretendo mudá-las porque elas são lindas.
bjoss

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 19:22

Oi, Rita
Vc trocou os sofás de amarelo para camurça marrom escura, é isso, certo? Então ficou com : Marrom escuro, bege, mogno claro e paredes claras que não sei qual é a cor, mas entendo que deve ser um areia ou creme, acertei ???Ah! e não sei a cor do piso!!

De qualquer forma, se for isso, vc pode usar para alegrar uma (ou 2) destas cores: vermelho e/ou verde, amarelo e/ou lilás puxando para o azul, laranja e/ou verde e/ou azul, (escolha um destes grupos e pode variar a intensidade destas cores nos objetos, mas não o tom – quer dizer – se vc escolher um vermelho, pode colocar uma almofada neste vermelho bem forte e outra neste mesmo vermelho, mas mais apagado entende ? Não coloque uma vermelho tomate e outra vermelho pitanga, por exemplo. Pode tbém usar estampados ou listrados com estas cores, inclusive o marrom, bege e branco..).
Se quiser contrastar o piso, sendo ele claro coloque uma cor escura, se for escuro, uma cor mais clara. Mas se achar que já há elementos demais e não quer chamar a atenção para o tapete, faça o contrário (se claro, tapete claro, se escuro tapete escuro – ele não vai chamar a atenção). Espero que entenda…rsrs
Rosana

valeria · 20 de março de 2009 às 21:57

ola gostaria da sua ajuda com a minha sala

como posto fotos aqui

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 03:54

Oi, Valeria,
Mande fotos e explique o seu problema enviando para o e-mail rosanafe@gmail.com, ok?
aguardo
abs
Rosana

Maria Cecília · 20 de março de 2009 às 17:22

Oi Rosana, confesso que estou admirada com o seu trabalho! Me interesso muito por design,decoração. Sempre dou uma olhadinha nas dicas!!!
Então com base nas sugestões, pensei em algumas modificações pra minha sala.No estofado dos sofás,e das cadeiras.
A sala do meu apartamento é em L, por isso uma parte ficam Um sofá grande(4 pessoas), e duas poltronas que as acompanham. No meio uma mesa de centro(madeira escura), cortina clara. Já na outra parte da sala a mesa, cuja as cadeiras tem os acentos de tecido, no qual uma das paredes é em grafiato amarelo claro…
Enfim, optei pela cor do sofá uma cor neutra(um marrom claro, tabaco, meio esverdeado…se é q me entende..), e nas cadeiras uma entampa com listras(algumas grossas, puxando para finas, com espaço sem estampa tb)nas cores vermelho,o neutro no mesmo tom do sofá, e outros neutros q vão variando no tom sobre tom!
Acertei na escolha? Bem, se escolhi certo, qual a escolha para o tapete , as almofadas… Enfim, o que vc me sugere!!!!
Muito obrigada.Aguardo ansciosa.

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 19:50

OI, Maria!
Obrigada!
Acertou sim, na escolha das cores, viu? Quanto ao tapete vc não me falou a cor do piso… Bem, se for claro vc pode usar a mesma cor do sofá, só que mais escura que o sofá. Se for escuro, faça o contrário. Este é o jeito mais simples de fazer um conjunto harmonioso. Para as almofadas use todas as cores do ambiente (vermelho, marrom claro, escuro) lisas, estampadas ou listradas tbém. Vai ficar legal!
bjos
ROsana

Maria Cecília · 20 de março de 2009 às 21:30

OIee Ro!
Adorei as dicas…
Agora só esperar tudo ficar pronto, e ver o resultado!
beijos

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 21:32

QUe bom!
Mande fotos, viu?
bjo
Ro

Antonio · 20 de março de 2009 às 12:39

Olá,
Nosso apto é novo estamos ocmeçando a decorá-lo e gostaria da sua ajuda na seguinte questão: A sala é em L sendo que o estar mede 5,20 x 4,10. No estar colocaremos também o home. Na parede do fundo (4,10) existe a porta para a área intima, nesta parede pretendemos colocar o home e um painel de madeira cobrindo toda a parede embutindo a porta neste conjunto para que quando fechada esconderá o acesso ao area intima. Este painel terá duas partes laterais (uma delas a porta) e uma central onde ficará a TV. Nossa dúvida e quanto as cores, pois gostartiamos que não ficasse muito “pesado” e se possivel desse uam impresão de amplitude no ambiente.
Agradecemos desde já sua ajuda.

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 13:41

Oi, Antonio,
A garantia de ambiente leve se encontra no uso de cores claras e/ou cores frias (azul,verde..) que “afastam”. Outra opção mais ousada é o uso de cores claras em todas as paredes exceto uma, que seria a que receber menos luz e seja mais “no fundo” pintada de azul escuro ou até preto, que dão a impressão de infinito. Mas no seu caso, como está usando madeira, sugiro que esta seja mais clara e que as paredes sejam ou brancas ou off white (um branco “sujo” que pode tender para cinza, azul, existem mil variantes). além disso, teto, cortinas, piso (ou tapetes no caso do piso ser escuro), portas (exceto a escondida no painel de madeira0 e rodapés claros tbém ajudam.
Para alegrar, coloque nos detalhes cores mais fortes (mas ainda claras), tendendo para o off white escolhido para as paredes (se for o caso) e acrescente alguns poucos detalhes em uma cor que contraste ou combine com alguma delas. por exemplo, com madeira vc poderia colocar um off white tendendo para o verde, colocar detalhes em verdes em tonalidades variadas e uns pequenos itens em vermelho mais vivo ou azul se desejar um ambiente mais relaxante.
espero ter ajudado
abs
ROsana

Antonio · 20 de março de 2009 às 16:07

Olá Rosana,
Muito obrigado por sua resposta, vamos considerar todas as suas dicas. Só peço mais uma sugestão quanto ao painel/home: Ele terá as duas partes laterais, a central e a “estante” baixa no tamanho parte central. Minha pergunta: devo usar duas cores de madeira, se sim quais você sugere.Lembro que há liberdade para as tonalidades, pois como estamos começando agora, e esta será a “maior” peça do ambiente, ela poderá ser a referência/ponto de partida para resto da decoração.

abs

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 16:40

Oi, Antonio,
Fica difícil imaginar corretamente, mas a princípio não acho que vc deva usar 2 cores de madeira não… É mais um “ingrediente” e pode, aí sim, ficar pesado. A não ser que vc use algum detalhe laqueado de branco, por exemplo, mas acho que é melhor vc conversar com a marcenaria que vai executar o serviço, ok?
abs
rosana

debora · 20 de março de 2009 às 14:06

olá,

Gostaria muito de ter medidas p/ um sofá de alvenaria que possa ficar confotável,em relação ao assento e ao encosto.
Bj´s

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 18:19

Débora,
A profundidade do assento deve ser de, no mínimo 55 cm e a altura do encosto acima de 43 cm. A altura do assento uns 42/45 cm. O ideal é que o encosto tenha uma ligeira inclinação e que tanto um quanto o outro tenham almofadas ou futtons firmes na alvenaria e confortáveis.
abs
Rosana

divina · 20 de março de 2009 às 01:19

gostaria de eloiar as dicas. acabei de adquirir um ape bem pequeno e to buscando dicas de como ajeita-lo, e aqui encontrei excelente dicas. gostaria de ver mais sobre cores, como pintar para o espaço parecer maior…
parabens pelo site!!

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 08:56

Obrigada, Divina!
Pode deixar que estão anotadas suas sugestões.
bjos e apareça sempre
RO

Elaine Rocha · 20 de março de 2009 às 13:29

Por favor preciso de informações , quero muito pintar uma parede da sala do meu apto cor mostarda ou verde escuro porem suave a tonalidade por favor me passe algumas dicas.

Grata,

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 20:13

Oi, Elaine,
Não entendi exatamente o que vc deseja, mas vamos lá:
- Antes da escolha dar cor atente para o seguinte: Cores claras ampliam, cores escuras diminuem, cores claras refletem a claridade de fora, cores escuras não. Se deseja pintar uma parede de uma cor diferente, perceba primeiro o que isso causará: Esta parede parecerá mais perto se usar cores frias, mais longe se usar cores quentes, a naõ ser que use preto ou cores tendendo para o preto ou azul marinho. Aí parecerá que a parede está mais longe, por dar a impressão de infinito.
A cor escolhida deve combinar com as demais cores usadas na sala. É bom que ela se repita em alguns objetos na sala.
As 2 cores que vc escreveu devem mesmo ser suaves, pois são cores que pesam muito, quando fortes, principalmente em ambientes pequenos.
Bem, se desejar mais alguma informação específica, mande mail se possível com fotos, ok ?
bjo
RO

valeria · 20 de março de 2009 às 11:44

Gostaria que me dessem uma dica bem econômica, (pois o apartamento que moro é alugado) para cobrir um piso antigo. Este piso esta muito arranhado e tem aspecto de sujo, morro de vergonha. Alem disso nenhuma decoração fica legal. Por favor, me ajudem.
Beijossssss!

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 13:55

OI, Valéria!
Este piso é de cerâmica, taco, laminado ??? Mande fotos para préu poder te ajudar.
bjos
RO

gorete · 20 de março de 2009 às 00:43

gostaria de modelos de adegas residencial , tenho um lugar que era sauna e estou querendo montar uma adega legal mim ajude obrigado Gorete

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 14:34

Oi, Gorete! Enviei um mail para vc.
abs
Rosana

kelly · 20 de março de 2009 às 10:21

Oi

Bom dia!!

Tenho uma duvida minha sala tem movéis na cor madeira , sofa, marrom e a mesa de jantar e em madeira imbuia e estofado laranja com amarelo.
Eu acho que o ambiente esta muito escuro o que posso fazer ?
Qual a cor dos lustres que coloco , e tom de almofada coloco um espelho com a moldura branca.

A sala e grande coloco um biombo para separar a sla de jantar da sala de estar ?

Alguém pode me dar uma LUZ?

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 16:36

Oi, Kelly, vc não falou a cor das paredes nem do piso e nem se tem tapete e qual a cor.
Mas, mesmo assim, pense o seguinte: Se está muito escuro acrescente objetos, lustre, almofadas, molduras de espelho, mantas, em branco, cru ou offwhite e/ou nas mesmas cores que já existem na sala, mas em tons mais claros e se forem estampadas, com fundo branco ou offwhite ou cru.
Se vc acha a sala escura, um biombo vai escurecer mais, se for todo fechado…Coloque divisórias vazadas ou uma estante estreita sem fundo, por exemplo. Algo que permita que a luz passe e seja o que for, em tom claro ou branco, ou cru ou offwhite. (o que vc achar melhor para combinar com o restante da sala).
OK?
Espero ter ajudado
bjos
Ro

kelly · 20 de março de 2009 às 09:13

Boa noite!! Rosana

Se for mudar algum detalhe as paredes são brancas não tem tapete,mas entra luz eu acho que esta escuro pelo movéis serem em madeira e o sofá marrom a mesa de jantar de madeira.Os objetos são de cores escuras.
O chão e marrom claro.Esse biombo e para separar a mesa de jantar da sala de estar.Já que o ambiente tem luz natural posso colocar o biombo ou seria melhor a opçao da estante quais objetos colocaria na estante?

Obs: O sofá de 2 lugares fica com as costas para a mesa de jantar por isso surgiu a idéia de colocar um biombo,o espaço entre o sofá e a mesa de jantar e de aproximadamente 2 metros.Conforme vc escreveu posso colocar lustre branco?

E a primeira vez que entro no blog adorei e muito eficiente adorei a resposta rápida.

Parabéns!!!Sucesso!!

Kelly

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 14:26

Ok, Kelly!
As paredes serem brancas e o chão mais claro é um ponto favorável. Tenho certeza que fazendo como lhe falei vai trazer alegria e luz para seu espaço. Se não tiver quadros, coloque, para as paredes não ficarem vazias.. E novamente, procure quadros cujas cores “conversem” com as cores do restante do ambiente, sempre clareando. E se quiser investir em um tapete, prefira de uma cor mais clara que o chão. Ah, mas vc tem o tal de sisal, não é mesmo? Coloque e veja o efeito. Já que o sofá está de costas para a mesa de jantar, vc pode colocar o biombo sim, mas pode colocar tbém e talvez fique melhor, um móvel na mesma altura do sofá ou um pouco mais alto, encostado no sofá e de frente para a sala de jantar. Assim ele serve de apoio para o jantar, com utensílios de mesa no seu interior, e de apoio para o sofá, pois pessoas sentadas no sofá poderão colocar copos nele, etc. Se na sala de jantar não existir janela, a melhor opção é um móvel baixo ou mesmo alto, mas que deixe passar a luz.
Lustre branco, com as paredes brancas vai ficar ok!
bjos e obrigada!
ROsana

Antonio · 20 de março de 2009 às 12:05

Olá Rosana,
Já haviamos trocado emails em março, agora voloando ao assunto, se eu te mandar uma planta da minha sala, você poderia nos dar algumas dicas de moveis e dispoição?

Grato

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 14:14

Oi, Antonio!
É claro que posso, mas considere o seguinte: Este seu pedido não é resolvido de forma satisfatória sem um estudo mais aprofundado (seus gostos, estilo da casa, pessoas que lá moram, usos da sala e para qtas pessoas, móveis que já possua, medidas destes, etc, etc.) E isso é uma consultoria de decoração ao qual dedicarei meu tempo. Acredito que não resolverá para vc responder em um e-mail sugestões que não sejam baseadas nestas questões. Caso deseje que eu lhe faça esta consultoria, escreva para rosana@simplesdecoracao.com.br).
aguardo
abs
ROsana

kelly · 20 de março de 2009 às 13:40

Boa tarde!!
Rosana,
Tudo bem?
Eu comentei no blog a sua resposta do dia 18 junho agradecendo a sua atenção porém só agora estou te enviando uma outra duvida pois estava doente.

Ainda estou com uma duvida tenho 3 lustres brancos de teto um deles que fica acima da mesa de jantar quero substituir por esse abaixo, minha duvida e se combina com os dois lustres brancos um da sala de estar e outro do hall de entrada.

Segue abaixo os detalhes da Luminária de teto que quero comprar:
confeccionada artesanalmente com estrutura em ferro maciço com acabamento em pintura epoxi-pó, revestida com fibra natural (Palha de Coqueiro) impermeabilizada com verniz.

Posso colocar o site da loja onde e vendida essa luminária para vc dar uma olhada.

Muito obrigada,
Um abraço

Kelly

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 14:09

Oi, Kelly!
Poxa, desculpe! Me enrolei aqui…
Olha só: Vc pode mandar fotos das luminárias atuais ? E mande o site tbém pr´eu ver a outra luminária, ok ?
Mande para rosana@simplesdecoracao.com.br
bjos e SAÚDE!
RO

Roberta · 20 de março de 2009 às 14:45

minha sala é junto com a cozinha (estilo cozinha americana), o espaço é pequeno e estou em dúvida se coloco um balcão fechado dividindo os ambientes ou se faço um balcão aberto em baixo para acomodar bancos/cadeiras, ou deixo tudo aberto. posso mandar uma foto pro seu e-mail? ainda não está pronto, mas quero ter certeza do que vou fazer para evitar quebra quebra e jogar dinheiro fora.gostaria muito da sua ajuda.
atenciosamente.

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 16:15

Oi, Roberta!
Mande as fotos, sim! Assim fica mais fácil ajudá-la!
aguardo
abs
Rosana

Elizete · 20 de março de 2009 às 17:34

Por gentileza gostaria de dicas para ambiente pequeno onde dividido ao meio temos sala de jantar e sala de estar, o sofa é verde musgo com folhagens em branco, igual ao tecido das adeiras da mesa, que é triangular com seis lugares. Poderia me dar dica de cor de parede, gostaria de ter a impressão de ambiente maior. Agradeço suas dicas. E tb a cor que uso para movel da sala.

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 01:18

Oi, Elizete,
Se vc deseja dar a impressão de ambiente maior, pode pintar todas as paredes em cores claras, como o branco das folhagens do sofá. Pode usar tbém uma das paredes (preferencialmente a que tem a janela) em um verde oliva claro (que lembre o verde do sofá) e as demais em branco ou o mesmo verde mais claro ainda, um off-white tendendo para o verde ou o próprio verde usado na parede misturado com mais branco. Estas cores vão aumentar e refrescar a sua sala.
bjos
RO

suellen · 20 de março de 2009 às 10:29

gostaria de saber o que coloco em minha sala em uma parede, minha sala é pequena e tem uma parede rustica de pedras, um quadro de copo de leite, e na frente dessa parede gostaria de colocar um enfeite, o que coloco?
espelho, ninchos, quadro? estou perdida!!!

obrigada desde já!

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 22:58

OI, Suellen!
Vc poderia me mandar fotos desta sala ? Mande uma foto geral e uma de cada parede para que eu possa entender o espaço, ver as cores, etc. Assim conseguirei lhe ajudar, ok?
Mande para rosana@simplesdecoracao.com.br
aguardo
abs
Rosana

Ana Cristina · 20 de março de 2009 às 08:35

Amei este site ..ideias originais de bom gosto…Rõ sou piauiense estou gravida de tres meses minha casa tem apenas dois quartos e é alugada,não posso mecher n estrutura,mas possso pintar o quarto gostaria de uma dica de como pintar isso porque ainda não sei o sexo do bb…Fico grata
abraço
anacris

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 01:14

Oi, Ana,
Meus parabéns! Olha só: pq vc não pinta de verde bem clarinho? É uma cor que acalma, refresca, super bonita!
Um beijo e seja feliz com seu bebê!
RO

magladia rosario ferraira · 20 de março de 2009 às 14:12

olá , minha sala é comprida , meus móveis são tabaco com branco e gostaria de saber como faço para deixar o ambiente mais claro muito mais claro.e aparentimente maior, obrigada

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 16:05

Oi, Magladia!
Vc não disse se sua sala tem janelas, cortinas, qual a cor das paredes.. Mas, vamos lá:Considerando que há janela mas que o sol não bate, não trazendo claridade para o interior, se for possível coloque cortinas de voal em cor clara (pode ser branco, creme, amarelo claro, etc). Se tiver problemas pq pessoas podem olhar para dentro de sua casa, coloque tbém, atrás da cortina, persianas horizontais em branco. As paredes tbém devem ser claras, preferencialmente brancas. Como ela é comprida, em uma das paredes menores, preferencialmente a que tiver a janela, coloque uma cor diferente de branco, de sua preferência, mas clara. Pode ser verde, por exemplo (eu adoro verde…) Isso vai fazer a sala parecer mais larga. Vc tbém não me disse se o piso é claro ou escuro. Se for claro, ótimo. Se for escuro, ou troque por mais claros ou ponha um tapete em cor mais clara (pode ser um cinza claro, por exemplo. Mas não sei que cor é seu sofá, o tapete tem que combinar com a cor do sofá). De resto, escolha outros elementos em cores claras que combinem com a cor que escolher para esta parede. Não esqueça de colocar pequenos objetos escuros em cor parecida com o tabaco dos móveis para harmonizar, mas poucos. Ah, e ilumine! Coloque abajures, luminárias, enfim, Ilumine!
Espero ter ajudado
abs
ROsana

kelli · 20 de março de 2009 às 23:55

ola, a minha sala é pequena e comprei o rack, a mesa de centro e o suporte de madeira pra parede em tabaco com branco. o sofa comprei num tom bege claro e gostaria de saber q cor de tapete posso colocar. vi um de sisal em bege e preto, sera q fica bom?? e a cor da cortina?? abçs

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 02:03

Oi, Kelly,
Tudo depende da cor do seu piso e das suas paredes, que vc não disse..Vc pode responder ?
De qualquer forma, todas estas cores são neutras, portanto, uma boa base, pois te dá liberdade de colocar os demais elementos em inúmeras cores. Se vc puder mandar fotos, é melhor ainda. Mande para rosana@simplesdecoracao.com.br.
aguardo
abs
Rosana

mara · 20 de março de 2009 às 20:58

Olá,Rosana!
Minha mesa de jantar é tabaco com vidro e cadeiras em preto,o piso é claro de madeira ,as paredes azul claro.
Estou em duvida na cor de sofá,almofadas,cortina ,gostaria de colocar alguma coisa em roxo mas tenho medo de escurecer o ambiente…
Me ajude,ha a tv vai ficar no alto pendurada com prateleiras no alto ,pois meu filho mexe em tudo .
obrigado aguardo sua resposta com urgencia BJCAS

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 15:58

Oi, Mara!
O azul combina bem com o lilás, o framboesa, estas cores que tem azul misturado com vermelho. Se vc fizer a decoração em tons diferentes desta mistura vai ficar bom. Mas coloque somente algumas peças menores ou almofadas em roxo pois realmente é muito escura. OU vc pode colocar somente o sofá em roxo e o resto em cores mais claras e leves, e use branco, para não pesar, ok?
abs
Rosana

Michelle · 20 de março de 2009 às 15:54

Olá, vi umas dicas aqui no seu blog e gostaria de um auxilio tb.
Minha sala é retangular e bem comprida, toquei agora o piso e coloquei um piso laminado amendoa, minha parede é pérola. Gostaria de saber qual a melhor cor para o sofá para q não fique tudo tão pastel??? e o tapete, qual comprar?
Obrigado!!!

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 16:05

Oi, Michelle,
Vc pode escolher praticamente qualquer cor para o sofá, mas já que não quer tudo pastel, compre um com uma cor escura ou forte que vc goste. Amendoa fica bem com vermelhos, marrons, verdes, roxo… um monte de cores. O tapete depende da cor que vc escolher para o sofá, ele deve ser em um tom mais escuro que o piso e mais claro que o sofá. Com vermelho e roxo, por exemplo, eu gosto de cinza; Com o marrom, um outro marrom um pouco mais claro, com o verde pode ser marrom tbém, por exemplo.
bjos
RO

Fran · 20 de março de 2009 às 16:28

olá, moro numa casa super pequena e acabei de ganhar 2 sofás pretos que ocuparam quase toda a casa!kkk Gostaria de uma dica de como deixar minha sala com um aspecto maior e bonito tbm! obrigada!

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 17:09

Fran,
Mesmo sendo pretos, o que dá impressão que ocupam menos espaço, isso não é mágica: os móveis tem que ter tamanho compatível com o ambiente onde estão. Se não forem, vc nunca vai conseguir que a sua casa pareça maior (e tbém não vai conseguir se movimentar direito nela…) O que posso lhe dizer é que, se eles são tão grandes assim, eles não servem para sua casa. Vão ser um problema a vida inteira! Se um só dá, tente colocar o outro em outro ambiente ou trocá-lo por um outro móvel.
Sorry!
bjo
RO

Céli · 20 de março de 2009 às 19:07

Olá, moro em um apartamento que tem a sala de jantar junto com a de estar.Tenho uma mesa redonda com 4 cadeiras e uma luminária redonda pendente, gostaria de idéias com arranjos ou enfeites para cima de minha mesa.Obrigada pela atenção e um abraço.

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 20:35

Oi, Céli,
Olha só: È difícil lhe dar idéias se naõ sei como é a sua sala, que cores ela tem, qual o seu gosto.
Em linhas gerais, posso lhe dizer: O arranjo da mesa deve ser compatível com o tamanho dela: Arranjos mínimos ou grandes demais ficam estranhos.
As cores devem seguir e/ou contrastar com as cores do ambiente. Por exemplo: Sala com paredes verdes fica bem um vaso com flores vermelhas (contraste).
Para ter mais liberdade e leveza , sugiro vasos transparentes. Vc pode mudar a cor das flores com maior liberdade. Se quiser usar plantas artificiais, que sejam de ótima qualidade parecendo mesmo as verdadeiras. (Eu prefiro as verdadeiras, que vc troca sempre e tem cheirinho, rs). Ou vc pode colocar um vaso baixo prá médio, bem bonito e só! Sem mais nada, mas um objeto bem bonito mesmo, que valha a pena nao ter nada atrapalhando a visão dele. Hoje se usa objetos de metal, vidro, madeira.
Espero ter ajudado
bjos
RO

Kelly Valim · 20 de março de 2009 às 12:39

Oi

Rosana

Desculpa a demora pois estava de férias e não estava entrando na internet, ainda continuo na dúvida dos lustres da sala pois tenho três pontos de luz eu comentei sobre esse assunto o dia 01 de julho, você me deu a ideia de colocar os lustres brancos , pois as paredes são brancas e chão marrom claro , agora os três lustres necessariamente tem que ser do mesmo modelo??
Não te enviei as fotos dos antigos lustres porque já dei para uma pessoa e estou anciosa para comprar os lustres porque receber amigos para um almoço no domingo. Você acha que combina uma mesa de canto com abaju?

Sobre o biomboele deve ficar nas costas do sofá ou afastado objetivo e seprar os ambientes sala de estar com sala de jantar?

Te enviei também uma duvida sobre o quarto do meu filho.

Beijos
Sucesso
Kelly

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 14:28

Kelly,
Não, eles não precisam ser iguais, mas devem ter algo em comum, preferencialmente o estilo. O Biombo não deve ficar super enconstado no sofá, deixe um espaço.
bjos
RO

monyse · 20 de março de 2009 às 12:48

olá,eu moro numa casa muito pequena só que eu gostaria de deixar mais aconchegante as salas de estar e jantar,na sala de estar as paredes tem a cor branca só q uma é vermelho com branco um bonito desingner,na sala de estar tem um sofa oval azul q ganhei, e tenho um bar na sala de jantar mim der uma dica de como eu deixar interessante com um aspecto interessante……por favor mim responda o mais rapido possivel obrigado e parabens pelo site….bjs

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 12:57

Monyse,
Vc pode mandar fotos ? Mande para rosana@simplesdecoracao.com.br
Aguardo
bjo
RO

Malu · 20 de março de 2009 às 22:40

Ola boa noite,

Conheci seu site hoje, estou amando. Parabéns pelo o bom gosto.
Gostaria de dicas para decorar a minha sala. As paredes são beges e só uma parede vermelha. Meu sofá e grafite (03 lugares). Ainda não comprei as poltronas ,cortinas e tapete (aceito sugestões….rsrssr).Não sei que cores usar.Beijos.

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 12:48

Oi, Malu!
Obrigada!
As cores estão ótimas! Grafite, bege e vermelho combinam bem. Sugiro que vc continue usando estas cores em tons similares, por ex: Cortinas em cinza claro, as poltronas podem se estampadas de cinza e vermelho com fundo bege e o tapete depende da cor do piso e do que vc deseja: Que ele seja enfatizado ou não. Vc pode usar tons mais claros ou mais escuros que o grafite do sofá, ou vermelhos mais fechados. Ou se o piso for escuro, o tapete pode ser um bege puxando para o dourado. Coloque alguns elementos decorativos em verde, turquesa,. preto e cinza (almofadas em cinza, turquesa e bege ou mel). Vai ficar bonito!
bjos
RO

marcilene nornha · 20 de março de 2009 às 10:35

Eu tenho uma sala que mede2,5×3 e não gosto dos sofá tradicionais.Como posso decorar minha sala?

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 13:53

Marcilene,
Depende do que vc gosta e das suas necessidades: Sofás de alvenaria ? Futtons com base de madeira para ficar mais firme e alto? Almofadas? Diversas poltronas ? Sofás em formatos orgânicos (curvos?) . Há diversas opções.
abs
ROsana

Carol · 20 de março de 2009 às 19:38

Olá!
Comprei meu primeiro apartamento! É novinho. Minha dúvida em relação à sala é:
posso combinar um sofá cinza chumbo (que ganhei) com rack branco? Minhas paredes são brancas e meu laminado de madeira é num padrão marrom acinzentado claro. Pretendo tb colocar aqueles tapetes macarrão.
Obrigada!
Bjs!

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 20:06

OI, Carol!
meus parabéns pela compra!!! Qto à sua pergunta: Cinza-chumbo, branco, madeira clara, macarrão (cor de macarrão, é isso?) . Tá tudo ótimo, mas eu acho que está faltando colocar cor de verdade! O cinza chumbo (com o rack branco, que é legal) pode ser aquecido com vermelho, magenta, vinho, turqueza… Ou vc pode acalmar com verdes ou até azuis. Mas devem haver elementos mais contrastantes. Sua base está ótima. A cortina poderia ser cinza mais clara, para combinar com o sofá e contrastar com a parede branca. Vc pode usar algumas destas cores que falei nas poltronas, almofadas, objetos de decoração, etc. Agora se colocar mais algum móvel de madeira, coloque laqueada de branco ou teste antes para ver se vai ficar bem.
bjos
RO

silvia · 20 de março de 2009 às 18:39

oi ro, estou mtooo em duvida qto a decoracao de sala estar e jantar integradas…
seguinte,as salas tem paredes brancas , na sala de estar tem um jogo de sofa branco e um de dois lugares com estampa floral delicada, rak e vaso com rafia tabaco… preciso comprar um mesa de jantar e me apaixonei por uma q tem tampo de vidro quadrado com a base em madeira e minha paixao foi pelas cadeiras com encosto e assento com tecido floral, o fundo do tecido é bege claro e flores grande tipo um cinza(nao da para descrever)… grande duvida é se ficara bem essa mesa com o sofa floral… helppppp

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 23:30

Silvia,
Tem como vc me mandar fotos ? Mande para rosana@simplesdecoracao.com.br
aguardo
bjo
RO

silvia · 20 de março de 2009 às 13:21

oi ro, acabei de mandar as fotos para seu email…aguardo ansiosamente bj

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 22:49

Já respondi, ok ?
bjo
RO

Marlise · 20 de março de 2009 às 13:00

Olá,

Gostaria de saber se o tapete tem que ser necessariamente maior do que o sofá. Comprei um sofá de 2.20m, posso usar um tapete de 2×1,5m, por exemplo, que fique só no centro da sala?

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 00:35

Marlise,
Normalmente só fica bem tapete menor que o sofá quando é daqueles tipo couro de vaca, em formato retangular. para o seu sofá a largura deveria ser de 2,50 mais ou menos, para sobrar uns 15 cm de cada lado. E tbém ele deve ficar para baixo do sofá uns 20 cm. Mas, eu mesma tenho muitas fotos aqui com tapetes que não respeitam esta regra. Alguns ficaram bem, outros não… Por experiência pessoal, ganhei tempos atrás um tapete menor que meu sofá e sinceramente, não gostei. Principalmente pq eu gosto de ficar sentada no tapete e não me sentia confortável. Mas, se vc gostar, amiga, coloque e pronto! Afinal, é a sua casa!
bjos
RO

Marlise · 20 de março de 2009 às 13:03

Outra coisa, fica feio tapete escuro num piso escuro? Comprei um claro mas estou com receio de sujar muito.

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 00:44

Marlise,
Se vc tiver outros móveis escuros ou a sala for pouco iluminada é possível que fique pesado. Se tudo for muito claro, é possível que fique desarmonioso. Vc tem que pensar no equilíbrio. E esta forma de composição faz o tapete “sumir”. Ele não chama atenção. Eu, particularmente gosto mais de um certo contraste: Se o chão é mais escuro, coloco um tapete mais claro que o chão mas mais escuro que o sofá. Se o chão é claro, coloco um tapete mais escuro que o chão e que faça uma boa combinação com o sofá, não necessariamente mais claro que o sofá. Cores neutras que contrastem com o chão escuro muitas vezes ficam bem, tipo cinza, que não precisa ser tão claro, só mais claro que o chão.Ou, um marrom medio, por exemplo. Não sujam tanto qto um tapete clarinho..
espero ter ajudado
bjo
RO

Andréia · 20 de março de 2009 às 18:38

Marlise,
Estou precisando de dicas sobre a decoração pra minha sala, tenho um jogo de sofá preto, minha rack é embuia com preto, preciso de dicas sobre cor do tapete e queria um ambiente moderno e com cores vivas o que voce me indica?

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 20:01

Oi, ANdréia
(eu sou rosana, viu?)
Vc poderia me mandar fotos ? Preciso saber cor das paredes, do piso e o grau de luminosidade de sua sala. Além disso seria interessante vc me dizer que cores e estilo gosta.
aguardo (mande para rosana@simplesdecoracao.com.br
bjo
RO

Fernanda · 20 de março de 2009 às 12:33

Oi Rosana

Comprei um apartamento e não sei que tipo de sofá posso colocar em minha sala.
Pensei em um com uma chaise fixa ou em um de canto. Mandei para seu e-mail a planta da minha sala e agradeceria se você me desse umas dicas!

Obrigada!
Fernanda

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 12:46

Oi, Fernanda,
Vou dar uma olhada e lhe respondo ainda hoje, ok
bjos
RO

diane · 20 de março de 2009 às 16:43

oi acabei de me mudar e descobri q estou gravida mas nao tenho um quarto proprio para meu bebe minha casa é pequena tem uma sala de jantar uma cozinha home e um quarto grande,me ajude?

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 03:46

Oi, Daiane,
Parabéns, viu ?
Vou enviar para vc uma solução que fiz para uma menina agregando um espaço para o bebe no quarto. Acho que pode servir para vc tbém!
bjos
RO

Fernanda · 20 de março de 2009 às 10:18

Oi Rosana

Muito obrigada pela dica do sofá! Adorei!

Abraço!
Fernanda

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 12:46

Fico feliz, Fernanda!
bjos
Ro

CLAUDIA · 20 de março de 2009 às 12:20

Oi gostaria de uma sugestão, tenho uma sala estreita e comprida e todas as vezes que tento mudar nunca acho que ficou bom ela mede 3,5 x 7,0, você pode me dar alguma dica?

Obrigada,Cláudia

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 12:53

Claudia,
A dica é setorizar, isso é, criar ambientes separados por móveis ou divisórias (por exemplo: sofá com aparador encostado na traseira) e permitir circulação cruzada, por exemplo: um ambiente com passagem pela direita, o outro pela esquerda. Outra dica é antiga, dá um trabalhinho, mas funciona: medir todos os móveis e cortar em pedaços de papel em escala (por exemplo: cada 10cm real é 1cm no papel) e brincar com isso até conseguir o melhor arranjo.
Antes de tudo, separe o que é essencial do que pode ser descartado. Em geral, os problemas de organização de ambientes existem pq há coisas demais ou grandes demais para o ambiente.
Pf, me informe se ajudei
bjos
RO

CLAUDIA · 20 de março de 2009 às 17:30

Rosana,

Obrigada pela dica, vou levar em conta a questão das coisas em excesso e vou brincar com os recortes, mas adorei a dica de dividir o ambiente (Esse eu ainda não havia tentado).

Bjs
Cláudia

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 17:41

Ok, Vou lhe enviar algumas fotos
bjos
RO

Gabriela · 20 de março de 2009 às 10:38

Compramos um apto em q a sala possui apenas duas paredes livres, as outras são o janelão e a abertura da cozinha americana. Te mandei a planta por email.
Na parede da sala de jantar, eu gostaria de colocar espelhos, q vão refletir a luminosidade da janela (sacada).
Mas tenho um quadro que adoro, é grande e horizontal, compatível com o tamanho daquela parede.
Como na parede oposta vai ficar o painel com a TV, gostaria da tua dica, se é possível colocar espelho e quadro na mesma parede.
Talvez o espelho tenha q ficar em colunas verticais nas laterais do quadro. Tu sugere alguma disposição?
Será q fica demais?
Obrigada,
Gabriela

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 12:01

Oi, Gabriela!
Vou responder por e-mail, ok?
bjo
RO

Maíra · 20 de março de 2009 às 22:23

Fiquei encantada com suas ideias e a sua dedicação em ajudar tanta gente postando tantas maravilhas e respondendo todas as perguntas! Que trabalho lindo, PARABÉNS!!!

Eu queria uma ideia, se possivel em fotos..rs. Como é a maneira (quantidade e tamanho) certa de quadros? To sentindo minha casa sem personalidade, sem cor…

Bjs Maíra

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 00:30

Oi, Maíra,
Tenho aqui uns desenhos sobre colocação de quadros. Vou lhe mandar por e=mail . Acho que ajuda.
bjos
RO

Marlise · 20 de março de 2009 às 17:53

Olá Rosana,

Muito obrigada pela resposta sobre o tapete.

Queria uma outra dica. Pintei a parede da sala de verde itaparica (um verde claro). O sofá é mesclado (branco, e tons de bege/cinza) e o rack é branco com mapple. Gostaria de colocar uma poltrona e cortinas. Que cor você sugere?

Grata

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 17:29

Ou Marlise,
Eu colocaria cores quentes pois todas as cores que vc usou são frias… vermelho, vinho, laranja fechado, marrom chocolate. cor de mel, todas estas cores ficam bem com verde e vão aquecer o ambiente. Na cortina só coloque cor escura se o tecido for fino ou a sala for muito bem iluminada.
bjo
RO

magda · 20 de março de 2009 às 19:31

A sala de televisão é pequena. O estofado é marrom, (atrás pintei na cor tomate seco), ao lado um sofá bege com flores marrom, cortina bege com pequenos riscos marrom e em frente em rack de madeira clara. Posso usar um tapete bege com bordas marron e alguns traços largos no meio na cor marrom?

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 23:19

OI, Magda!
Tenho a impressão que vc está usando muito marrom, que é uma cor escura, em uma sala pequena, que já tem uma parede em vermelho e estofado em marrom. Será que usar tons puxando para o mel não ajudaria a clarear e avivar a sala? No entanto, se vc não sente a sala muito escura e tbém se o piso for claro, ficará boa a sua escolha.
abs
ROsana

gabriela · 20 de março de 2009 às 20:42

Ro,
Compramos um apto sem piso e estamos em dúvida sobre qual o revestimento da sala, se porcelanato ou laminado. Nos quartos já escolhemos por laminado, por ser mais agradável aos pés.
Pensamos em uma decoração moderna, sala de jantar com cadeiras Charles Eames de acrílico preta e estar com home theater, sofá confortável, tapete e chaise. O living recebe sol da tarde, o q amplia a luminosidade da peça.
O que vc acha?
Gabriela,
Porto Alegre-RS.

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 23:15

Oi, Gabriela!
Há tantas opções para piso em áreas internas que realmente fica difícil, não é ? Tanto porcelanato como o laminado são boas opções. Atualmente tbém está sendo muito usado o piso cimentício, que dá tbém um toque moderno aos ambientes. Acho que apostaria no porcelanato, que provavelmente ficará mais harmonioso com os seus móveis.
abs
Rosana

Marlise · 20 de março de 2009 às 16:41

Ro,

Mandei um e-mail p/ você. Quando puder dá uma olhadinha tá?

Muito obrigada,
Marlise

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 01:46

Ok, Marlise!
Te respondo amanhã
bjos
RO

Bruna Cunha · 20 de março de 2009 às 15:00

Tenho uma janela de 2,00 metros e nela posso colocar um rack baixo para a tv de 42”? Pois tenho um sofá preto em L e espaço nenhum para colocar o rack.Fica ruim colocá-lo na janela com uma cortina de varal palha? Obrigada ( me ajude por favor).
Bruna Cunha.

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 18:37

Oi, Bruna Cunha!
Olha só: Há 2 problemas: altura em que vai ficar esta TV (A altura ideal de uma TV é, vc sentando no sofá em frente a ela, o meio da tela deve estar na altura dos seus olhos, olhando diretamente para frente. Outra coisa é a luz: Ou vc coloca uma cortina que não deixe passar luz ou vc não vai ver a TV direito devido à luz externa. Será que vc não pode colocar a tv presa a uma parede diretamente ???
bjos
RO

Simone · 20 de março de 2009 às 17:00

Gostaria de uma ajuda. Tenho um jogo de sofá preto em couro sintético e um rack branco e preto, a mesa de centro é de mármore branco com os pés pretos. O piso é em tom amarelado com desenhos em marrom imitando bambu. Nesta oportunidade gostaria de uma orientação para pintar as paredes, posso colocar uma em cor diferente e qual seria?

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 20:52

Oi, SIMONE!
Com esta cores, vc pode colocar praticamente qualquer cor na parede. Pq todas são neutras. Eu sugiro vc usar uma das cores do piso, um off white puxando para o creme. Mas sugiro tbém que vc coloque alguns pontos de cor nesta sala, como vermelho fechado (tipo vinho), cinza e marrom. Em almofadas, objetos decorativos, etc.
Ok?
bjos
RO

Simone · 20 de março de 2009 às 23:11

Rosafane,

Obrigada pelo carinho e a atenção, estava pensando justamente em um vermelho fechado e a parede creme ou então palha. Adorei as dicas! Muito sucesso e paz!
Beijocas!
Simone

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 00:48

ô Simone
De nada! Espero que fique ótimo. E se quiser mandar fotos préu mostrar no blog, vou ficar feliz!
beijos e sucesso
RO

Simone · 20 de março de 2009 às 23:54

OLá! Tenho uma sala de jantar, de mesa de vidro e cadeiras em metal com o assento verde primavera, uma arca de madeira em tom marrom e uma cristaleira de madeira. Gostaria de uma opinião para pintar as paredes, pensei em colocar uma parede com textura lilás e as outras em verde mate ou verde orvalho. E também que cor devo usar nas cortinas que acho que ficaria legal branca de tecido fino na altura da janela, me ajudem por favor!

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 12:20

OI, SIMONE BARROSO,
Tenho dúvidas em relação às cores: Lilás e verde, nas paredes. Tenha certeza que vc gosta desta combinação antes de fazê-la. Acho que uma combinação mais fácil de dar certo seria o lilás com as outras paredes em off white puxando para palha, marrom clarinho… ficam bem com madeira. Atualmente as texturas são bem mais discretas (veja nos sites da coral e suvinil as texturas atuais, tipo linho, que acho bem bacana). As cortinas em branco vão ficar ótimas.
BOA SORTE
bjo
Ro

natalia · 20 de março de 2009 às 23:21

oi gostei do seu blog olha preciso de um ajudinha mudei para um apartamento pequeno e comprei dois sofa 2dois asento e de 3 e comprei tres mesinhas duas de coloca do lado e uma no meio tons marron mas nao achei o rack da mesma cor das mesinha que cor usar que possa combina e que cor de tapete usar ..obrigado pela atencao que o senhor possa te abencoa cada dia mas ..abracos morro nos estados unidos as decoracoes sao diferente do brasil mas gostari de algo mas brasileiro abracos

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 12:14

OI< Natalia!
Desculpe a demora na resposta,mas aí vai:
Primeira pergunta que me preocupa: O apartamento é pequeno, então vc tem certeza que a sala comporta os 2 sofás sem ficar apertada ??? Se os móveis não são compatíveis com o espaço que vc tem a decoração sempre vai ficar a desejar… espaço livre é tão importante quanto espaço ocupado , não esqueça, viu ?
Bem considerando que isso está legal para vc, Vc não me falou a cor das paredes. Mas considero que são claras (tem que ser, senão vai ficar tudo muito escuro) vc não precisa que o rack seja da mesma cor. Ele pode ser branco, branco com detalhes na madeira das mesinhas, ou colorido mesmo (que tal colocar uma cor vibrante, para ele ser o centro das atenções ? Mas nada de cor escura.
E o tapete, depende tbém da cor do piso e se vc deseja enfatizá-lo ou não, se tem crianças ou animais (que tem uma tendencia a sujar tapetes claros)… Mas vamos dizer que seu piso seja claro (o que seria ótimo , já que seu sofá é escuro), neste caso coloque um tapete mais escuro que o piso e mais claro que o sofá… A cor pode ser a mesma cor que vai colocar nas cortinas OU uma cor no mesmo tom dos que usará nos acessórios de decoração. Com marrom tudo fica bom: Verde, azul, vermelho, amarelo, etc. Mas não compre o tapete em uma cor chamativa demais, e sim atenuada. Pode tbém pensar em um tapete em fundo cinza médio e estampado com desenhos em marrom e um das cores dos acessórios.
Espero que tenha ajudado
bjos
RO

andreia bastos · 20 de março de 2009 às 18:43

RO
Preciso de uma sugestão, estou decorando meu apartamento, minha cozinha fica aberta pra sala, fiz ela na cor cilegio , um tom de bege bem claro, com vidros basculate preto e granitos preto, na parte de baixo da bancada do passa pratos coloquei uma cor um pouquinho mais escuro, é um marron mesclado , meio rústico, cor nogal… ai q esta´a duvida , qual a cor de home que mais vai combinar com este ambiente, estou em duvida entre o cilégio com um vidro preto pequeno em uma gaveta , ou na cor nogueira com nogal , que é a mais escura , meu piso é o decapê,, a distancia entre o sofa com a frente do home não será muito grande…

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 13:11

Oi, Andreia Bastos,
Olha só, basicamente vc usou branco, preto e madeira escura, certo ? Então , esta cozinha é neutra. Logo, praticamente qualquer cor que colocar na sala ficará bem, mas não esqueça de colocar alguns elementos com alguma(s) das cores da cozinha. E se não escolher repetir na sala o tom de madeira usado na cozinha escolha outra, mas só use mais esta e o ideal é que ela seja bem diferente, por exemplo, uma cor clara. Sugiro acrescentar elementos em mais 2 cores de sua preferência (vermelho, laranja, amarelo, verde, todos ficam bem com estas cores da cozinha) para alegrar e clarear o ambiente e repita as cores escolhidas nas cores dos elementos na cozinha tbém.
caso deseje que eu seja mais específica, envie fotos para rosana@simplesdecoracao.com.br, ok?
bjo
RO

Renata · 20 de março de 2009 às 22:40

Suas dicas são lindas. Vc tem alguma sugestão para acomodar dois violões num canto retangular da sala de estar? Eles podem ficar na parede, mas preciso conciliar com móveis que incluam um lugar pra sentar confortável para tocar violão e ainda para guardar os equipamentos como pastas e fios do violão. Obrigada, Renata.

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 13:16

OI, RENATA!
Acho melhor vc me enviar fotos desta sala e do canto, pq fica difícil lhe dar idéias sem conhecer o ambiente.
Mande para rosana@simplesdecoracao.com.br, ok ?
bjos
RO

Patricia · 20 de março de 2009 às 23:36

ola!adorei o seu site…gostaria de uma dica sua ,comprei um apto e tenho que por os pisos,pensei no porcelanato,gostaria de saber qual a cor indicada pra usar ,sendo que o meu sofa é preto, e que cor deveria usar nas cortinas.
ps* ainda nw tenho os moveis,to numa duvida cruel,sera que você pode me ajudar?desde ja agradeço.abraços

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 13:22

OI, Patrícia!
Olha, para definir a cor do piso em porcelanato vc tem que definir que cores deseja usar no ambiente, paredes, e que estilo… Por exemplo: Se vc gosta de móveis escuros, o ideal é o que o piso seja mais claro, principalmente se ambiente não tem iluminação farta. Mas se gosta de ambientes mais aconchegantes, um porcelanato branco, por exemplo, vai quebrar um pouco esta idéia, logo, ele teria que ter uma cor mais quente… Então,o que quero dizer é que só com a cor do sofá eu não posso lhe recomendar uma cor de porcelanato, entende? Pense no ambiente inteiro, no que gosta, que cores gosta, que clima vc quer passar… Normalmente a cor certa do piso vem naturalmente à sua mente quando vc pensa nestas coisas.
Caso deseje que eu seja mais específica, pense nisso e me mande um email : Rosana@simplesdecoracao.com.br
bjo
RO

MARIA CECILIA · 20 de março de 2009 às 14:00

OLÁ RO!!! BOM DIA.
BEM,NÃO É A 1° VEZ Q VENHO COM DÚVIDAS, HEHEHE.
NOSSA CASA JÁ ESTÁ QUASE PRONTA,FALTAM ALGUNS DETALHES DE ACABAMENTO E PINTAR.DECIDIMOS Q OS MUROS/FAIXADA SERÁ NO BRANCO,POIS FIZEMOS ALGUNS DETALHES EM MADEIRA…MAS, AINDA ESTAMOS EM DÚVIDA EM RELAÇÃO AO FUNDO(UMA PAREDE SÓ NA AREA DE LAZER),NA QUAL QUEREMOS UMA COR MAIS FORTE, E EM UMA PAREDE DA SALA(EM L).
ESSA DÚVIDA SÓ SURGIU,POIS ESSA SALA É QUASE TODA EM BLINDEX(JANELAS,PORTAS),O Q FAZ COM QUEM ESTEJA DENTRO DA CASA VEJA QUEM ESTAJA FORA, E VICE-VERÇA.ENTAO,ACHO Q DEVEMOS TER CUIDADO AO ESCOLHER AS CORES,MESMO SENDO AREAS INDEPENDENTES(INTERNA/EXTERNA),VC NAO ACHA?ESTAMOS COM MEDO DE FICAR ‘PAPAGAIADO’RSRSRS
BEM, RÔ O Q VC ME SUGERE EM RELAÇÃO AS CORES?
SENDO QUE NA AREA TEM A PISCINA,COM DECK…
EU ATE GOSTEI PRA PAREDE DA SALA UM TOM DE VERMELHO,OU MAIS VINHO,TIPO COR FRANBOESA…SE É QUE ME ENTENDE…ACHO LEGAL… JÁ NO FUNDO , SEM IDEIAS…HEHEHE
ENFIM, ESPERO SUAS DICAS, POR FAVOR.

É ISSO. MUITO OBRIGADA,DESDE JÁ!

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 17:22

Oi, Maria Cecília,
Olha só: Se de fora vc vê a parede da sala em cor forte (que vc quer pintar) e a parede da área de lazer, se as 2 forem cores fortes vai ficar forte demais… Então, se vc vai pintar a sala em tons de vermelho, sugiro que nesta parede da área de lazer pinte com uma cor tipo chocolate ou mais clara, mas neste tom de marrom. Fica ótimo com o vermelho e dá uma sensação de aconchego legal para a área de lazer, ainda mais se vc tiver plantas.
bjos
Ro

Carol · 20 de março de 2009 às 13:16

Querida Rosane,

Vou colocar piso laminado no meu apê (que é bem pequeno) e tenho dúvida quanto ao padrão. Meus móveis são brancos (laqueados) e vou brincar com as cores do sofá, almofadas e estofado das cadeiras. Estou fazendo composições com cores frias. Minha dúvida de padrão para o piso é a seguinte: um mais próximo do branco (como o Peroba Gris da Durafloor) ou um que puxe para marrom com cinza (Tauari Ravena, Durafloor).
O que fica menos enjoativo e mais elegante e moderno?
Muito obrigada!!
Bjnhos
Carol

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 18:20

OI, CAROL!
Sendo o ap pequeno eu sugiro o mais claro, com certeza.
bjos
RO

Natali · 20 de março de 2009 às 07:02

Olá Rosana,cm vai?
Tenho uma dúvida,se puder me ajudar,agradeço de coração!
Vou revestir meu sofá!minha sala tem tam. médio,os móveis escuros,porcelanato bege,cortina bege com dourado.Falta o tapete e a estampa do sofá(estava pensando em uma estampa clara em arabescos)e o tapete estilo belga ou persa,a dúvida é essa,sofá estampado com tapete idem.Ou opto por uma cor lisa?mas o tapete quero manter nessa linha não sei bem a cor,tbm!rs
Preciso de uma dica!

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 22:12

OI, Natali!
Acho que vc deve escolher entre o sofá ou o tapete estampados. Sugiro que vc coloque o tapete estampado e que o sofá siga uma das cores do tapete. Como os móveis são escuros, escolha uma cor das que o tapete tenha que não seja muito escura tbém.
bjo
RO

Mari · 20 de março de 2009 às 21:31

Olá!
Preciso pôr cortinas na minha sala e estou em dúvida!
A sala tem rebaixo de gesso sendo que na entrada é liso e tem uma janela, no local da mesa de jantar tem um detalhe de sanca aberta e porta janela na mesma parede da janela da entrada.Posso pôr uma cortina inteira naquela parede, ou preciso nivelar com cada detalhe do teto, ou seja, na porta janela uma cortina e na janela outra?
Agradeço desde já.

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 22:09

Mari,
Sinceramente, não entendi. Vc pode me mandar fotos ? rosana@simplesdecoracao.com.br
bjos
RO

Natali · 20 de março de 2009 às 12:57

Boa Tarde,Ro!
Obrigada pela dica!
Que Deus lhe abençõe e lhe dê cada dia mais conhecimento e sabedoria!
Um grande abraço!

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 14:11

Obrigada, NATALI!
EM dobro pra vc !
bjos
RO

leandra · 20 de março de 2009 às 13:35

olha a minha sala e pequena,o que seria .
apropriado para ela?

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 19:54

OI, LEANDRA
Salas pequenas, móveis pequenos, claros e leves, cores claras nas paredes, cortinas e revestimentos, coloque só o essencial. Se quiser colorir com cores mais fortes, use-as nos detalhes.
Vidro, espelho, transparências.
bjos
RO

Andrea · 20 de março de 2009 às 15:39

Minha sala tem 21 m² e serve de sala de estar e jantar, meus sofás (2 e 3 lugares) são de couro marrom escuro, meu tapete é bege om marrom claro, quero mudar a cor das paredes (que são marrom esverdeado) e também a disposição dos móveis mas tá difícil não to conseguindo visualizar uma forma de não “entulhar” tudo, vou tirar o raca e colocar um painél pra tv. Será que vc pode me dar umas dicas?

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 00:02

OI, ANDREA!
Olhe as cores que vc tem na sua sala: bege, marrom, pitadas de verde e vermelho em almofadas. PERFEITO! estas cores combinam bem! Só que talvez estejam desequilibradas! Tipo muito bege e marrom e pouco verde e vermelho, percebe? Aí fica faltando cor, calor, acolhimento, concorda ? Não estou vendo o espaço, mas pelo que vc me diz talvez seja este o problema. Aumente a quantidade de coisas com verde e vermelho e veja se melhora. Quanto às paredes, acho que vc poderia colocar um tom mais claro, já que seus sofás são escuros. Tente um branco tendendo para o creme, isso deve clarear o ambiente de forma que vc possa colocar mais cores fortes sem escurecer, ok ?
bjo
RO

Andrea · 20 de março de 2009 às 15:50

Complementando meu comentário anterior: meu piso é claro minha janela é ampla mas não é centralizada (como é prédio não posso mudar a fachada), minha cortina é de algodão bege com listras bege mais escuras e marrom claro é bem moderna, minha mesa é de 6 lugares. Pretendo, também, ao lado da janela colocar prateleiras para fotos e umas africanas que ganhei de presente. Tenho almofadas verde, bege e umas que parecem de tecido africano listradas de vermelho marrom e bege,e também tenho vasos verde. Não sei como usar tudo isso, algumas coisas estão até guardadas.

Responder

Sonia · 20 de março de 2009 às 02:07

Boa noite,
É a primeira vez que entro no teu site, e , te parabenizo pela dedicação e atenção com as pessoas.
Gostaria que me auxiliasse com a decoração da minha sala, para moderniza-la:
piso: carpete de madeira auto brilho escuro, móveis de mogno, sendo,a mesa de jantar com cadeiras com assento em marfim, sofá 3 lugares marfim mesa ninho mogno, cadeira decorativa, mogno com assento marfim, cortina palha com xale bordô e tapete marfim, Ah! parede e teto perola com gesso branco ao redor, viu como está cansativo???
Minha vontade é trocar tudo, mas…..
Me ajuda.
Muitos beijos e muita paz

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 10:05

OI, SONIA
Obrigada!
Com certeza, sua sala sofre de monotonia, rsrs. Mas isso pode ser resolvido sem grandes gastos, se vc colocar elementos decorativos em cores claras, forrar os assentos das cadeiras com uma estampa por exemplo em uma estampa com fundo pérola e detalhes em vermelho, ou laranja (se quiser ser ousada), etc. Almofadas em amarelo, ou verde ou laranja ou vermelho ou todas estas cores juntas com belas estampas (fundo claro, amarelo, palha ou branco). Já pensou em trocar o xale bordô por um mais claro, um pouco mais escuro que a cortina ? Então: Coloque cor e ilumine! Vai ficar ótimo!
E vc não falou sobre o tapete, se não tiver ou for escuro, mude para um claro, que pode ser listrado, por exemplo, em bege, marrom, e uma ou duas das cores que usar na sala.
bjos
RO

Aliny Siqueira · 20 de março de 2009 às 22:48

Olá Rosane! Quero primeiramente lhe parabenizar pelo site, é o meu vício!rsrsrsrs
Estou reformando meu pequeno apartamento e gostaria de umas dicas suas para a reforma…Troquei o piso por porcelanato polido, que é claro, até clareou meus ambientes,a cor é uma espécie de creme acinzentado,que coloquei na sala,quartos e corredor.Não sei que cor pinto minhas paredes. Gostaria de realçar uma parede do meu quarto, que fica de frente para minha cama e com a TV nela, meus móveis sãio clarinhos a cor é ciliégio com branco, o que vc me indicaria… Ah! Não tenho filho ainda e nooutro quarto gostaria de fazer uma parede de pátina na cor verde água, vc acha q ficaria ruim. Me dê algumas dicas…
Obrigada e bjinhos.
Aliny

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 16:17

OI ALINY!
Obrigada!
Qto a sua reforma: Me parece que a cor dos móveis é um tanto parecida com a do porcelanato, certo ? Estas duas cores são bem neutras e combinam com quase tudo. Caso deseje ter uma base neutra para ousar nas cores dos detalhes de decoração, vc pode pintar as paredes tbém em uma cor semelhante a elas. O verde água fica bem com estes neutros e vc pode acrescentar elementos em cores mais escuras, quentes e vivas para fazer o ambiente mais acolhedor, como vermelhos e marrons, que tbém combinam com o verde. Na parede do seu quarto vc poderia fazer tbém um marrom, tendendo para o chocolate ou , se ele for escuro, um mel, dourado. Acrescente outros elementos em vermelho escuro e cinza ou marrom e terá um quarto sensual e aconhedor.
bjos
RO

Aliny Siqueira · 20 de março de 2009 às 21:27

Olá Ro! Eu de novo…. desculpe te incomodar novamente, mas eu esqueci de lhe perguntar uma coisa: tenho um cachorro que é velhinho e já está cego, logo ele utiliza muito as paredes do meu corredor como apoio e acaba sujando com facilidade. Eu pensei em colocar um border(gostei de um q vi na cor caramelho com detalhes suaves em vinho) e na parte de baixo do border pensei em fazer uma pintura com esponjado no tom marrom claro com alguns detalhes em branco, paratentar disfarçar um pouco. O que vc acha, é cafona… O que vc me indicaria…

bjs,
Aliny

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 23:32

OI, ALINY!
Não sei como é o border que vc viu e gostou. O que vejo por aí, sinceramente, não gosto. E será que para este espaço pequeno não é informação demais ? Só vc para saber. Uma outra idéia quie pensei seria colocar somente na parte inferior um adesivo vinílico em rolo liso na mesma cor ou parecida da parede. Ele limpa com facilidade e é mais discreto. Ou só fazer a pintura que vc pensou na parte inferior.
bjos
RO

Sandra · 20 de março de 2009 às 01:54

Boa noite,

Preciso da sua ajuda, pois tenho 2 sofas enormes com chaise, como deve destribui-los em minha sala. Seria muita infomação 1 sala ter estes dois sofas
obrigada

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 18:51

OI, SANDRA!
Se os sofás são enormes, como vc diz, deve ser pq eles são grandes demais para a sala, não? Aí, amiga, não tem jeito, se não dá para nada além dos sofás, um deles tem que sair para que vc tenha um ambiente realmente legal. Não há mágica que faça uma sala ficar confortável com móveis que são grandes demais para ela….
bjos
RO

Camila · 20 de março de 2009 às 00:29

Olá, gostaria de uma ajuda em relacão a composicão de moveis da minha sala de estar, pelo local das janelas, nao me resta outro local para o sofá a nao ser que fique de costas para porta de entrada, qual a sugestao? obrigada

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 00:48

OI, CAMILA,
Se o sofá só pode ficar nesta posição, coloque um aparador atrás dele e de frente para a porta de entrada. Ele pode ter pouca profundidade, o objetivo é que esconda a parte traseira do sofá, entende? Ele deve ter altura igual ou maior que a do sofá. Acrescente objetos decorativos e o use como apoio para quem estiver no sofá, coloque objetos de decoração e se for necessário e possível, um pequeno abajur, por exemplo.
bjos
Rosana

jackelly · 20 de março de 2009 às 11:15

gostaria que me ajudase a escolher acor para pintar aminha sala pois estou com muita dúvida.Pois o meu sófa é marrom. Me ajude

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 12:37

OI, JACKELLY,
Mande fotos da sala para rosana@simplesdecoracao.com.br… Só com a cor do sofá não dá para lhe ajudar.
bjos
RO

Andrea · 20 de março de 2009 às 13:41

Oi Rosana,
Obrigada pelas dicas desculpe a demora no gradecimento é que meu computador pegou vírus, agradeço pela sua atenção já comprei a tinta na cor que você indicou.
Bjok.
Andrea

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 15:08

Que bom, Andrea!
Espero que fique ótimo!!!
bjos
RO

Tais · 20 de março de 2009 às 20:15

Boa noite , comprei uma casa ha 30 dias , e presciso trocar o sofá , pensei no marrom bem escuro , com um tapete claro , e os móveis , rack mesa de jantar painel , todos da cor tabaco . Uma das paredes ficou meio café com leite , tenho crianca e não queria um sofá claro novamente , tenho medo de abusar no tom de marrom , ou a sala ficar muito apagada , o que vc acha ?

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 13:11

Oi, TAIS!
Não sei como é a luminosidade da sua sala, nem o piso, mas pelo que vc explicou, tudo está marrom escuro, menos o tapete!
A parede nesta cor, se for bem “muito leite com pouco café” ajuda. Mas pense em um sofá em uma outra cor, que pode ser escura, mas não marrom, tipo vermelho puxando para o vinho, verde escuro, o que vc acha ? E coloque almofadas, cortinas e outros elementos em cores claras e alegres para compensar, ok?
bjos
RO

Tais · 20 de março de 2009 às 19:01

Obrigada Ro , pela dica , coloquei almofadas e cortinas clara , pensei na mesa de vidro para não carregar , o que vc acha ? como funciona sua consultoria se te mandar uma foto por e mail ???

Abraços

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 22:10

Oi, TAIS!
Mesa de vidro é uma ótima idéia. Mande fotos para rosana@simplesdecoracao.com.br .Vou lhe simples sugestões, não lhe cobro nada.
bjos
RO

Dayanne · 20 de março de 2009 às 14:34

Olá Rosane,

Adorei seu site, tem ótimas dicas.
Gostaria de uma ajuda, comprei um apartamento que possui cozinha e sala integradas.
Na cozinha colocarei porcelanato preto e minha cozinha será em uma cor de madeira puxando pro escuro com marmore em preto e eletros em inox.
Minha sala terá laminado na cor carvalho. A minha dúvida é que opções posso usar na sala para que o ambiente não fique muito escuro e monótono?? na sala a entrada de uliminação se dá principalmente pela porta que dá acesso a varanda.

Agredeço desde já sua ajuda !!!

Dayanne

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 20:31

OI, Dayanne
A sua cozinha, com as cores que vc informou, ficará bem escura, certo ? O laminado carvalho é claro, o que já vai fazer um grande contraste com o porcelanato preto. Então, sugiro que vc use cores mais claras na sala, mas não esqueça de colocar alguns objetos em preto para não ficar uma coisa desequilibrada. O preto é uma cor que combina com quase todas as cores, pois é neutro. Então, vc tem uma gama enorme para escolher. Sugiro usar 1 ou 2 tons neutros e claros (como creme, areia, caramelo), o preto em menor quantidade e uma cor mais viva e alegre, que pode ser azul turqueza, amarelo (se quiser ousar), vermelho mais vivo, rosa puxando para o lilás, que ficam ótimos com preto. E não esqueça de colocar alguns objetos, toalhas, etc nestas cores na cozinha, ok ?
bjos
RO

Cecilia · 20 de março de 2009 às 11:21

‘Desculpem-me não gostei de nenhuma decoração das salas.
Vejam este site:
http://www.interieurvoorbeelden.be/woonkamer-voorbeelden/landelijke-woonkamers.html

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 20:23

Oi, Cecília,
Percebi , pelo site que vc enviou (obrigada, não o conhecia e as salas e fotos são muito bonitas) que o seu gosto é mais clássico que os exemplos que estou mostrando nesta página especificamente. Mas há muitas outras salas no blog, inclusive algumas que tenho certeza que vc vai gostar, dê uma olhada pesquisando a Categoria SALAS no site, ok ?
bjos
RO

Sandra · 20 de março de 2009 às 21:49

Rosana,

Minha cozinha tem porcelanato bege bem claro, quero fazer uma cozinha de cor diferente, ousar em detalhes coloridos tipo vermelho, o que você acha?

Sandra

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 12:07

OI, SANDRA!
Acho ótimo! O bege ficar muito bem com o vermelho! Só não exagere, ok ? Pequenas áreas já vão fazer uma diferença enorme!
bjos
e Sucesso
Ro

Mariana Dutra · 20 de março de 2009 às 18:49

Olá!!! Estou com uma dúvida imensa em comprar um tapete preto de couro de vaca de 1,00 x 1,50 de comprimento para a minha sala de 14m2, meu sofá é na cor champanhe/ escuro de Chenille de seda e meus móveis tabaco, a parede é gelo e o piso branco de cerâmica….. estou com dúvida de estar montando um arco-irís, e o fato do piso não ser tão clássico e os tecidos não combinarem… enfim!!! Dúvidas, me ajude!!!!! Obrigada!

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 23:11

Oi, MARIANA!
Todas as cores que vc descreveu são neutras, não vejo problemas. Se preocupe em manter a quantidade de preto menor que a de branco e coloque alguns detalhes de decoração nas cores champanhe e cinza e, caso deseje, acrescente pequenos detalhes em uma cor mais forte, como um vermelho fechado, por exemplo, para trazer colorido. Ou teste outra cor forte de sua preferência, mas em pequenos e poucos objetos.
bjos
RO

Aliny Siqueira · 20 de março de 2009 às 23:08

Olá Ro, td bem!

Queria mais uma vez ajuda sua…Tenho o teto da sala branco e pintei as paredes da cor palha.Divido a sala em jantar e estar. Minha casa tem porcelanato claro(uma espécie de areia com detalhes brancos),meus móveis são de mármore com vidro e minha poltrona é vermelha. Gostaria de fazer algo de diferente em uma das paredes, colocar outra cor, fazer algum detalhe, listra ou sei lá. O que vc me indicaria.

Um beijinho,
Aliny

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 23:20

OI, ALINY!
Fui lendo e não sei pq, pensando em madeira… Será que tem a ver ? A madeira aquece e me parece que vc precisa de aquecimento nesta sala, além da poltrona vermelha, para compor com ela…
Fora esta intuição, marrom, vermelho, areia, azul… em listras ??
As 2 idéias acho que vão ficar um arraso!
beijos
RO

Aliny Siqueira · 20 de março de 2009 às 13:58

Olá Ro!

Eu tenho uma rafis na qual eu gostaria de colocar no vaso de vidro utilizando cascas de pinus, vc saberia me dizer como planto ela, se leva terra ou só a casca mesmo. Obrigadinho….

bjs Aliny

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 19:22

Oi, Aliny,
Olha o que encontrei sobre a palmeira ráfia ou ráfis: (quanto a sua pergunta: Tem que ter terra, as cascas de pinos são só em volta…)
A palmeira-rápis é uma elegante palmeira, ereta e entouceirada, muito utilizada na decoração de interiores. Os japoneses foram os primeiros a utilizá-la como ornamental, coletando espécimes na China, para adornar o Palácio Imperial.
Ela apresenta múltiplos estipes (caules), semelhantes ao bambú e revestidos com uma fibra rústica e marrom. As folhas são palmadas, plissadas, de coloração verde-escura e muito brilhantes. Planta dióica, com inflorescências ramificadas, compostas de pequenas flores amarelas que originam frutos ovóides e brancos, de pouca importância ornamental. Ocorrem formas miniaturas e de folhas mais largas ou variegadas também, muito caras e raras em cultivo.
De crescimento lento, a palmeira-rápis pode alcançar até 4 metros de altura. Sua utilização paisagística é bastante ampla, podendo ser plantada isolada ou em grupos, inclusive compondo graciosas cercas vivas de desenho informal. Encaixa-se com perfeição em jardins de inspiração oriental ou tropical. É também muito popular na decoração de escritórios, lojas, eventos, shoppings centers e salas de estar. Quando plantada sob sol pleno, apresenta uma coloração verde mais clara nas folhas, que amarelam mais rapidamente.
Deve ser cultivada sob sol pleno, meia-sombra, sombra ou luz difusa, em solo fértil e bem drenável, irrigado regularmente. A palmeira-rápis aprecia a umidade, mas não tolera o encharcamento. Regas regulares em substratos muito bem drenados são ideais para o seu cultivo em climas quentes. Leves adubações anuais são o suficiente para plantas cultivadas em ambientes internos. Não tolera geadas, ambientes muito secos ou com ar condicionado por tempo prolongado. Aprecia o clima ameno. Multiplica-se por sementes e divisão das touceiras.

Gabriela · 20 de março de 2009 às 23:10

olá Gostaria de uma boa dica, de lojas para comprar moveis;….
obrigada
parabens pelo trabalho

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 10:31

Gabriela,
Não sei onde vc mora.. fica difícil!
bjos e Bom Natal!
ro

Fabiana Iluminato · 20 de março de 2009 às 15:39

Olá Ro, tudo bem? Bom adorei suas dicas e idéias, e creio que vc pode me ajudar…Casei há 03 meses e ainda estou decorando minha sala, mas estou achando que fiz algumas escolhas erradas, pois meu sofá é liso de chenile mais ou menos no tom caramelo, comprei uma estante nas cores tabaco com preto, e pintei a parede na cor pêssego (da Coral), na sua opinião o que devo fazer para melhorar a harmonia, já que meu piso é todo de cerâmica branca? E que cor devem ser as cortinas? Feliz Ano novo e desde já obrigada!

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 16:52

Oi, Fabiana! (de novo! rs!)
Ah, que bom! Aproveita bastante este período fantástico, viu?
Eu procurei a cor pessego no site da coral e não encontrei… Mas achei a pessegueiro, será que é essa ?
Se for, me parece que o sofá é de uma cor da mesma família. Se for assim, o que vc precisa é de uma cor contrastante, em poucos elementos pequenos para iluminar o ambiente. Sugiro que vc teste azuis. (veja no site da coral, o esquema de cores http://www.icipaints.com/colourtools/br/css/schemer.html e escolha um dos azuis e veja o que vc acha.
quanto as cortinas, escolha uma cor neutra, tipo um off white puxando para a cor do piso. Acredito que vai ficar legal.
Um beijo e FELIZ ANO NOVO!
Ro

Nanci Franco · 20 de março de 2009 às 02:09

Cara Rosana,

O seu site é simplesmente MARAVILHOSSO! Adoro decoração e sempre devorei revistas sobre o tema… Virei sua fâ de carteirinha e vou “fazer propaganda” do seu site com os meus alunos na Universidade. Parabens pelo belo trabalho!
Nanci Franco

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 20:30

Poxa, começar o ano assim é tudo de bom, NANCI!
Obrigada!
bjo
RO

dea macedo · 20 de março de 2009 às 16:21

adorei suas ideias muito práticas. Parabéns

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 17:56

OI, DEA!
Obrigada!
bjos
RO

Alessandra · 20 de março de 2009 às 15:43

Olá Rosana,.
Comprei meu apartamento há pouco tempo e agora pretendo reformar a sala. O grande problema é a combinação das cores… a minha mesa é tabaco, o meu sofá areia, o piso é um porcelanato branco com cinza, mas que remete ao tom azul. O teto está branco, com sancas brancas e as paredes um azul bem clarinho, já os rodapés e todas as portas do apê em bege bem claro. Pretendo colocar uma cortina em tecido branca e vou mandar fazer um homme para fixar a TV Led. Agora as dúvidas:
1) qual cor posso substituir esse azul das paredes?
2) o homme e mesa em tabaco vai fechar o ambiente?
3) qual tipo e cores de quadro posso fixar na parede que fica atrás do sofá?
4) qual a cor recomendada para o tapete?

Abraços,
Alessandra

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 16:29

OI, Alessandra!
É muito difícil lhe sugerir alguma coisa sem ver fotos do ambiente. Mande para rosana@simplesdecoracao.com.br, em formato pequeno,pf.
Bjos
Ro

Luciana · 20 de março de 2009 às 16:39

Olá, gostaria de ajuda para decorar minha sala de estar conjugada com a sala de jantar e a cozinha tipo americana,todos os comodos um ao lado do outro sem divisões a porta de entrada é direto na sala de estar.Não consigo definir qual a melhor posição dos móveis. Aguardo. Bjs. Lú

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 00:25

OI, LUCIANA!
É bem difícil lhe ajudar sem ver… Se desejar mande fotos para Rosana@simplesdecoracao.com.br.
De qualquer forma, pense em posicionar primeiro as peças maiores, observando a boa circulação pela área. Quando uma área deve conter n ambientes diferentes vc pode usar os próprios móveis para criar a separação entre os ambientes, por exemplo: O aparador da área de jantar “nas costas” do sofá da área de estar já delimita as 2 áreas. Claro que quando isso é possível. Outra forma de separar os ambientes é usando tapetes e divisórias, estantes, enfim..
aguardo
abs
Rosana

Érica · 20 de março de 2009 às 22:23

Olá! Gostaria de tirar uma pequena dúvida. Estou sem saber de qual cor comprar o rack e o tapete da minha sala. Bom, o sofá é marrom-chocolate de tecido e a parede atrás do sofá é em textura amarela bem forte, como se fosse amarelo gema. Que tipo de rack devo comprar e qual as cores que devo usar no tapete e no rack?Minha sala é bem pequena, tanto que não dá para ter mesinha de centro.Ah, as cortinas são da cor areia.

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 01:11

OI, ÉRICA,
Vc tem as cores marrom-chocolate e amarelo gema. Vc não disse a cor das outras paredes, mas acredito que devem ser brancas ou claras, neutras. O rack em madeira em tons de mel ficará bonito pois combina com marrom e com amarelo. E o tapete depende da cor do seu piso, que vc não falou. Em geral , um areia que pode ser mais escuro se o piso for claro deve ficar bem. Como as cores em volta são fortes, um tapete mais neutro combina mellhor.
bjo
RO

Érica · 20 de março de 2009 às 12:33

Oi Ro! A cor das outras paredes tmb são amarelas, só q bem clarinho.E o piso é de granito.Puxado p um cinza escuro, sabe? Ai ai ai…Obrigada!

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 20:20

oi, Érica,
Então, coloque o tapete em um areia ou cinza mais claro, ok ?
bjos
RO

Érica · 20 de março de 2009 às 13:06

Ah! Como a sala de jantar é de aço e vidro, e a minha sala de jantar é conjugada c a sala de estar, tenho dúvidas qnto a colocar madeira(do rack) com aço e vidro(da mesa de jantar e da mesinha lateral). Será que o rack de madeira combinará com a mesinha lateral de vidro e aço? Muito obrigada!

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 20:23

Oi, Érica,
Não tem problema. Mas se puder colocar elementos decorativos em aço e/ou vidro, na decoração do estar, é bom. Assim como algo de madeira na sala de jantar.
bjos
RO

Érica · 20 de março de 2009 às 22:08

Muito obrigada! Você é show! Qndo eu tiver feito tudo, tiro uma foto e te mostro, tá? Obrigada! Bjos.

Responder

ana · 20 de março de 2009 às 08:40

oi bom dia,
parabéns pelo site. estava pesquisando e achei muito interessante. eu comprei um apartamento e a sala de estar e jantar juntos formam um retangulo de 6m . a minha dúvida é o que colocar na parede que faz parte da sala de jantar ma sao mesmo tempo é um lugar de passagem. e ainda a minha mesa de jantar é redonda . como alinho um quadro que quero colocar. obrigada
ana paula

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 19:52

oi, ANA!
Obrigada!
Para alinha o quadro , sendo 1 quadro so, veja onde é o centro da mesa. Puxe uma linha, barbante, sei lá, até a parede. O meio do quadro deve estar no meio da mesa.
bjos
Ro

Silvia · 20 de março de 2009 às 13:46

preciso de ajuda, tenho uma sala de dois ambientes. uma das paredes, onde pretendo colocar a mesa de jantar,, ja pintei de verde,mas a cor saiu forte, nao é um verde muito clarinho e quero saber o que devo colocar na parede que combine com a decoração e deixe mais leve a tal parede, pois nao da pra modificar isso. combina um espelho? que tamanho? e a moldura deve seguir o tom da madeira da sala de jantar? obrigada

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 19:44

Oi, SILVIA,
Mesmo sem ver o ambiente, vou tentar lhe ajudar: Se a parede não ficou da cor que queria e não quer modificar, coloque coisas que diminuam a exposição desta cor, como espelhos, como vc mesma sugeriu. Mas observe o que o espelho refletirá, pois se for um canto “bagunçado” vc terá 2 cantos “bagunçados”, entende ? Se for de frente para uma fonte de luz, janela, por exemplo, isso é ótimo. Além disso, pode acrescentar, se possível, prateleiras, adesivos, enfim, coisas que “tampem” o verde que vc acha que está demais.
No caso de ser um espelho a moldura pode ou não seguir a madeira da sala de estar. Se vc tem outras coisas de madeira diferente, use a da sala de estar para o espelho. Ou use cores!
Não use vermelho se não quer “reforçar” o verde. Uma cor que “ameniza” o verde é o azul.
Agora, se este verde está mesmo lhe incomodando, sugiro que pinte novamente, ok ?
bjos
Ro

Patricia · 20 de março de 2009 às 10:27

Oi Ro,
Minha sala é de 3 ambientes, um será a sala de jantar, o outro de estar e o outro para TV. Os dois últimos quero que sejam interligados. Como posso fazer?
Os três ambientes formam um quadrado de 5,8m x 7,0 m.
bjs!

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 18:22

OI, PATRÍCIA!
Como a área não é tão grande assim, considerando que terá 3 ambientes, use a própria disposiçaõ dos móveis para separá-los, tipo colocar o sofá e atrás dele o aparador, entende ? Se puder use tbém os tapetes , estante vazada, este tipo de coisa, que divide e ao mesmo tempo serve para ser usada pelos 2 ambientes sem atrapalhar muito a luz e ventilação.
Veja este post : http://www.simplesdecoracao.com.br/2010/12/decoracao-dividindo-ambiente/
bjos
RO

Ana · 20 de março de 2009 às 22:46

Olá Rosana,

Parabéns pelas matérias. Admiro muito o seu trabalho.
Gostaria de ajuda na escolha da cor do móvel para a Tv da minha sala de estar. O ambiente é integrado com a sala de jantar e possui teto, rodapé e persianas em branco, paredes pintadas na cor clara sendo que duas foram destacadas com cores frias pois o apto recebe muita iluminação. Optei por base de mesa e cadeiras em madeira escura e detalhes em preto para a sala de jantar. Devo escolher também a mesma cor para o home da sala de estar? O sofá é cinza e o piso é bege. Gosto muito de ambientes modernos com móveis brancos, será que ficaria elegante separar os dois ambientes com móveis de cores diferentes? Poderia ser branco o home?
Abs!

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 22:07

Oi, ANA,
Já lhe respondi… mas vou repetir:
Oi, ANA!
O equilíbrio é um item importante em um projeto de interiores. Por isso não acho, a princípio, que fazer um ambiente escuro e outro claro vai dar equilíbrio ao seu ambiente. Sugiro que vc use detalhes claros no ambiente que tem móveis escuros e detalhes escuros no ambiente com móveis claros. Quer dizer, que vc misture. Vai estar equilibrado quando vc perceber que apesar dos móveis escuros de um lado e claros de outro, há um equilíbrio entre claros e escuros.
Espero ter ajudado.
abs
Rosana

sergio renato · 20 de março de 2009 às 07:09

RÔ,
SERÁ QUE FICARIA LEGAL UMA LUMINÁRIA, DO TIPO ALTA(COLUNA), NA MINHA SALA(ESTAR+JANTAR)??? VOCÊ JÁ VIU AS FOTOS NO MEU ORKUT.
BJS

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 19:29

Oi, Serginho!
Vou lhe mandar um e-mail!
bjos
RO

marilurdes rodrigues tenorio · 20 de março de 2009 às 07:14

Tenho uma casa em Maceió q apresenta uma umidade nas paredes externas da sala e tb na circulação.Já fizemos várias tentativas p sanar o problema.(já revestimos c isopor e sobre ele colocamos madeira. Isso há alguns anos ,mas agora começou a estourar novamente.Comprei cerâmica porosa p usar e pintá-la,porém estou c receio de não fiquei um aspecto agradável.Seria possível me ajudar c alguma dica?(Já foi trocado o reboco anteriormente.Foi uma das tentativas sem sucesso)

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 22:48

Oi, Marilurdes!
Veja esta dica do site faz facil : http://www.fazfacil.com.br/reforma_construcao/paredes_umidade_3.html
abs
Rosana

~Franciele · 20 de março de 2009 às 18:02

Olá…
Gostaria das seguintes sugestões: minha sala tem móvel escuro e comprei um sofá num tom grafite (bem escuro qse preto), para esse hambiente devo utilizar que cores na decoração, tapete e tmbm o chale da cortina…
desde já agradeço a atenção…
Bjus
Franci

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 23:00

OI FRANCIELE!
Veja que estes 2 itens são escuros. Principalmente se seu piso for escuro tbém vc deve usar alguns itens em cores claras e alegres, para equilibrar. O grafite e o preto são neutros. Sugiro que use cinzas claros, amarelos e laranjas, que ficam bem com esta cor.
abs
rosana

silmra somini capecce · 20 de março de 2009 às 17:06

Boa tarde, vi uma pagina de seu blog no site de uma revista mas não consigo acessar o SEU blog, qual é por favor? obrigada

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 17:29

Ué, SILMARA!
Vc está no meu blog, só que em uma página dele. Tecle em inicio que vc vai para a 1a página. Ou escreva : http://www.simplesdecoracao.com.br no seu navegador.
bjos
RO

Patricia · 20 de março de 2009 às 17:48

Estou com uma dúvida terrível com relação a cor do meu novo sofá.
Tenho um tapete do tipo persa, móveis nas cores tabaco com detalhes branco, a parede está pintada em um tom laranjado porém claro e aconchegante, todas as paredes do ambiente têm essa cor, há 2 pufes vermelhos que acompanham os tons vermelhos do tapete e persianas de tecido que acompanham os tons do bege do tapete e das paredes.
Preciso trocar o sofá, e estou sem ideias da cor a escolher… Não quero cores escuras pois acho que vai pesar o ambiente, e quantos aos tons claros, não sei quais ficarão em evidência em relação à parede.
Obrigada,
Patricia

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 18:22

Oi, PATRICIA!
Eu sugiro uma cor neutra para o seu sofá. Ela pode ser a cor de fundo do seu tapete ou, se esta for uma cor forte ou vc não gostar, um bege.
É claro que vc tem a opção tbém de colocar um super tapete vermelho combinando com os pufes, mas se a sala for pequena ou escura e este vermelho for muito vivo pode não ficar bom.
Um vermelho fechado, quase bordô ficaria melhor.
Caso tenha interesse, mande fotos para rosana@simplesdecoracao.com.br
bjo
RO

Marcilene Oliveira de Resende · 20 de março de 2009 às 08:31

Bom dia. Minha sala foi construinda para funcionar dois ambientes. Tem uma janela na frente, ao lado da porta, e outra na parede dos fundos. Sempre tive vontade de colocar uma textura na parede maior,que fica do lado direito de quem entra.Essa textura tem uma cor alaranjado, não forte,mas harmoniosa, porém meu esposo deseja colocar na parede onde está localizada ajanela dos fundos,tijolhinhos mesclados. Com isso fico na dúvida. Não sei se ficará legal. tenho medo de ter muita informação no mesmo ambiente. Você pode me ajudar?
Agradeço desde já.

Marcilene

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 15:55

Oi, Marcilene!
Se a sala não é grande, sim, vai ficar pesado mesmo! Em geral sugiro branco ou off whites tendendo para o bege quando se deseja colocar parede com tijolos aparentes.
bjos
Ro

Carla Passos · 20 de março de 2009 às 10:44

Estou com uma dúvida de como aproveitar melhor as cores na minha kit. O ap é alugado e tem móveis embutidos. Portanto, não posso mudar a cor dos móveis, o que para mim limita a decoração. Os móveis são daquela madeira amarela clarinha e as paredes são brancas. As paredes eu poderia mudar a cor. Tenho um sofá de canto preto, mas também poderia mudar se for necessário. O guarda-roupa também é amarelinho, da mesma cor. Lembrando que o espaço é bem restrito.
Gostaria de saber se é melhor eu manter um sofá preto, utilizar branco na colcha da cama e comprar um sofá branco para deixar o ambiente mais neutro ou eu poderia utlizar outra cor nos objetos decorativos tipo azul por ser uma cor o oposta?

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 19:57

Oi, CARLA,
Na verdade, vc tem madeira clara (puxando para o amarelo), preto e branco. Todos são neutros. Então, praticamente qualquer cor que vc acrescentar vai combinar com o ambiente. Acho que sofá branco não vai acrescentar. Ele pode ser preto para combinar com o outro e vc acrescentaria cores mais vivas (vc pode usar 2 cores por ex.: laranja e vermelho; verde e vermelho; verde e laranja, etc) nos objetos de decoração e a colcha estampada usando como fundo branco ou preto e estas 2 cores que escolheu. Assim vc teria um ambiente mais colorido e poderia mudar, quando quisesse sem grandes gastos, estas 2 cores.
bjos
Ro

soraya · 20 de março de 2009 às 11:17

bom dia,
Outro dia, foliando uma revista, vi um sofa com um movel, tipo prateleiras, acopladas neste sofa.Achei muito bacana. Uma forma de otimizar espaço.
Caso tenham alguma foto, favor me enviar.
Muito grata,
Soraya

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 19:46

Soraya,
Estou enviando um que achei aqui para o seu e-mail, ok ?
bjo
Ro

Carla Passos · 20 de março de 2009 às 00:06

Ameiii as suas dicas… não sabia q essa madeira clarinha poderia ser considerada uma cor neutra e fiquei com medo de ousar. Hoje já comprei umas coisinhas vermelhas e ficou show na sala. Vou comprar algumas coisas verdes também. Agora estou com outra dúvida… A cozinha e a sala são divididas por um balcão americano. A cozinha é toda branquinha. Só o balcão é de granito preto (esse foi o motivo de eu comprar o sofá preto). Você acha que os banquinhos para o balcão deveriam ser brancos (combinando com a cozinha) ou vermelhos (combinando com os objetos decorativos da sala)?
bjo

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 01:48

OI, CARLA,
Sugiro que os bancos sejam em cor clara.
bjos
Ro

vanessa da costa · 20 de março de 2009 às 11:30

oi ola adorei suas dicas e a primeira vez que entro e gostei muito.
gostaria de uma ideia pra colocar minha tv na sala pois estou fazendo minha casa e simples.
so que ja esta quase pronta e nao tenho ideia do tipo de decoraçao que coloco no fundo atras da tv ela e de 42″ lcd.
desde ja agradeço.
abrigada.

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 16:02

OI, VANESSA,
Infelizmente não entendi exatamente o que vc deseja: Se vc quer colocar a TV na parede, uma solução, muito usada atualmente é colocá-la em um painel de madeira, preso à parede com o interior vazado, de forma que os fios da tv passem por dentro dele. Caso não seja isso , mande e-mail para rosana@simplesdecoracao.com.br com fotos, ok ?
bjo
Ro

nadja · 20 de março de 2009 às 16:37

nao sei como decorar uma sala. tenho varios moveis mas me atrapalho na hora de arrumar

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 15:43

OI,NADJA,
Caso esteja interessada em um projeto de decoração para sua sala, escreva para rosana@simplesdecoracao.com.br. Mande fotos, planta baixa (ou um desenho com as medidas) e fale sobre suas necessidades e gostos.
Aguardo
bjo
ROsana

Alexandra · 20 de março de 2009 às 12:09

Olá, Gostaria de fazer uma cama para duas meninas nesta proposta em L … será que ficaria Bom? Tenho um espaço muito pequeno e nao gosto da ideia de beliches,por favor me de uma luz !!! obrigada

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 21:42

Oi, Alexandra!
Se vai ficar bom ou não depende do seu espaço, de como vai fazer… Eu tbém não tenho paixão por beliches. E há muitas possibilidades: L, pé com pé (ou cabeça com cabeça, rs), com ou sem divisórias, etc. Quer me mandar uma foto ? Rosana@simplesdecoracao.com.br, ok ?
bjo
ro

silvana · 20 de março de 2009 às 20:10

Olá…adorei as dicas de decoraçaõ…mas gostaria de algumas dicas vou trocar o sofá e quero na cor marrom e o rack em cor tabaco.
Será que vai ficar uma cor muito carregada…a sala é pequena três paredes em cor branca e uma em uma cor quase rose …socorro me ajude!!!!!!
Abraços.

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 20:34

Oi, SILVANA!
Depende do marrom! Se ele for claro, tendendo para o areia, não pesa e fica bonito com tabaco, mas se for escuro… não diria que vai ficar pesado, mas pode ficar meio triste, muito igual, entende ? Acrescente elementos em cores mais vivas (almofadas,objetos, etc) para dar alegria a sua sala, ok ? Pense em tons alaranjados.
bjos
Ro

talita · 20 de março de 2009 às 22:46

ola, estou querendo dicas de salas conjulgadas (estar e jantar) porem p ambiente pequeno,pensei em usar uma mesa de 4 cadeiras e um sofa de 3 lugares onde de frente ficaria a tv na parede. vc tem alguma foto de sugestao q posso ver? aguardo resposta

abraços Talita

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 11:58

OI, TALITA!
Pesquise no simples decoração com as palavras “pequenos ambientes” e “sala”. Pode procurar tbém na Categoria SALA DE ESTAR, onde sempre coloco as salas conjugadas, ok ?
bjo
Ro

joana · 20 de março de 2009 às 17:42

estou a decorar a minha nova sala mas tenho receio de que o resultado não seja o esperado e desejado.

É uma sala pequena mas quero criar um ambiente quente, acolhedor e aconchegante.

Os meus móveis são pretos (castanho preto – wengue), mesa com tampo de vidro, sofá também preto, ou seja, tudo o que é a base é preto. Depois estava a pensar pintar as paredes de amarelo pessego, colocar cortinas encarnadas, e no sofá colocar almofadinhas desses dois tons, amarelo e encarnado. acha que ficará um ambiente acolhedor, agradável? ou muito pesado e cansativo?

muitooo obrigada

adorei o blog*

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 23:50

OI, JOANA!
Encarnado é um vermelho um pouco fechado, certo ? Considere então que vc terá muitas coisas em uma cor muito escura (castanho preto, preto) e acrescentará outra cor tbém escura, deixando somente para o pobre amarelo o trabalho de avivar o ambiente…. Não sei se resolverá. Sugiro colocar amarelos em diversos tons (do claro leve, até um mais vivo) e laranjas em menor quantidade.
Obrigada
bjos
Ro

Josiane · 20 de março de 2009 às 17:42

Olá,

Eu vou pintar minha sala e não sei que cor. Minha casa é de madeira e meu sofá é de 03 lugares marrom. Goataria de uma sujestão. Obrigada.

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 21:43

Olá , Josiane!
Vc pode mandar fotos para rosana@simplesdecoracao.com.br ?
bjios
Ro

tatiane · 20 de março de 2009 às 11:17

olá
tenho uma sala de 2,70×4,05 e as portas ficam em linha nas paredes de 4m queria que ela passasse a impressao de ser maior entao pensei em colocar a tv na parede entre as portas, porem me soboru um espaço muito pequeno para colocar a estante.sera que teria soluçao viavel, por favor me ajudem pois nao aguento mais olhar pra essa sala vazia.obrigado!

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 13:11

Olá, Tatiane!
Novamente, neste caso tbém, vc precisa de um projeto de decoração. Caso esteja interessada, envie fotos e descreva suas necessidades e desenhos para rosana@simplesdecoracao.com.br.
bjs
Rosana

civeria barbosa de oliveira · 20 de março de 2009 às 21:09

olá gostaria de uma dica para reformar minha sala, tendo pocelanato creme bem claro, porém pequena +-4×4 por favor me dê uma idéia de móveis e cor para pintá-la, gostaria de algo bem tranquilo.
obrigada.

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 19:30

Oi, Civeria,
É dificil responder pq o ideal seria um projeto para vc, mas … Se o piso é claro e a sala é pequena, o ideal é que vc mantenha tbém as paredes claras (brancas ou no mesmo tom do porcelanato, com talvez uma parede na mesma cor mas um pouco mais escura), móveis que podem ter cor, ser de madeira não escura demais, mas tendendo para o dourado, com linhas simples e pequenos, não esqueça da circulação.
Use tons de dourado, amarelo atenuado, marrons e se desejar, algum laranja em pequenos detalhes formando um tom sobre tom quente e aconchegante.
bjos
ROsana

Renata · 20 de março de 2009 às 15:49

Boa tarde Rosana! Gostaria de uma ajuda na decoração de minha pequena sala.Eu acho que é ainda menor do que as que vi no site.Ela é “meio” retangular: uma parede de 4m, onde está o sofá de 3 lugares corino marrom, em frente a parede em 3,10(pois tem a porta), onde penso em colocar um painel para tv e mais alguma coisa para decorar; do lado esquerdo desta parede tem um corredor e uma pequena parede de 1,70m cor:apple gold) onde pensei em colocar um aparador ou um movel tipo buffet e a parede em frente a essa é a janela e tem 2,10m. as outras paredes são antique white- só sei porque pintei agora! Penso em fazer uma cortina até o chão com 2 tecidos e tenho uma poltrona de corino branca. O que vc acha que pode ser feito;obrigada pela dica , aguardo sua resposta.bjs

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 01:15

Oi, Renata,
Desculpe a super demora, estou enrolada.
Mas vc já pensou em tudo ! As cores me parecem boas, na parede apple eu colocaria, se possível a poltrona branca e as cortinas podem ser no mesmo tom, mas mais escuro , que a antique, com xales em tom mais escuro ainda, chegando perto do marrom do sofá.
Acrescente almofadas e detalhes em cor similar à apple a alguns toques de verde.
bjos
ro

adriana · 20 de março de 2009 às 21:07

Olá Rosana, que tipo de cortina eu coloco na minha sala, pois tenho uma parede com pé direito duplo e é toda em vidro, acrredito que seja uma tecido leve porque pode pesar muito, e a cor que devo usar.
Agradeço
Adriana

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 00:45

Oi, Adriana,
Vc pode colocar tbém persianas, o que acha ? Talvez companham melhor com parede de vidro que cortinas. Se optar por tecido, concordo que ele deve ser leve, mas me preocupa o controle da luminosidade externa, se houver. Neste caso, xales em tecidos mais escuros e encorpados ajudariam.
bjos
Rosana

Fabricia · 20 de março de 2009 às 12:20

Oii….Preciso urgente de dicas, estou ficando louca em decidir cor para pintar minha sala!rs.
A minha sala tem mais ou menos 40 m2, sendo que ela tem que ser dividida entre sala de estar e jantar e termina na porta da sacada…Não tenho moveis, irei comprar, a única coisa que tenho é um sofá chaise laranja (que pretendo colocar uma capa … Pois bem, o piso é branco e quero pintar as paredes, mas estou indecisa demais (já mudei 3 vezes de opinião)…Qria algo legal, uma casa bem aconchegante já que tenho 26 anos e moro “sozinha”. Me ajuda, por favor!?rs ( P.S. Não quero gastar mto, preciso gastar o menos possível!). Beijo

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 00:36

Oi, Fabricia,
Sua sala tem um ótimo tamanho. Me parece que vc não gosta da cor do sofá laranja, já que quer colocar uma capa, mas com o piso branco o laranja poderia ficar bem…
Se vc deseja que a sala seja aconchegante, sugiro que use tons terrosos (do amarelo claro até os marrons, passando pelo laranja e ou vermelho. Mais não poderia dizer pq não sei nada sobre o seu gosto…
bjos
Rosana

Renata · 20 de março de 2009 às 11:05

Oi Rosana, obrigada pelo retorno.Vou te perturbar de novo.Não esntendi muito bem o que vc disse:vc viu as fotos que te mandei
vc disse que já pensei em tudo mas vc acha que ficaria legal desse jeito
o que acha do aparador que pensei em colocar
Desculpe pelo transtorno.
bjs e obrigada de novo

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 18:27

Oi, Renata!
Vou lhe responder por e-mail, ok ?
aguarde (hoje mesmo)
bjo
RO

elisangela de pinho · 20 de março de 2009 às 09:17

Gostaria de saber como eu poderia colocar minha sala mais aconchegante.Meu sofa e de couro marrom, paredes brancas, uma janela de madeira 1,50 por 1,20 , uma escada de madeira e por baixo dela uma janela de vidroe um raque de mdf marrom.

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 00:47

Oi, Elisangela!
Aconchego tem a ver com cores quentes (desde o amarelo até o marrom, passando pelo vermelho e laranja) e texturas macias e gostosas (como algodão, couro, tapetes fofos, madeira). Materiais plásticos, lisos e brilhantes não são tão aconchegantes, concorda ? Então, vc já tem uma boa base, que é o uso de madeira, marrom e couro. As paredes brancas podem ser pintadas em off white tendendo para o bege, por exemplo, As cortinas em tom puxando para o dourado vai permitir que vc acrescente objetos, almofadas, etc em cores mais vibrantes como o vermelho que fica super bem com o sofá marrom. Outra cor que pode usar nos acessórios, ao invés de vermelho é o azul em tons mais atenuados, ou estampas com diversos tons de azul, que dá um clima mais tranquilo e fica super bem com o marrom.
Boa sorte na sua decoraçaõ e vá devagar, acrescentando coisas aos poucos e vendo o que mais gosta.
bjos
Ro

JULIA · 20 de março de 2009 às 16:30

GOSTARIA DE SABER COMO FAZER UMA HALL DE ENTRADA EM UMA SALA 30,25M².

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 22:57

Oi, Julia!
Sem saber como é a sua sala é muito difícil, mas vou considerar que a porta deve abrir diretamente para a sala, sem qualquer anteparo que lhe proteja da visão de uma pessoa que está na porta, certo ?
Neste caso, vc deve criar este obstáculo, de forma a manter maior privacidade. E isso pode ser feito de inúmeras formas: Fazendo uma parede de gesso, alvenaria, drywall, cobogós.. Ou colocando ou mandando fazer uma estante estreita que tenha partes abertas e outras fechadas para os 2 lados (fica bem legal), ou com um biombo, ou um painel, etc, etc. O importante é que se a sua sala não for muito iluminada e/ou vc quiser manter uma boa ventilação e iluminação, este anteparo não vá até até o teto se não for vazado, mas acabe mais ou menos na altura da porta, um pouco menos.
bjos
Rosana

andrea flores · 20 de março de 2009 às 00:00

gostaria de ideias para decorar sala redonda, duas, uma de estar( parte de baixo da casa ) e outra de televisão( primeiro andar ).

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 18:29

Olá, Andrea!
Desculpe a demora na resposta, ando enrolada.
Bem, considerando que não sei o tamanho da sua sala, posso dar sugestões genéricas: A principal é: Não brigue com a arquitetura da sua sala, aproveite que ela é redonda e crie ambientes que respeitem e repitam esta características – sofás curvos, poltronas colocadas de forma circular, etc. Se quiser ou precisar separar ambientes usando móveis retos, faça isso, mas não encostando o móvel na parede redonda, até pq vc não vai conseguir. Acho que seguindo esta dica vc vai ter um ambiente valorizado. Use tbém algumas mesas (de apoio ao lado do sofá por exemplo, redondas ou ovais, para repetir a curvatura.
bjos
Rosana

jhullia · 20 de março de 2009 às 10:31

Bom dia,
Estou precisando dicas na decoracao da minha sala ela 4×4 e conjugada com minha cozinha vou detalhar os 2 ambientes pra vc(a parede da sala e pintada da cor perola o chao e o teto da sala e cozinha sao brancos tem uma bancada de marmore dividindo os 2 ambientes esta bancada e na cor marromcafe com 2 banquetas vermelhas, o meu sofa e cinza e minha estante e amendo com preto, a cozinha etoda azuleijada de branco e os moveis dela tambem e branco) Entao a minha duvida e ma cor da cortina e do tapete para sala, eu olhei esta semana em uma loja aqui da minha cidade 2 modelos de cortina os 2 sao de varao so muda a cor uma e cinz da cor do meu sofa com desenhos de flores pretos e aoutra tem o fundo perola toda estampada com flores coloridas, Qual das 2 fica melhor ma minha sala me ajude por favro tenho muitas duvidas.? desde ja obrigada abracos

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 18:36

Oi, Jhullia,
Desculpe a demora na resposta, ando enrolada.
pérola, branco, marrom café, cinza, vermelho, preto são cores que combinam bem, sendo todas neutras exceto o vermelho. Entre as 2 cortinas eu acredito que a cinza vai ficar melhor. e quanto ao tapete, se vc achar algum que tenha cinzas, vermelhos e marrons (em diversos tons), ficaria ótimo. se preferir um liso, aposte em um cinza mais escuro que o seu sofá.
bjos
Rosana

sandra · 20 de março de 2009 às 11:30

Estou decorando a minha sala,que é pequena, e só tenho o sofá de canto, na cor cinza gostaria de saber que cor de estante posso colocar, e se poderia ser cinza também, porque vi uma que achei linda. obrigada.

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 19:28

Oi, Sandra,
A estante pode ser cinza sim, mas não sei que cor são as paredes, sugiro que sejam claras, podem até ser off white tendendo muuuuuuuuuuuito pouco para o cinza, quase branco. Acrescente toques em vermelho ou, se não gosta de vermelho, em amarelo ou laranja. Estas cores ficam otimas com cinza e dão uma alegrada.
bjos
ROsana

Joice · 20 de março de 2009 às 21:23

Tenho um sofá de três lugares em couro preto e a estante que também é escura (preto com marrom). Gostaria de saber como posso dar uma impressão de mais espaço na sala, considerando que a sala tem 2,82m x 3,45, sendo a largura (de 3,45m) cortada pelas portas que levam da cozinha ao quarto. Ah! o piso é de ardósia (escuro tb). Penso enm pintar a parede de tras do sofá em um tom de rosa nude bem clarinho pra combinar com o quadro que
já tenho com flores rosa e branca. O que vc me sugere? Me ajude.

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 00:53

Oi, Joice,
Se as portas são em cor escura tbém, pinte-as em cores claras e neutras. O teto tbém deve ser bem claro. Qto a cores, para ter certeza só vendo, mas o preto fica bem com o rosa quase branco sim. Mas as cores frias (verde, azul) mesmo bem claras facilitam a impressão de espaço maior, mais dos que as cores quentes .. Outra coisa: Tapetes claros tbém ajudam.
bjos
Rosana

Liliane · 20 de março de 2009 às 11:57

Bom dia,
Olá gostaria de uma ajuda para a pintura de uma sala que mede 3×3, e logo na entrada vejo o fundo da escada que sobe para o terraço. Pensei em pinta-la (sala) de uma cor ( tipo café com leite bem clarinha), não lembro o nome da tinta, rs… e fazer uma parede marrom e tb. pintar de marrom a parte da escada e colocar um espelho bem lindo. Meu sofá é beje e meus móveis são marfim,( mas irei trocalos e tb. trocarei as cores pensei na cor tipo café )O chão é um piso que imita taco. Qual a sua dica tô perdida, Há lembrando que gosto muito de cores claras, mas tenho uma filha que é pequena e um marido não muito cuidadoso e tenho muito medo de marcar as paredes por isso optei por essa cor. Bjus, obrigada.

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 00:39

Oi, Liliane!
Achei suas idéias muito boas, são cores neutras que vão permitir que vc possa acrescentar acessórios e objetos coloridos, trazendo mais vida, sem exageros. Sugiro usar para isso o vermelho, laranja e alguns toques de verde. Vai ficar ótimo!
bjos
Rosana

Jose · 20 de março de 2009 às 22:19

Boa noite, Maria!
Maria estou em dúvida se posso usar duas luminárias quadradas de 60cm numa mesa de jantar de 2,40 de comprimento.Aguardo sua resposta e desde já agradeço, Jose

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 00:24

Oi, José!
Não sou maria mas vou responder mesmo assim (rs!) Sendo este mesão todo pode sim. As luminárias devem ficar a uns 90/80 cm do tampo da mesa, ok ?
bsjo
Rosana

Amanda · 20 de março de 2009 às 19:51

Olá!
Minha casa acabou de passar por uma reforma para colocação de gesso no teto e agora estamos na fase das pinturas. Porem não sei ao certo que cor usar na pintura da minha sala e quartos, pois o piso das mesmas são antigos e vermelho.
Poderia me ajudar a escolher uma cor para as paredes e o gesso do teto na qual nao fique um ambiente pesado e escuro por causa do piso vermelho?!

Obrigada!

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 17:50

Olá , Amanda,
Com o piso vermelho use um off white tendendo para o bege (como o semente de pérola, da Coral, por exemplo). Use móveis claros e detalhes na gama dos amarelos ou azuis e alguns (poucos) em cinza ou preto.
abs
ROsana

thais · 20 de março de 2009 às 12:33

ola e pq minha mae ta contruindo a ksa e a sala nao e muito larga e grande e pentra na sala de janta tem uma porta larga e dois lado e paredes e eu nao sei o q colocar…..como decorar eessa sala

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 18:37

Oi, Thais,
Juro a vc que não entendi como é este espaço.
Mande fotos para rosana@simplesdecoracao.com.br
bjo
RO

margareth · 20 de março de 2009 às 09:05

BOM DIA..ESTOU PRECISANDO DE AJUDA, MINHA SALA DE ESTAR TEM AS SEGUINTEAS MEDIDAS: 2,60M X 3,10 M,NESTE ESPAÇO TENHO UMA ESTANTE GRANDE(1,40LARG X 0,50 CM PROF X 2,00M ALT) UM CONJUNTO DE SOFA DE 2 E 3 LUGARES E UMA MESA DE CANTO DE 0,60 X 0,60. qUERO ME DESFAZER DO CONJUNTO DE SOFÁ E DA MESA DE CANTO E COMPRAR UM SOFÁ RETRÁTIL DE 02 LUGARES, COM CHAISE(1,96 X 0,95 X 1,50 ABERTO)VOCÊ AHA QUE VAI FUNCIONAR, OU A SALA VAI CONTINUAR ATRAVANCADA??

BJS, E OBRIGADA.

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 17:28

Oi, Margareth!
É uma ótima idéia, com certeza vai melhorar o ambiente.
bjos
ROsana

Murihama · 20 de março de 2009 às 11:49

Oi!
Meu quarto esta passando por reforma e gostaria de pintar as paredes dele de preto…
Posso pinta-las dessa cor sendo ki o piso e os moveis do mesmo ja são escuros??

Valeu!

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 17:29

Oi, Murihama!
Com certeza seu quarto vai ficar escuro. Sugiro pintar somente 1 parede.
bjos
ROsana

dora · 20 de março de 2009 às 19:09

preciso de ajudas, pois usei a tinta errada, pinte a sala e corredor tudo em azul, ainda nem estou morando e já cansei da cor, queria por um areia ou perola, seria possivel fazer essas cores usanda a sobra da tinta azul já que sobrou bastante?
tenho tb bastante tinta verde mate, poderia alcançar os tons citados, também? Muito obrigada

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 20:19

OI, DORA!,
Ai que chato, né ? Sinceramente sugiro que vc não misture cores visando atingir outra. Além de ser praticamente impossívell, pq vc está usando cores mais escuras para conseguir uma mais clara, vai ficar instável. Para vc ter uma idéia, minha mãe misturou azul, vermelho e branco e conseguiu um lilás… Ficou lindo .. 3 meses depois o lilás virou rosa!! E um rosa horroroso!
Então, amiga, doe (tem sempre alguém precisando) estas tintas e compre a que vc deseja, e preferencialmente, uma branca para passar antes, retirando o azul que pode estragar a cor que vc vai passar depois, ok ?
bjos
rosana

Andréa Sousa · 20 de março de 2009 às 11:24

Olá! A construção da minha casa fez 1 (um) ano, as metragens dos cômodos não passam de 3×3, sonhava em ter a entrada da sala (que é o primeiro cômodo da casa) com a porta larga, então coloquei uma porta de vidro que abre no meio.
A questão é que depois de colocar os móveis reparei que o sofá fica com as costas para essa entrada principal, e creio que não tem como colocar sequer uma mesa fina de apoio encostada nas costas do sofá, já tentei reorganizar os móveis e não vi solução, realmente não sei o que fazer…
Até pensei em retirar a porta e quebrar parede para que a porta de entrada ficasse mais para a lateral e não no meio da parede de entrada da sala, mas só de imaginar me dá calafrios (pois o marido ia pedir divórcio rsrsrs), então qual solução tomar??? Você poderia me dar aguma dica??
Será que eu posso enviar uma foto da minha sala para você???
Desde já agradeço a atenção, abraço!
Andréa

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 20:20

Oi, Andrea,
Mande fotos prá ver se eu consigo lhe ajudar: Rosana@simplesdecoracao.com.br. Tire fotos de forma que eu consiga entender o espaço que vc tem, ok ?
bjos
Ro

Marília · 20 de março de 2009 às 15:26

Olá! Adorei seu blog!Aprendi sobre cores e a mistura delas. Aproveito para tirar uma dúvida que, na verdade, nada tem a ver com cores e sim com formatos de cadeiras para a sala de jantar. Ganhei duas cadeiras medalhão de jacarandá antigas, e mandei colocar palhinha no assento e no encosto. Será que combinam com as outras de estilo reto, tmb com palhinha? A mesa de jantar é de vidro. Penso em colocá-las nas cabeceiras. Fica bom? Agradeço desde já. Abraço. Marília

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 23:18

Oi, Marília,
Que bom ! Fico feliz!
Acredito que como a palhinha está repetida em todas as cadeiras é provável que vc tenha sucesso com este arranjo, viu ? Atualmente há uma tendência grande para esta diversidade.
bjos
Rosana

ELAINE · 20 de março de 2009 às 18:19

adorei suas dicas

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 19:12

Oi, Elaine!
Obrigada!
bjos
RO

Mirela · 20 de março de 2009 às 13:48

Olá!
A minha sala de estar é conjugada com a de jantar. Gostaria de revestir uma parede pequena da sala de estar com pedra portuguesa (e colocar uma tv de LED) e na parede da sala de jantar cobrir com espelho. Vocês acham que ficaria muito pesado?
Outra opção seria manter a parede de espelho e fazer um painel de gesso na parede da sala de estar para colocar uma TV de LCD. Nesse caso, pensei em usar uma cor diferente (o restante das paredes são brancas) com efeito veludo da Suvinil. O que acham?

obrigada!

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 19:32

Oi, Mirela
Acredito que provavelmente a 2a opção ficará mais leve e elegante. Se bem que a 1a pode ser usada se a sala for grande.
bjos
ROsana

maria · 20 de março de 2009 às 23:59

gostaria de uma idéia para decorar a minha sala
as paredes são neutra, meu sofá marrom chocolate, etds os móveis tabaco, gostaria de colocar um pouco de côr nos acessórios, e na parede, pois tudo é neutroe fica frio e triste
não sei o que faqzer por favor me ajudem.
Bjs
Maria

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 23:20

Oi, Maria!
O marrom e tabaco ficam bem com amarelo, laranja, vermelho, enfim, cores quentes, fazendo uma combinação harmônica. Outra cor que fica bem com esta base é o azul, em diversos tons, em itens pequenos, como almofadas, etc.
bjos
ROsana

Mirela · 20 de março de 2009 às 09:53

Rosana,

Muito obrigada pela sua ajuda!!
Parabéns pelo site.

bjs,
Mirela

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 23:20

Oi, Mirela, De nada!
Obrigada !
bjos
Rosana

Dara · 20 de março de 2009 às 16:13

Olá Rosana,amei seu blog.Gostaria que me ajudasse,qual o melhor tipo de corrimão p/escada feita normal de concreto,o piso é branco da sala e escada,cozinha americana.Por favor me ajude.E também me diga qual a melhor cor para rack,sofá,ja que o piso da casa toda é branco,e a casa é pequena?

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 23:40

Oi, Dara!
Eu sou suspeita, pq adoro corrimão de madeira, pois acho que “aquece” a escada. Ainda mais sendo tudo branco, um corrimão em madeira na cor mel, clara, por exemplo, ficaria muito bom! Neste caso, vc pode usar a mesma cor para os móveis. Já o sofá, sugiro marrom, visto que vc tem tudo branco é uma cor mais fácil de manter. Acrescente cores alegres nos detalhes e pode ser qualquer cor que vc goste com esta base neutra, ok ? Mas prefira em tons médios, nem claros demais nem escuros demais
bjos
Rosana

Renata · 20 de março de 2009 às 17:42

Oi Rosana tudo bom?!
Qdo vai sair o resultado do top blog?
Preciso de uma opiniao: tenho uma parede de 1,80m e quero colocar um aparador. Qual seria um tamanho ideal?
Obrigada pela dica
Bjs

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 17:47

Oi, Renata!
Ah, este top blog demoooooora! As votações são até dia 10/10 imagina! rs
Então, coloque um aparador de , no máximo, 1,40, ok?
beijocas
RO

Pollyanna · 20 de março de 2009 às 10:58

Olá! Estou construindo minha casa e estou com dúvidas em relação a decoração da sala. Tenho um home nas cores preto e imbuia. Almofadas em diversos tamanhos, nas cores marrons, branco e “café com leite”, os demais objetos de decoração seguem a mesma decoração. Não tenho o sofá ainda, pois não sei que cor inserir. A minha dúvida é que cores do sofá, cortina e sofá poderia colocar na decoração para “quebrar” a sobriedade do marrom em minha sala pequena. Obrigada, Pollyanna.

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 17:03

Oi, Pollyanna!
Acrescente tons quentes que vão alegrar e iluminar o seu ambiente: amarelo, laranja, vermelho.. Em pequenas doses e o sofá em marrom… Ou se for ousada, coloque o sofá em vermelho ou laranja. As cortinas em uma cor mais escura um pouco que as paredes.
bjos
Rosana

Andrêya · 20 de março de 2009 às 16:48

Oi, Rosana! Td bem? Gosto muito do seu blog (votei nele, viu?) e penso em fazer uma consultoria muito em breve contigo. Enquanto isso, se vc puder tirar uma dúvida minha, agradeço muito: mesa de jantar é imprescindível? Tenho uma sala de apenas 10m², e recebo apenas amigos íntimos e familiares… Não tenho encontrado ideias para substituir a “sala de jantar tradicional”…. Obrigada desde já e abraço!

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 16:32

Oi, Andrêya!
Eu acabei de trocar a minha mesa de 6 lugares, que nunca usava, por uma quadrada de 75×75 com 2 lugares, que tbém não vai ser lá muito usada, esta é a verdade. rs! Outra idéia que tive e só não fiz por que pretendo me mudar logo , logo, é uma mesa dobrável, ou presa á parede por tipo mãos francesas, que quando não usada o tampo fica “em pé ” na parede ou aquelas extensíveis Ou aquelas todas dobráveis que viram um aparador (na tok e stok eu já vi). Pq mesmo que vc nunca use, vai que recebe visita mais formal para um almoço ? Acho que é sempre bom ter algo que possa ser usado como mesa de jantar, mas não necessariamente uma mesa de jantar, ainda mais para 6 pessoas, né ?
bjos
Rosana

Daniella · 20 de março de 2009 às 23:13

Olá Rosana!

Estou mobiliando e decorando meu novo apartamento, mas estou super em dúvida quanto a decoração da sala de tv e de jantar.Na verdade, é um único ambiente em que os móveis farão a divisão.Portanto te pergunto: como deve ser a decoração desse ambiente em que com certeza vou colocar um home e uma mesa de jantar, mas esses 2 móveis devem combinar ou são independentes?
Obrigada!

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 14:16

Oi, Daniella,
Como os móveis estão no mesmo ambiente, é importante que eles tenham algo em comum e/ou sejam harmonicos. Mesmo estilo OU mesmas cores, OU alguns detalhes em uma ou 2 cores repetidas nos 2 ambientes. De forma alguma eles são independentes pq vc os vê juntos. Mas eles não precisam ser iguais , mas sim estar harmonizados, fazendo um conjunto bonito, que mostre continuidade , entende ?
Bjos
Rosana

Débora · 20 de março de 2009 às 22:34

Preciso de ideias para colocar um tv de LCD em uma sala retangular, na qual o sofá fica na parede do fundo, ou seja, em frente à porta, portanto, não posso colocar a TV na parede lateral, não posso fixá-la na parede pois assim não ficaria confortável para quem a assiste do sofá. Que solução teria para colocá-la de maneira que ficasse em frente da posição do sofá?

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 11:28

Oi, Débora,
Sem ver o espaço não ha´condição de lhe dar uma idéia. Mande fotos para rosana@simplesdecoracao.com.br, ok?
bjo
Ro

Luciana · 20 de março de 2009 às 12:24

Oi Rosana,
minha sala é de dois ambientes – sala de estar e mesa de jantar. Na parte da sala de estar, posso colocar uma mesa de centro e uma de canto, na medida certa, ou os dois tipos de mesa não combinam em um mesmo ambiente? Obrigada. Abs, Luciana

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 09:48

Oi, Luciana!
Não há qquer problema! Só se preocupe com a circulação no ambiente. Se a sala de estar for estreita, opte por não ter a de centro mas coloque laterais nos 2 lados e entre as poltronas (se for o caso).
mesa de canto é tudo de bom..É horrível vc ter algo na mão e não ter onde colocar, não é ?
bjos
Ro

Aliny Siqueira · 20 de março de 2009 às 22:50

Olá Rosana! Td bem? Parabéns pelo site está cada vez melhor… Eu tiro muitas idéias para minha casa! Ro, gostaria de uma ajuda sua: eu tenho uma sala comprida, na qual eu dividi em sala de estar e jantar. Na minha sala os móveis são em mármore bahia com vidro e eu gostaria de colocar uma mesa de centro na parte da sala de estar, mas gostaria de quebrar a monotonia do mármore com vidro… O que vc me indicaria para ser essa mesa? Ou vc acha q tem obrigatoriamente de ser tudo igual? Outra dúvida que tenho é que eu só tenho um sofá de 2 lugares e gostaria de delimitar a area de estar ou com cadeira decorativa, ou com uma poltrona single Me ajuda please…bjinhos Aliny

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 12:55

Oi, Aliny !
O mármore bahia tem uns rajados em marrom, correto? Sugiro que a mesa seja em madeira que tenha cor similar a esta, combinando com o mármore. Realmente, tudo com mármore não vai ficar legal. A mesa pode ter tampo de vidro, para ficar mais leve. Se a cadeira ou poltrona não atrapalharem a circulação é uma ótima idéia.
bjos
Rosana

Renata Sousa · 20 de março de 2009 às 15:29

Oi Rosana tudo bem? Obrigada pela dica do aparador, comprei um de 1,20.
Vou te perturbar de novo, rs! Comprei um rack de 1,80 larg.e 50 de alt.40 de prof.; a tv está na parede e comprei um nicho tb de 1,80 larg. 26 de alt e de prof. Estou em duvida sobre a altura do nicho; colocamos com 2,06 do chao, mas eu acho que está alto, será? Entao ficou assim: rack com 50 alt.do rack até o inicio do nicho 1,30. a tv no centro.Vc acha que devo baixar um pouco?
Ah, meu marido quer colocar mais tarde um painel vertical só atrás da tv.O que vc acha?
aguardo seu retorno pra te mandar uma foto!
Só fica faltando a cortina, rsrs!
bjs

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 13:06

Oi, Renata,
Já lhe respondi antes, mas agora vc me deu mais informações, mas ainda não consigo visualizar pq vc não disse a altura do pé direito (teto ao chão). De qualquer forma, retire o nicho, faça como lhe falei antes (com papel e fita) que é mais fácil e agora, acho que vcs deveriam colocar tbém um papel “fingindo” a posição do painel, pois isso vai modificar totalmente a configuraçao do espaço, ok ?
bjos
rosana

jerusa pimentel · 20 de março de 2009 às 18:10

oi pessoal!
olha!!lendo ai as dúvudas das outras participantes resolvi mandar as minhas, quem sabe né!! sou respondida.
olha!!estou a terminar aminha casa de forma que minha sala será dividida em 3 ambientes tais como: sala de estar/jantar e como tenho um oratório tenciono coloca-lo na sala. minha sale tem as seguintes dimensões. 3.85 de largura e 8.60 mts de cumprimentos.
as cores que tenciono usar serão preto/branco e cinza, pois tenho um balcao que divide esse espaço da cozinha e então a cozinha ja vens tb nos mesmos tons.por favor digao que esta certo ou errado . obrigadooo.

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 10:43

OI, Jerusa!
Aqui vc será sempre respondida! Pode demorar um pouquinho, mas vai..
Preto branco e cinza são cores neutras que ficam bem juntas sim, mas que tal acrescentar uma outra cor que vc goste (e vc pode escolher: fica bem com diversos tons de Amarelo ou vermelho ou azul) Coloque objetos de decoração em diversos tons de uma destas cores , além de outros em cinza,preto e branco OU somente cinza, ok?
beijocas
Sucesso!
Ro

elidia · 20 de março de 2009 às 17:49

MINHA SALA É MUITO PEQUENA, GOSTARIA DE COMPRAR UM RACK DE CANTO QUE ESTA VENDENDO NA INTERNET.
SERÁ QUE VAI FICAR LEGAL.
AGUARDO RESPOSTA.
OBRIGADA. BJSSSSSSS…

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 13:43

Oi, Elidia,
Sinceramente, não tenho a menor idéia, pq não estou vendo sua sala, o estilo, cores, cores dos demais móveis, se eles combinam com o tal rack… então, fica difiícil, mas posso lhe dizer que observe tudo isso e mais importante, não compre um móvel que seja grande demais para sua sala pequena, ok ? Pense na circulação.
bjos
Rosana

Elizangela · 20 de março de 2009 às 11:39

Olá,
Gostaria de uma opinião sobre que tipo de luminária utilizar para sala com 2 ambientes, sendo que o espaço comporta 2 luminárias, as duas precisam ser iguais?
Parabéns,as diacs de decoração são ótimas!
Um grande abraço,
Elizagela.

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 13:47

Oi, Elizangela,
Obrigada!
Não necessariamente precisam ser iguais. Mas elas devem ter algo em comum: O estilo, as cores, os materiais usados, enfim, elas devem combinar entre si e com o a decoração do resto da sala.
bjs
Rosana

geni · 20 de março de 2009 às 02:01

ola? gostaria muito de uma opinião. Na minha sala tenho um sofá em L branco courinho pintei essa parede de café com leite, uma mesa de jantar de vidro c/ 6 cadeiras tabaco de assento courinho branco e preciso tirar a mesa do micro do quarto e só tenho um cantinho na sala de frente a mesa, o restante das paredes são branca. O q me recomenda fazer, para dar um ar sofisticado e aconchegante. obrigada

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 02:48

Oi, Geni
A melhor forma de lhe responder é vc me mandar fotos. Se possível, mande para rosana@simplesdecoracao.com.br.
Mas, generalizando, acrescente acessórios (almofadas, etc) na área do sofá, na cor marrom tipo chocolate. Vc pode tbém espalhar alguns objetos em vermelho (não muitos e escolha um vermelho médio, nada gritante). Outros em dourado (muito poucos) tbém ficariam bem.
bjos
Rosana

Renata Müller · 20 de março de 2009 às 14:02

Olá Rosana!
Parabéns pelo seu excelente trabalho. É muito legal ler as dicas e identificar que erramos por desconhecimento de alguns detalhes, né? Eu queria umas dicas sobre a minha sala que ainda será mobiliada pois meu esposo resolveu fazer em um dos 3 quartos uma sala de home pois era o sonho dele e aí ainda estou sem nada na minha sala. Ela não é grande e queria saber o que não devo fazer. Vi que pra dica ser mais direcionada eu posso mandar um e-mail com as fotos e assim o fiz. Aguardo seu posicionamento e agradeço desde já.

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 02:54

Oi, Renata,
Mande as fotos para rosana@simplesdecoracao.com.br, ok ?
bjos
Rosana

Dôra · 20 de março de 2009 às 18:07

Parabéns pelo site. Acabo de descobri-lo. Tenho um Bar antigo de CAna -da- india,com 3 bancos altos, que foi da minha avó. Deve ter mais de 80 anos e está em perfeito estado.Gostamos muito deste cantinho de bar e queríamos dar uma renovada no ambiente. Com muito pesar, poderia retira-lo, caso tivessemos uma idéia mais moderna para manter esta cantinho de bar. SALVE-ME. Não encontrei no site modelos ou sugestões de bar integrando os ambientes da casa. Aguardo, ansiosa, uma orientação. Grata de verdade.

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 12:45

oi, Dôra,
Não se desfaça dele não! Imagino que os bancos devem ter revestimento de tecido,certo ? Então, troque ! E coloque tecidos cujas cores tenham a ver com a sua sala. Se desejar, mande fotos para rosana@simplesdecoracao.com.br, ok ?
bjo
Ro

zaira maria da costa · 20 de março de 2009 às 08:23

gostaria de saber qual a cor legal para eu pintar a minha sala ela é pequena, pois o meu sofa é vermelho de 2 e 3 lugares e minha instante é grande de cor mogno. gostaria de pintar a minha sala uma cor que combinasse com o moveis e a cortina também, pois quero destacar uma parede com uma cor mais forte para dar um destaque melhor. Aguardo resposta. bjos

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 22:09

Oi, Zaira,
Com um sofá vermelho em uma sala pequena sugiro que vc não coloque cor forte em qquer parede. Deixe o sofá brilhar! Para ajudar, vc pode pintar a parede onde está ele de cinza médio prá claro. Fica super bem com vermelho. E o resto branco.
Teste e veja se não vai ficar legal e sofisticado. Acrescente objetos em cinza e branco e preto pela sala.
bj
Ro

Vivian · 20 de março de 2009 às 11:38

Olá boa tarde! gostaria de uma orientação, minha sala é pequena e tenho apenas uma parede para colocar um quadro, minha dúvida é a seguinte: não sei se coloco quadro de fotos cabe baste fotos a moldura é em madeira na cor café ou se coloco um quadro, meu sofá e rack tbm são na cor café, nesta parede está encostado um dos sofás. Optei por cortina e tapete beje e objetos na cor beje e vermelho…o que vc acha?
Obrigada!!!

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 14:19

Oi, VIvian,
Se a sala é pequena e sendo um ambiente mais social, sugiro que vc coloque um ou mais quadros mesmo e não fotos de familiares. Estes ficam melhor em (poucos) porta retratos na sala ou da forma que vc pensou (um quadro cheio de fotos) em quartos ou corredores de ligação para a área mais íntima da casa. As cores bege e vermelho combinam muito bem. Só não exagere no vermelho,ok? Acrescente alguns objetos em branco.
bjos
Rosana

Loren Eymael · 20 de março de 2009 às 17:51

Boa tarde, nós somos 3 adolescentes em um apto com 2 quartos, sala, cozinha, banheiro e área localizado na Assis Brasil. Estamos com a intenção de reformarmos a sala, com algo bem moderno e descontraído. Temos R$1500,00! Seria possível? Obrigada!

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 17:52

Oi, Loren
Desculpe a demora para lhe responder
Depende do que vc quer fazer e com quem quer fazer, viu? Com este valor eu acho que vcs tem que por a mão na massa: Sentar juntas para definir o que cada uma pensa que deve ser feito, cores, estilo, etc, mais profundamente. Sugiro olhar blogs, revistas, etc.Além disso, observando cada móvel e tudo mais o que vcs tiverem na sala e na casa toda e, usando a criatividade e habilidades que cada uma tenha (ou tente ter) imaginar como usar de forma diferente, reformar, dar cara nova. Pensem em coisas como adesivos, capas de sofá, almofadas, revestir ou pintar móveis, enfim, coisas mais baratas que, com uma pintura nas paredes com novas cores vai criar este ambiente descontraído que vcs querem. Pensem tbém em cortinas, decoração de cortinas, luminárias. Andem no centro, catem em lojas de antiguidades ou brechos. Enfim, quando a gente tem pouco dinheiro tem que usar a imaginação e as próprias mãos.
Caso queiram idéias gerais, enviem fotos para rosana@simplesdecoracao.com.br, ok ?
Boa sorte
Bjos
Rosana

Pollyanna · 20 de março de 2009 às 13:00

Oi Rosana, gosto muito do seu trabalho, e acompanho sempre, enviei algumas fotos da minha sala de estar, para que se possivél você me desse algumas sugestões. Obrigada!!!

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 13:23

Ok, Pollyana,
Só aguarde um pouco a resposta pq ando super atarefada, mas vou responder.
bjos
RO

Renata Müller · 20 de março de 2009 às 00:40

Oi Rosana!
Muito obrigada pela resposta que me enviou e pelas dicas através da planta que mandou por e-mail. Respondi o mesmo agradecendo pela sua gentileza e pelo seu excelente trabalho. bjsss

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 22:20

Obrigada, Renata! Vc é muito gentil!
bjos
Rosana

cinira · 20 de março de 2009 às 12:45

bom dia!
tenho uma sala com um bom espaço meu sofa e branco e o piso e verde decorado
como posso decorar minha sala tenho um rack preto com branco
obrigada

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 00:16

Oi, Cinira!
Como vc diz que o piso é verde decorado, acredito que deva manter a sala mais leve. Use alguns itens em vermelho e verde (em tons similiares aos do piso) não muitos. E acrescente peças tbém em cinza, branco e preto.
bjos
Rosana

mary lúcia · 20 de março de 2009 às 10:53

bom dia, tenho um sofá de três e dois lugares modelo quadrado braços largo, pretendo reformar o de dois lugar e mudar o tecido do de três, moro em apartamento de 62m sala em L, aqui são quatro pessoas preciso acomodar todos na hora de ver tv,estou sem saber o que faço gostaria de saber se posso fazer um poltrona de um luga e um puff, por favor me dê um sugestão. abraço

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 00:36

Oi, Mary,
Se além do sofá de 3 e do de 2 vc colocar uma poltrona e um puff vc não vai conseguir circular na sala. È muita coisa! Sugiro que compre 2 puffs que possam ser acomodados abaixo da mesa de centro, por exemplo (ou até ser uisados comomesa de centro ou puff).
abs
Rosana

Vivian · 20 de março de 2009 às 16:21

Olá Rosana!! muito obrigada pela dica do quadro, então meu quarto será todo branco, guarda roupa e a cabeceira da cama tbm, vc acha que o quadro com moldura na cor café com várias fotos que le falei anteriormente vai combinar no quarto? Amei seu blog obrigada!!

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 10:18

Oi, Vivian,
Deve ficar sim. Mas acrescente algum (ns) objeto (s) nesta cor café, ok ?
E não use muitas fotos pequenas. O ideal são poucas fotos em tamanho médio.
bjos
ROsana

Ivani garcia · 20 de março de 2009 às 10:35

Bom dia, muito bom a matéria. Preciso de uma ajuda onde encontro adesivo na cor mogno para colocar em minha estante pois não combina com meu guarda roupa.

obrigada
Ivani

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 10:31

Oi, Ivani
Não entendi! Vc quer revestir toda a estante com adesivo ? Se for, olhei no google e encontrei este aqui:
http://www.dinocfilm.com.br/dinoc/
E este post com um monte de idéias:
http://casadejuntados.blogspot.com/2010/04/ideias-para-reformar-seus-moveis.html
bjos
RO

Shirlei Silva · 20 de março de 2009 às 21:19

Em primeiro lugar Parabéns pelo site. Acabei de descobrir e já captei várias dicas sugeridas aqui.
Estou com uma grande dúvida, tenho um sofá vermelho e não sei qual a cor devo pintar a parede e se todas as paredes tem que ter a mesma cor. Já reparei aqui no site que existe sempre uma parede de destaque. é o meu primeiro apto e queria que ele ficasse lindo e aconchegante. e puder me ajudar agradeço.
Bjs

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 10:42

Oi, Shirlei,
Uma parede em cor diferente é uma forma de dar um destaque,mas não é obrigatório. Uma cor que gosto muito com vermelho é o cinza. Se sua sala for escura, com pouca luz natural, sugiro um cinza bem clarinho. Ou somente a parede do sofá em cinza. É uma cor neutra que combina tbém com móveis em madeira ou branco
bjo
Rosana

Edna · 20 de março de 2009 às 19:48

tenho um rack de canto na cor mogno e um sofá ( não queria me desfazer dele porque tem cama embutida e quase não se percebe) na cor mostarda claro. Vou mudar para um apê pequeno:44 m2.
Dá pra aproveitar esses móveis? Se sim, qual deve ser a cor das paredes? Textura, em um tom acima, em uma das paredes pode ajudar, ou deixará menor o ambiente?

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 10:48

Oi, Edna,
Se o rack e o sofá não forem grandes demais e não atrapalharem a circulação no seu novo ap, não há qquer problema. Se atrapalharem, sugiro se desfazer do rack e permanecer com o sofá, que será mais útil no ambiente pequeno. Sendo pequeno, o ideal é que as cores sejam claras e a textura um tom acima não vai deixar menor o ambiente.
bjos
ROsana

Pollyanna · 20 de março de 2009 às 22:46

MUITO OBRIGADA PELA SUA GENTILEZA, FIQUEI MUITO FELIZ COM A SUA ATENÇÃO!

Responder

Ariadner · 20 de março de 2009 às 00:26

Olá Rosana!
Gostaria de uma dica.
Ganhei um tapete marrom (café)para colocar na sala do meu novo apto.
Por gentileza, poderia me indicar qual a cor da cortina e do sofá que eu posso utilizar com o tapete?
A sala é pequena, com cozinha amaricana.
Obrigada.
Ariadner

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 11:06

Oi, Ariadner!
Sugiro que use tons de bege na cortina e para o sofá vc pode colocar práticamente qualquer cor, só não coloque marrom no mesmo tom do tapete. Sugiro um cru por exemplo. Ou, se quiser cor, vermelho, laranja, amarelos, ficam bem.
bjos
Rosana

Neli · 20 de março de 2009 às 12:02

Oi Rosana, estou adorando o seu site
Minha sala tem 3mx3m
Ela tem a parede principal com grafiato pintado em gel na cor amarelo gema. Só comprei o sofá, em veludo na cor café com leite. Gostaria de dicas para a cor da rack. Pretendo encomendar um aparador na cor amendoa, e um espelho de 80×1,40 com a moldura na mesma cor. Não tenho ideia da rack, do tapede, dos quadros, da luminária e dos pequenos objetos de decoração

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 11:12

Oi, Neli,
Sugiro branco ou seguindo o aparador amendoa. O tapete depende do piso tbém. Se ele for escuro, prefira um claro, em tom entre o sofá e o piso. Se for claro, prefira um tom escuro tbém entre o sofá e o piso. Sugiro que use muitos objetos em branco e alguns na mesma linha quente do amarelo (laranja, vermelho, bege, marrom) OU em branco e violeta, lilás, etc – que fazem um forte e vibrante contraste com o amarelo.
abs
ROsana

Ivamar · 20 de março de 2009 às 12:05

Bom dia Rosana, preciso da sua ajuda. Meu banheiro é 2,00 por 1,50 estou pensando em reforma-lo, porém sem gastar muito, gostaria de faze-lo simples em tom branco e bege, com uma parede dentro do box de pastilha bege e piso e azuleijos iguais no branco e louças branca. O que vc acha?

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 11:13

Oi, Ivamar!
Acho ótimo! Vai ficar claro e elegante.
Boa escolha.
bjo
RO

Ivamar · 20 de março de 2009 às 12:10

Parabéns pelas idéias, minha casa é de esquina, estou pensando em passar grafiato verde militar na parte de fora do muro, o que vc sugere para a parte de dentro do muro e a fachada, as portas, grades, janelas e portão estão em branco e o piso do quintal é antiderrapante puxado para o verde claro. Obrigado!!!!

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 11:14

Oi, Ivamar,
Gosto muito de beges (tipo café com leite claro + marrom médio – tipo chocolate – nos detalhes) combinados com o verde militar. Eles suavizam o tom forte do verde.
bjo
RO

Andrea Mello · 20 de março de 2009 às 21:39

Olá! Estou montando minha sala. Ela tem uma parede vermelha com duas arandelas e um quadro no meio. As outras 3 são bege. O sofá é preto. Comprei uma mesa de centro com tampo de vidro e essa mesa tem lugar pra colocar puffs embaixo. Coloco puffs vermelhos pra combinar com a parede ou pretos que combinem com o sofá??

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 21:31

Oi, Andrea,
Acho que vc não deve colocar vermelho. Vai ficar muito vermelho, já que já ha uma parede. E tbém depende da cor do piso / tapete. Uma cor que vc não deve errar é o bege, que, inclusive, vai clarear um pouco o ambiente.
bjo
Rosana

LETICIO QUEIROZ · 20 de março de 2009 às 10:00

Ola, gostaria de saber que colocar na parede da sala onde fica a tv, som, sofa.
Obg

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 18:10

Oi, Leticio,
Não compreendi sua pergunta. Colocar em relação às paredes ? Cores ? móveis ? revestimentos ? Acessórios?
aguardo
Rosana

jana · 20 de março de 2009 às 18:10

ola´preciso muito de algumas dica tenho uma parede roxa e as outras sao branco gelo e meu sofa e preto ,nao fica muito pretencioso?se fica o que posso disfarcar isto?

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 21:39

Oi, Jana,
Que tal pintar as paredes em branco de off white tendendo para cinza ? Vai ficar mais aconchegante e sofisticado.
bjos
ROsana

Juliana · 20 de março de 2009 às 20:34

Rosana, Você é ótima!!! Parabéns! O seu blog e as dicas que você me responde por e-mail tem me ajudado muito!
Te incomoda se eu continuar mandando minhas dúvidas? :)
Puxa, muito obrigada!
Juliana

Responder

Vivian · 20 de março de 2009 às 11:11

Olá Rosana, me ajude novamente tenho uma dúvida, vou comprar minha mesa de centro e bateu uma dúvida, gostei de uma mesa de centro na cor chocolate com preto, vc acha que vai ficar bom pq meu sofá é na cor café minha rack com painel cor noce/preto (ameixa com preto), tenho medo de ficar muito escuro, o piso é branco com paredes brancas, minha cortina e tapete serão na cor beje segui suas orientações da outra vez e coloquei objetos na rack na cor branca e uma peça pequena na cor vermelha. O que vc acha?! minha sala é pequena mas a mesa de centro não vai atrapalhar a circulação das visitas! Obrigada amei seu blog e suas dicas!!!

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 21:57

Oi, Vivian,
Vc tem parede e piso branco, talvez naõ fique tão escuro assim. A não ser que a luminosidade seja ruim. Coloque mais 2 ou 3 itens em vermelho e /ou laranja, para alegrar.
bjos
Rosana

DEISE · 20 de março de 2009 às 13:39

BOM DIA, EU GOSTARIA DE DECORAR A MINHA SALA ELA E 3 X 4 METROS, UMA DAS PAREDES A QUE FICA DE FRENTE PARA PORTA EU PINTEI DE VERMELHO E O MEU SOFA E MARRON DE 2 E 3 LUGARES, COMO POSSO FAZER PRA MINHA SALA FICAR ACONCHEGANTE E MAIS MODERNA? EU GOSTARIA DE FAZER ALGO DE DIFERENTE NA PAREDE VERMELHA, E AS OUTRAS PAREDES SAO BRANCAS,SEM GASTAR MUITO. OBRIGADA PELA ATENÇÃO

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 21:59

Oi, Deise,
Que tal um adesivo bem bonito em branco ou / e marrom na parede vermelha?
bjo
Rosana

ana paula · 20 de março de 2009 às 16:40

oi tudo bem!!!

Responder

linda · 20 de março de 2009 às 08:21

Bom dia!
Amei seu blog
Gostaria muito que você tambem me ajudasse…
Tenho uma parede laranja na minha sala,o sofá de 2 lugares bege,uso um tapete amarelo,e um arranjo articial laranja e amarelo.no sofá algumas almofadas amarelas decoradas.mas na verdade cansei,gostaria de dar uma mudada..espero que você me ajude!

Obrigada

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 00:46

Oi, LInda!
Cansou pq é muita cor quente junta, sabe? Sugiro trocar o arranjo e as almofadas, acrescente itens em azul e veja se não dá uma refrescada.
bjo
RO

sharon · 20 de março de 2009 às 16:01

Ola.
Adorei tudo que vc postou. Todos os ambientes sao de muito bom gosto! Estou decorando meu ap da praia e a sala de jantar ficou super bonita . Agora estou procurando um pendente mas tenho muita duvida qto ao diametro ideal – minha mesa é de vidro com os pes em alumnio e tem 1.80×0.90 .
Qual vc acha o diametro ideal para o pendente para que o mesmo nem suma e nem apareça DEMAIS !! Gosto muito do modelo BOSSA …
Grande abraço
Sharon

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 01:12

Sharon,
A Bossinha (da família da Bossa) tem 37 cm de diâmetro e dá para colocar em uma mesa com 1,80 x 90.
bjos
Rosana

Viviane · 20 de março de 2009 às 13:20

Olá! O site é maravilhoso! Gostaria de saber qual a altura indicada pro ponto elétrico da tv na sala e do depurador de ar convencional na cozinha?
Obrigada, Viviane.

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 12:09

Oi, Viviane
Em geral, as tomadas ficam a 30/35 cm do chão (baixas); ou 130 (altas); Mas vc deve colocar tomadas para equipamentos específicos onde for mais conveniente para acesso e para permitir tbém ocultar na decoração. Além disso, há certos equipamentos que estipulam onde deve ser o ponto. Veja os manuais deles tbém, principalmente os que tem fogo envolvido..
abs
Rosana

Cristiane · 20 de março de 2009 às 19:15

Gostaria de saber se entre a sala e a copa posso colocar uma porta , não foi possível fazer um corredor dentro de casa.

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 12:19

Oi, Crisitiane,
Depende do espaço que vc tem, da luminosidade que vc pode perder se colocar a porta e se realmente vc vai usá-la ou mante-la sempre aberta, o que muitas vezes acontece. Atualmente a tendência é a abertura dos espaços , o que aumenta o espaço útil e melhora a ventilação e iluminaçao natural. Mas se deseja faze-lo, observe estes pontos.
bjos
ROsana

Nilza · 20 de março de 2009 às 15:59

O que faço com um espaço sem janela-ventilação, que quero transformar num quarto pro meu filho de 14 anos? Me ajundem

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 12:51

Oi, Nilza,
Se não tem janela nem ventilação e não há como vc fazer, mesmo que seja uma janela que dê para outro ambiente que tenha janela, sugiro que faça portas com venezianas, de forma que haja alguma circulação de ar.
abs
ROsana

viviane · 20 de março de 2009 às 19:08

Olá, não entendo de decoração, mas gostaria de ter uma apt legal . Mas estou deseperada porque a grana é curta e não sei por onde começar . O que devo fazer primeiro ( ainda não comprei nada e tenho os mov antigos ( os quais n gosto , mas considero a hipotese da reforma se for mais barato ) .Depois de morar de aluguel e ter sempre aquelas paredes todas brancas (sem graça ) comprei meu apt e gostaria que ele fosse aconchegante, prático e lindo !!!! Consigo com pouco dinheiro ??? Help !!

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 12:57

Oi, Viviane,
Consegue se vc colocar a mão na massa: reformar os móveis (com revestimentos novos, tipo adesivo, tecido, pintura), pintar as paredes… Dá trabalho mas é o mais barato. Primeiro veja quais móveis dão no espaço e podem ser melhorados de forma que vc possa passar a gostar, mas antes de fazer qqer coisa, decida que cores deseja usar. Escolha 2 ou 3 cores, além de branco e cinza ou bege e daí parta para o trabalho e se mantenha nestas cores.
bjos
ROsana

Elita · 20 de março de 2009 às 11:50

Essas ideias são ótimas, amei…

Responder

silvana · 20 de março de 2009 às 15:59

Tenho um sofá de couro marrom escuro, bem clássico na sala de estar e duas poltronas mais claras,café com leite. Gostaria de saber sobre a cor do tapete e da mesa de centro e de canto combinaria nesse ambiente?

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 17:49

Oi, Silvana,
Estas 2 cores ficam super bem juntas. Vc não me falou a cor das paredes nem do piso.. Mas.. vc pode continuar no tom sobre tom e colocar um tapete marrom mais escuro ou mais claro que o sofá (depende do piso e se vc deseja enfatizar o tapete ou não – se não, busque um marrom que não contraste demais com o piso). E a mesa pode ser de madeira clara ou escura (acompanhe os móveis que tiver) e acrescente almofadas e outros objetos em cores dentro da gama indo do bege ao vermelho escuro. Caso queira fugir do tom sobre tom, use elementos em azul e/ou verde.
bjo
RO

LUCIENE · 20 de março de 2009 às 21:13

Gostaria de saber se tem uma altura padrão p/ os pendentes,pois tenho um pequeno ambiente onde ficará as fotos e o telefone e vou colocar um lá.

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 19:46

Oi, Luciene,
Qdo o pendente está acima de uma mesa, os livros dizem em geral que a altura mínima é de 80 cm do tampo da mesa e até 1,50 dela. Mas isso varia de ambiente para ambiente. Na verdade, a altura mínima é aquela que não atrapalha a sua visão do outro lado onde ele está e a altura máxima é aquela em que ele fica tão alto que ninguém percebe que há um pendente ali, entende ? Então, teste e veja qual é a altura que vc vai sentir que é a melhor (sei que esta não é a resposta que vc estava esperando, mas é a melhor resposta. Cada ambiente é diferente de outro.
bjo
RO

Poliana · 20 de março de 2009 às 15:16

Rosana estou perdida com a decoração da minha sala até agora eu só gatos dinheiro com peças e qdo coloco no ambiente não fica legal minha sala é bem pequena e tenho muita dificuldade em deixá-la bobita e aconchegante

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 00:48

Poliana,
Normalmente isso acontece pq nã ofoi feito um planejamento. Escolha primeiro as cores (uma sugestão é que os objetos de decoração tenham cores já existentes na sala. Outra coisa é a proporção: Miudezas demais espalhadas pela sala não ficam bem. Se tem muitas coisas pequenas junte=as em prateleiras, como se fosse uma coleção. Se tem móveis grandes coloque poucos e bns itens, em tamanho maior.
Faça aos poucos, não compre tudo de uma vez… tenha paciência, Não é fácil.
Procure os posts do simples decoraçao com dicas de organização (procure na págna DICAS)
bjo
Rosana

Cíntia Aline Silva · 20 de março de 2009 às 13:21

Boa Tarde, adorei as dicas dadas por aqui, super antenadas e modernas, ideal para o que vivemos nos dias de hoje (ambientes pequenos e arrojados).

Bom, minha pergunta é a seguinte, minha sala é pequena de aprtamento, estou pensando em fazer um “rack” branco com a placa da TV branca tb, e mesa pensei em colocar uma mesa quadrada de 1,20 x 1,20 encostada na parede com as quatro cadeiras uma de frente pra outra. A cor da mesa pensei em fazer imbuia com estofados bege claro e sofá bege claro. As paredes pensei em pintar de areia que é o mesmo tom do meu piso. O que vc acha dessa decoração? a cor imbuia ficará bom com a cor do rack, paredes e estofados?
Obrigadaaa…

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 20:14

Oi, Cintia,
Não vejo qquer problema com sua escolha, talvez se quiser melhorar a visibilidade da TV, se fizer o contorno em embuia, que é mais escuro, vai ficar melhor. De resto, todas as cores são neutras, então, vai criar um ambiente bem leve. Sugiro que acrescente cores mais fortes que goste em objetos de decoração para dar uma maior vivacidade ao seu ambiente. E pode realmente escolher entre as que gostar. Se se quiser mais acolhedor, pense em tons de terra, marrom, vermelho fechado. Se quiser mais jovial e refrescante, pense em verdes e azuis.
bjos
Rosana

Carina · 20 de março de 2009 às 12:34

olá rosanef.
Eu sou portuguesa e adoro as suas dicas. Parabéns!! Faz um otimo trabalho. Eu tenho uma sala que gosto mas acho que está um pouco escura. Acha que lhe podia enviar algumas fotos para me dar umas dicas?
Obrigada

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 22:32

Oi, Carina,
Envie para rosana@simplesdecoracao.com.br
bjo
RO

Tereza · 20 de março de 2009 às 16:40

Amei o site e as idéias são maravilhosas!!! Encontrei o que realmente precisava… Vocês eetão de parabéns!!!!

Responder

Sandra · 20 de março de 2009 às 13:00

Oi, vou mudar para um sobrado que tem uma sala de 3m x 6m, a porta de entrada e a janela ficam na mesma parede (3m), a escada e o acesso a cozinha ficam na parede oposta (3m) estou em duvida se devo colocar uma mesa de jantar retangular de 4 cadeiras ou se devo colocar somente 2 sofás, rack e um aparador de vidro pequeno.

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 02:06

Sandra,
Se vc precisa de mesa de jantar, coloque. Se achar que mesa de 4 cadeiras é grande demais, coloque uma menor, com 2 cadeiras ou com bancos, que permitem mais pessoas sentadas. Outra idéia que pode analisar é mesa redonda, que acaba permitindo mais pessoas sentadas tbém. Com este tamanho de sala, 18m2, dá para fazer ambiente de jantar e estar sim, principalmente se os móveis não forem grandes.
bjos
Rosana

Ana · 20 de março de 2009 às 15:54

Como posso dispor os móveis em uma sala de estar assim:

_ _______Varanda_______
/
_ /
/ /
/ /
/ /
/ /
/ /
/__ ______________/
/ /
/ /

Muito obrigada!

ana.

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 00:26

Ana,
Descupe, mas não consegui entender este seu desenho. Mande fotos e/ou a planta Rosana@simplesdecoracao.com.br
rosana

eline · 20 de março de 2009 às 00:23

rosana, tenho uma sala em L com piso branco e parede palha e meu sofa e marrom claro.
gostaria de saber como combinar cor da mesa,aparadore acessorios. a parede que fica
o rack tem 2,20 eo meu sofa tem 2,50 o que voce acha, devo colocar um do tamanho da
parede?

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 23:57

Oi, eline
Todas as cores que vc citou são praticamente neutras, então vc tem grande liberdade para os outros itens. Se quiser um clima mais clássico, madeira clara amendoada com revestimento de cadeiras em estampa com marrom e bege. Se quiser algo mais vivo, estampa em bege e vermelho, por exemplo ou outra cor quente. Não esqueça que é sempre bom uma mesinha de apoio, quem sabe uma luminária de pé , ao lado do sofá.
bjos
Rosana

Marilia · 20 de março de 2009 às 23:40

Boa noite,

As paredes da minha sala são de cor azul clarinho e o teto branco. (tenho sofá bege, estante tabaco com branco somente). Estes moveis combinam? E o q eu poderia fazer p ficar um ambiente aconchegante.
Por gentileza me oriente, obrigada

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 00:04

Oi, Marilia,
Não estou vendo as cores, mas a princípio combinam sim. Para fazer mais aconchante acrescente almofadas em marrom tipo chocolate e alguns objetos (poucos) em laranja e branco.
bjos
Rosana

Daiane · 20 de março de 2009 às 21:56

Primeiro, PARABÉNS!!! Rosana, o que vc me aconselha fazer: tenho um sofá de couro sintético todo trançadinho na cor marrom (cor terra não muito escuro). Queria uma sala mais leve e refrescante. Quais as cores e o tecido que eu posso utilizar nas almofadas e nas poltronas para combinar com esse sofá?

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 23:52

Oi, Daiane,
Envie fotos deste sofá para rosana@simplesdecoracao.com.br e aguarde um pouco que lhe respondo.
bjos
Rosana

LISANDRA · 20 de março de 2009 às 17:57

boa tarde , meu nome é Lisandra gostaria de saber qual a cor ideal para a cortina, minhas paredes sao palhas e meu sofá verde oliva, as poltronas são em madeira com tecido bege claro, queria saber qual a cor e o tecido ideal para a cortina, gostaria de uma dica para compor um visual bonito e agradavel.
Obrigada
Lisandra

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 00:35

Oi, Lisandra,
Sugiro que as cortinas sejam na mesma cor mas em tom mais escuro que as paredes. Quanto ao tecido depende se as janelas recebem sol direto (neste caso tecido sintético dura mais), se vc deseja privacidade (tecidos + encorpados) ou nao precisa e quer manter a luminosidade internamente (tecidos translúcidos)…
bjos
Rosana

adriana · 20 de março de 2009 às 13:52

qual é o melhor movel para uma area externa coberta

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 01:03

Oi, Adriana,
Mesmo sendo coberta, a área pode estar sujeita a umidade, ventos, poeira… Então, sugiro que escolha móveis de área externa mesmo: Tecidos impermeáveis, fibra, vime, etc.
bjos
ROsana

Audrey · 20 de março de 2009 às 00:05

Olá Boa noite!!
Estou me mudando agora para o novo apto com o meu marido e estou um pouco perdida na decoração da sala..
A minha sala é assim.

|- 2 -|
| |
| |
| |
3 |
|- 1 –|

1- porta de entrada
2- varanda
3- corredor

As paredes medem 5,80 x 3
Uma das paredes de 3 m tem a porta de entrada e a de frente dela tem uma varanda q ocupa quase toda a parede. Pretendo colocar uma cortina nessa parede toda da cor clara..ou bege ou branquinha, ta certo isso?

Uma das paredes de 5,80 tem a porta para o corredor do apto logo na entrada e na parede oposta não tem nada, é contínua..

Como é uma sala retangular quero fazer sala de estar e jantar nela.. a sala de jantar vai ficar no espaço atrás da porta… tenho mais ou menos o espaço de 1,70 x 1,50 para colocar uma mesa de jantar e pretendo colocar uma mesa retangular, de 4 lugares, com a cabeceira encostada na parede da porta.

Meus móveis são:
um rack branco de 2,40 reto e moderno, sofa de 2,60 com chaise creme, mesa lateral redondinha com vidro jateado branco, poltrona roxa.
Essa poltrona roxa ta me deixando doida para decorar essa sala rs..

Como nós somos jovens queria muito pintar uma parede de uma cor forte para deixar mais moderno, pensei em um vinho, vermelho ou até um roxo mais puxado para o vermelho, mas como a minha sala é retangular e as paredes q eu poderia pintar são as ou de tras da tv ou do sofá achei q ia ficar muito cansativo por serem paredes grandes. Aí pensei em pintar de cinza uma dessas parede, mas vi algumas fotos e achei muito sério..qual a sua opinião sobre isso? Se vc resolvesse pintar uma das paredes de cor forte seria a menor (atrás da tv) ou maior ( atrás do sofá)?

Aí tbm pensei em pintar com uma cor diferente a parede que a mesa de jantar vai ficar encostada (a da porta), mas vi que se eu colocasse um espelho nessa parede inteira passaria uma impressão de um ambiente mais amplo e fica super chique… Então fiquei em dúvida se pintava ela mesma ou se colocava o espelho ocupando ela inteira.

Tô nessa dúvida cruel rs… por favor me ajude :)

beijos,
Audrey

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 00:15

OI, Audrey,
Não entendi nada da sua tentativa de desenho (rs), mas acho que a idéia do espelho vai lhe agradar mais. Deixe esta poltrona roxa mais jovial acrescentando itens (se der para uma almofada nela, show) em amarelo, que tem um contraste forte com o roxo.
Enfim, coloque cores fortes nos itens menores e ponha o espelho.
beijocas
Ro

vanilce Furtado Nunes · 20 de março de 2009 às 09:46

estou me mudando para uma ap,que na sala de estar de duas colunas, como decorá-la.

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 00:32

Oi, vanilce,
Preciso saber, para lhe ajudar, onde estão estas colunas… Se quiser, mande fotos para rosana@simplesdecoracao.com.br, ok ?
bjo
Ro

Dirlene · 20 de março de 2009 às 16:11

OI, me ajude quero decorar minha sala uma parede quero fazer uma textura vermelho e pintar o restante da parede de branco colocarei objetos vrmelho,branco,café e preto queria colocar varão duplos acortina de dentro amarelo clarinho e a de fora vermelho para ficar estilo vermelho fogo me ajude sera que um sofa preto vai cai bem bjossssssssssssss

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 00:36

Oi, Dirlene,
Sugiro que o sofá seja em cor neutra, tipo bege pois vc já está usando cores fortes na textura e na cortina. O sofá neutro vai suavizar o conjunto.
bjos
Rosana

Nara · 20 de março de 2009 às 08:23

Olá.
Tenho dúvidas quanto ao tamanho da mesa que devo escolher para a varanda gourmet. Pode me ajudar?????

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 00:48

Oi, Nara,
O ideal é que em volta de uma mesa haja uns 60 cm mais ou menos de espaço livre para que as pessoas possam se movimentar facilmente. Não coloque a maior mesa que couber, mas sim a maior que permitir uma boa movimentação.
bjos
Rosana

amelia · 20 de março de 2009 às 18:56

SOLICITO, POR GENTILEZA, E-MAIL DE CONTATO PARA ENVIO DE NOTÍCIAS DE SANTOS.
GRATA / ATT
AMÉLIA
SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DA PREFEITURA DE SANTOS (SECOM/SANTOS)

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 23:55

oi, Amélia!
Envie para rosana@simplesdecoracao.com.br
bjos
Rosana

paulo Sergio · 20 de março de 2009 às 01:28

na minha sala tem um conj de estofados 2.3 lugar na cor bege no assento e listrado de marron escuro e bge no encosto , vou revestir 2 poltronas que cor devo colocar nelas? A sala é bege clarinho,quero pintar a parede que vou colocar as 2 poltronas de outra cor, qual cor vc me indica ???pois vou fazer o efeito patina.

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 01:51

Oi, Paulo,
Sugiro que coloque uma das 2 cores dos estofados. OU uma cor que combine em contraste com a cor da parede que vc vai pintar e acrescente almofadas e objetos nesta cor pela sala.
abs
Rosana

Geu · 20 de março de 2009 às 18:46

Olá comprei um porcelanato preto para a minha sala que é muito grande e gostaria q me desse algumas dicas

abraços

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 14:00

Oi, Geu,
Dê uma olhada no post : http://www.simplesdecoracao.com.br/2010/11/revestimentos-para-pisos-e-paredes5-porcelanato/
Caso sua questão seja relacionada a cores, sugiro que coloque tapetes em cinza de médio para claro e use móveis e paredes claros tbém, principalmente se o ambiente for pequeno. Não estou falando branco, mas cores claras.
O preto é uma cor neutra, combina com praticamente todas as cores. Eu particularmente gosto de preto-branco-cinza; preto-cinza-vermelho, preto-cinza-amarelo nesta ordem.
bjo
Rosana

luciana · 20 de março de 2009 às 16:12

ola eu tenho um sofa preto de couro com uma cheise ,otapete e preto com uns fios prateados e bem fofinho,que cor eu devo pintar a parede que tem textura.obrigada

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 16:43

Oi, Luciana,
Dificil sugerir algo sem saber do resto do ambiente, como piso e móveis… mas uma sugestão que dá certo bastante com sofá preto é parede cinza, de claro a médio. Fica muito sofisticado.
bjo
Rosana

flavia · 20 de março de 2009 às 18:09

olá,
Eu tenho uma pergunta a minha sala esta em branco com uma parede em to bege escuro e agora quero compra um sofá e nao sei que cor devo compra,não sei se posso ousar com uma cor escuro ou se devo usar um tom sobre tom .Gostaria de uma opinião

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 16:51

Oi, Flavia,
É difícil lhe dar uma sugestão pq o bege pode tender para o vermelho, para o amarelo, para o verde, para o azul, enfim…Mas uma cor que ficaria bem na maior parte das situações é o cinza, de médio para escuro.
Pegue uma amostra do tecido do sofá , se possível e leve para casa para testar, ok ?
bjo
Rosana

iris · 20 de março de 2009 às 20:05

Oi Rosana
Moro em ap. minha sala de jantar e estar são juntas, minha sala de jantar (cadeiras com assento em amarelo claro misturado com azul e vinho) e rack da sala de estar são de imbuia, meu sofá é marrom café com encosto listado na vertical em marrom e bege, minhas paredes e piso são bege claro.
Qual cor de cortina, almofadas e tapete posso comprar, na sala a janela é da sacada e bate sol até 11 horas, por favor me ajude, obrigada.
Iris.

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 17:08

Oi, Iris,
Vc já tem amarelo, azul, vinho, marrom, bege … então, não acrescente mais cores diferentes. Sugiro que faça a cortina em bege ou marrom. O tecido deve suportar o sol batendo direto (tecido sintético, como o voal é ótimo. Se quiser pode usar um tecido natural e forrar com voal ou fazer cortina dupla com voal no lado externo para proteger o tecido natural.
As almofadas podem ser lisas nas cores do sofá e o tapete em marrom tbém, que pode ser mais claro ou mais escuro, dependendo da cor do piso (formando um contraste com ele).
bjo
ROsana

Veri · 20 de março de 2009 às 14:20

oi, Rosana, adorei seu blog e a forma como vc é atenciosa com as pessoas que o visitam! Parabéns! Tb tenho dúvidas a respeito de duas coisas: primeiro é um corredor íntimo, que dá acesso aos 3 quartos da minha casa… ele tem um hall quadrado (2,3 x 2,6 +ou-) onde fica a entrada da suíte principal e, então, segue o corredor, de 1 m de largura por 4 m de comprimento onde ficam os outros dois quartos… como decora-lo??? já tenho uma escrivaninha provençal com 3 prateleiras tudo em laca branca no espaço quadrado, que faz as vezes de escritório.
Outra dúvida é quanto à minha sala. São dois ambientes integrados (estar com TV e jantar). Ela mede 8,5 x 4 m, tendo em uma extremidade (parede de 4 m), bem no centro, a porta de entrada principal, com 1,40 m em 2 folhas. Na outra ponta, uma porta de 3 m que dá acesso à varanda/área de lazer. Ao lado dela, a porta que vai para o hall dos quartos. Não tem separação entre os ambientes. Quem chega, vê a sala inteira, sem privacidade nenhuma! Como separar os ambientes??? A decoração é em tons neutros, o sofá é de couro preto, mas precisa ser trocado o tecido. As cadeiras da sala de jantar são de madeira com encosto em tela marron e assento em croco marron. Rack, mesas laterais, buffet em madeira imbuia. Gostaria de usar azul misturado aos tons terrosos. Me ajude por favor. E rápido pois estou fazendo umas reforminhas e pintura nova na casa e queria aproveitar o momento! Agradeço desde já. Se precisar, fotografo pra vc! Abçs.

Responder

whenderlei · 20 de março de 2009 às 09:44

tenho duvida sobre minha sala ela é meio pequena e tem uma mesa de centro ao meio dela, o que devo botar de específico sobre ela? não tenho idéia do que posso faze, agradeso pela colaboração …

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 15:27

Oi, Whenderlei.
Olhe as idéias que coloquei nestes posts:
http://www.simplesdecoracao.com.br/2011/10/quadros-e-objetos-na-decoracao/#more-13524
http://www.simplesdecoracao.com.br/2011/08/como-usar-os-objetos-de-decoracao/
Acredito que vão lhe ajudar
bj
Rosana

Fabiane · 20 de março de 2009 às 10:16

Olá, estou a procura de sugestões para dar toque de aconchego e elegância nos ambientes do meu apartamento. Gostei muito das suas dicas sobre as salas pequenas! Voltarei mais vezes!

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 12:24

Oi, Fabiane!
Obrigada e volte sempre!
bjo
ro

Aline C.S.G · 20 de março de 2009 às 17:12

Adorei as dicas de decoração. Pra ainda que estava sem idéias, as decorações que tem aqui no site são muito bonitas! Adorei!

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 10:57

Obrigada, Aline!
bjo
RO

leticia · 20 de março de 2009 às 21:18

Olá

Estou iniciando uma obra agora e tenho dúvidas em relação ao projeto de minha sala que mede 6,40×2,70 de largura, minha arquiteta sugeriu o teto inclinado,o que voce acha? obrigada

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 18:43

Oi, Letícia,
Acho que vc deve conversar bastante com ela para entender o porque da escolha e quais as opções que vc tem além dessas. É vc quem decide , dentre as escolhas possíveis, a que deseja.
bjo
Rosana

Samir · 20 de março de 2009 às 09:59

Moro em um local tipo “área de festas” com cozinha integrada à sala de estar. É muito amplo e achei difícil de decorar. Comprei um sófá que é bege com listrinhas em marrom escuro e em verde que se confunde um pouco com o amarelo das paredes (o teto é branco). As cortinas são em bege claro. O piso é um bege claro também. A dúvida é: qual cor de tapete e tamanho devo comprar e a cor do rack (dúvida entre branco ou escuro)- a Tv será de 40. Qual cor posso combinar estas para a casa ficar mais moderna? (azul, laranja, vermelho? ou nehuma e como?). Tenho um painel na parede cozinha todo em amarelo que pensei em colar uns adesivos em forma de flores ou um papel de parede diferente, mas também tenho dúvida na cor. Agradeço imensamente se puder ajudar. Abraços!

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 01:39

Oi, Samir,
Sugiro o tapete em marrom como o marrom do sofá ou um pouco mais claro, se ele for muito escuro. O tamanho do sofá deve ser tal que tome toda a frente do sofá mais uns 15 a 20 cm além dele de cada lado. Como tudo é claro, o rack pode ser em madeira de média a escura. Vc pode acrescentar a este esquema de cores da sala (bege, marrom, verde, amarelo) objetos em vermelho/laranja, verdes e branco. As almofadas podem ser lisas e estampadas (flores ficam bem com listras e se usar estampado use só um que tenha menos marrom e mais verde com bege e misture com lisas) nas cores do sofá..
Tente adesivos no painel mas cuidado para não exagerar e poluir.
abs
Rosana

Samir · 20 de março de 2009 às 10:03

Em tempo: a cor em amarelo da casa é amarelo vivo (mesmo tom do escritório que tem em seu site)…Abraços

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 01:40

Neste caso, use amarelos mais leves e atenuados.
abs
ROsana

Claudia Helena Rodrigues · 20 de março de 2009 às 19:38

Olá, gostaria que vcs me ajudassem a decorar a minha sala de estar. Tenho um sofá na cor azul, gostaria de saber que cor de cortina, tapete e quadros combinam? Aguardo respostas. Obrigada.

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 01:44

Oi, Claudia,
É bem difícil pq vc não disse a cor do piso, paredes e demais móveis. De qualquer forma, o azul fica bem com o marrom (poderia ser a cor do tapete). A cortina para não errar, coloque em um tom um pouco mais escuro ou mais claro que a cor da parede onde ela está e nos quadros use todas as cores que já tiver na sala.
bjos
Rosana

veruscka · 20 de março de 2009 às 20:05

oi rosanafe, tenho um hall de entrada branco com uma parede lilas escuro, e tenho um roupeiro de parede branco lacado com as portas em vidro e nao sei como decorar, esse hall da acesso as outras partes da casa tem 4 portas que da acesso. me ajude

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 01:44

Oi, Veruscka,
Envie fotos para rosana@simplesdecoracao.com.br
bjo
Rosana

Lala · 20 de março de 2009 às 19:28

Gostei muito das dicas. Mas, gostaria de uma sugestão. A sala de estar possui um sofá de canto vermelho e estamos tentando fazer uma decoração mais leve. As paredes estão na cor branca. E gostariamos de colocar cortinas, pq há a incidência de muito sol nas janelas na parte da tarde, pensamos na cor bege/nude/branca. Mas, como deve ser feita a escolha de tecidos? Ainda usa-se o blackout? Enfim, como podemos aproveitar melhor a sala e deixa-la com um ar acolhedor?

Obrigada!

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 19:06

Oi, Lala,
Se vc não quer mexer no vermelho, uma boa opçao para trazer mais aconchego é pintar as demais paredes em cinza (que que prefiro) ou bege ou areia bem clarinhos. Eles quebram o impacto do branco/vermelho, que é forte. Qto às cortinas, escolha de acordo com a cor que escolher para as paredes, só que um tom mais escuro um pouco. E ainda usa-se o blackout mas hoje há opções melhores que aqueles tecidos metalizados antigos.
bjos
ROsana

QUELLI · 20 de março de 2009 às 19:37

OI ROSANA, GOSTARIA DE AJUDA, POIS NA MINHA SALA TENHO UM SOFÁ MARROM,UM RACK TABACO E A CORTINA MARROM AS PAREDES ESTAO BRANCAS QUE COR PODE COMBINAR COM OS MOVEIS.OBRIGADA
QUELLI

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 17:53

OI,Quelli,
Sugiro que vc coloque as paredes em bege ou off white tendendo para amarelo atenuado,bem claro.
bjo
Rosana

Gizeli · 20 de março de 2009 às 07:35

Prezada

Gostaria de dicas de cores de sofá para combinar com móveis amendoa com preto, pois minha mesa e o rack são destas cores.Eu tenho espaço apenas para um sofá de três lugares, pensei em cinza com almofadas cinzas com detalhes em preto, o que vc acha? e quanto aos acessórios gostaria também de algumas sugestões.Considerando que as paredes da sala são brancas. aguardo resposta. obrigada

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 17:57

Oi, Gizeli,
O Cinza combinará, mas sugiro que as almofadas sejam lisas e coloridas em cores mais alegres, para dar vida ao ambiente. Vc pode escolher as cores que mais lhe agradarem pois todas estas cores são neutras. Escolha entre 2 e 3 cores diferentes, além dos cinza, branco e preto.
bjo
Rosana

FRANCIOLLI LUCIANO · 20 de março de 2009 às 16:39

sei que voces apoiam a arte e tem feito isto com bastante frenquemncia. gostaria de proipor uma parceiria: estreiarei dia 24 deste a comédia não culpa eles culpa nós no teatro RACHEL DE QUEIRÓZ PELA III GUERRILHA DO ATOI DRAMÁTICO CARIRIENSE. O ambiente é uma sala de estar de uma familia de classse baixa. seria um sofá grande e dois pequenos e um tapete e no fundo um painel como se fosse a parede da sala com alguns desenhos de motivo esportivo. como contra partida será inserido nos folderes, cartazes e banneres o apoio de voces. grato franciolli luciano.

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 20:13

Oi, Franiolli,
Apoio mesmo, mas qual o apoio que vc deseja ???
aguardo
abs e SUCESSO!
Rosana

Marilene Ferreira · 20 de março de 2009 às 19:31

Gostei muito da dica de decoração vou da uma mudada na minha sala e no quarto do meu filho de 03 anos.

Responder

lorráynny guimarães · 20 de março de 2009 às 23:16

Meeee ajudaa por favorrr:D

Eu moro em um apartamento 60m² no máximo, meus móveis da sala são escuros,
a mesa é escura com a tampa de vidro, rack escuro, sofá escuro todos em um tom amarronzado. Preciso pintar a minha casa as paredes são todas brancas.
Qual cor pinto a sala?

MUito obrigada
bjuxz

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 18:33

Oi, Lorráynny,
Já pensou em pintar os móveis em cores mais claras ou alguns deles ao menos ?
Se não deseja fazer isso, mantenha as paredes e piso claros, em bege ou areia, ou branco.
bjo
Rosana

Oci · 20 de março de 2009 às 12:52

Olá,

Gostaria de algumas dicas de decoração para apartamento com gatos. Preciso conciliar beleza e resistência, pois os bichanos costumam afiar as unhas nos sofás e cadeiras,além da possibilidade de escalarem cortinas e lustres. Vejo inúmeras dicas de decoração nos mais diversos lugares, mas ninguém pensa no dia-a-dia das residências com seus pets e tudo o mais.

Grata

Responder

Nelsi · 20 de março de 2009 às 19:39

Ola estou em processo de reforma e optamos por um sofá 2 lugares + chaise na cor cinza. No mesmo ambiente ficara uma sala de jantar com mesa de 8 lugares. Que tecido (cor) posso usar para estas cadeiras ??

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 18:44

Oi, Nelsi,
Cinza é neutro. fica bem com praticamente qquer cor. Eu adoro cinza com vermelho + bege OU preto + branco OU azul turqueza + cinzas em tons diferentes.
vc tem grande range para escolher mas opte por ter uma cor mais forte e viva para alegrar o espaço.
bjo
Rosana

Renata B · 20 de março de 2009 às 13:34

Gostaria de saber se posso colocar uma mesa de 1,00 de diam. em cima de um tapete redondo de 2,00 de diam.

muito grata!

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 12:11

Oi, Renata,
Pode, desde que as cadeiras possam ser movimentadas sem movimentar junto o tapete e havendo espaço livre bastante em volta do tapete.
bjos
Rosana

Lucia Siqueira · 20 de março de 2009 às 09:49

Rosana adorei seu blog,estou mudando a cor das paredes de minha sala,gostaria de pintar de lilás a sala onde fica o sofá. Sendo que o sofar é bordor,vc acha que vai ficar muito contraste?

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 18:43

Oi, Lucia,
O lilás e o bordo tem vermelho. Então deve ficar bom sim
bjo
Rosana

Antônia · 20 de março de 2009 às 15:11

Olá Rosana boa tarde.
Tenho uma sala em tons de cinza,branco e preto.
O sofá é de 3 lugares e esta com baguetes cinza com preto,eu queria trocar por almofadas,e deixar o ambiente bem clean,lembrando que tenha uma tela bem grande colorida,que cor devo usar as almofadas.
Obrigada.

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 18:56

Oi, Antonia,
Com cinza, branco e preto vc pode (e deve) usar praticamente qquer cor. Eu gosto de vermelho, amarelo tipo ouro velho, azul e verde (uma destas cores).
bjos
Rosana

Mércia ConstruClick · 20 de março de 2009 às 11:25

Parabéns pelas dicas são realmente muito boas. Na verdade todo o blog é. Parabéns

Responder

Nayane de Queiroz sousa · 20 de março de 2009 às 15:18

amei todas as dicas e gostaria de receber mais dicas em meu e-mail….
agradecida

parabens

Responder

Fabricia · 20 de março de 2009 às 16:49

Oi! Adorei todas as suas dicas! Eu e meu marido compramos nosso 1º apt e estamos perdidinhos quanto a decoração, cores e etc. Mas nosso maior problema é que a sala é um retângulo de 6m x 3.30m(para jantar e estar)e não sabemos como dispor os móveis visto que não podemos usar nenhuma das paredes de 3.30m. Uma é toda de vidro, dá para varanda e a outra é como a parede de um corredor pq a porta de entrada do apt e a porta para os quartos ficam de frente uma para a outra e de lado para esta parede de 3.30m. Por favor nos ajude.Desde já agradecemos.
Bjs

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 20:05

OI, Fabricia,
Este seria um serviço de consultoria de decoração, não uma dúvida. Caso esteja interessada,escreva para rosana@simplesdecoracao.com.br, envie a planta baixa e fotos da sala e dos móveis que possui e deseja manter.
abs
rosana

Rose · 20 de março de 2009 às 17:10

Olá,estou em duvida,minha sala é bem grande pois é
conjugada om a sala de jantar.Quero fazer uma decoração
com gesso no teto, mais não sei se coloco duas sancas
diferentes,se coloco duas iguais ou se coloco uma unica
para os dois ambientes,o que vc sugere?
Abraços!!!

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 20:06

Oi, Rose,
Atualmente as sancas são o mais simples e retas possíveis, nada muito elaborado e como os ambientes são conjuntos, sugiro qe seja do mesmo modelo para todos.
bjo
Rosana

leide · 20 de março de 2009 às 11:58

bem gostaria de saber com qual cor a minha sala ficaria legal e se os moveis tem que combinar com a cor?obrigada

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 01:51

Oi, Leide,
Infelizmente não tenho como lhe dizer que cor vai ficar bem na sua sala, pq não sei como ela é, que móveis tem , que piso.. etc. Mas cores neutras e leves são sempre fáceis de dar certo, como beges e cinzas bem claros e off whites tendendo para a cor que vc mais gosta, bem clarinho… Combinam com quase tudo.. E os móveis não precisam ser da mesma cor, mas ficar bem com a cor escolhida. Se vc usar qquer das cores que falei, estas ficam bem com madeiras em geral, ok ?
bjos
Rosana

Mariana Help!! · 20 de março de 2009 às 09:34

Gostaria de saber se em uma sala,com rack branco com espelho,mesa de centro branca com detalhe preto, sofás de um branco meio bege e com almofadas estampadas com lilas e o piso marrom daquele que passa sinteco (ñ sei se sabem qual é!!!),ficaria legal um tapete da cor do sofá,das almofadas ou preto e qual o tamanho do tapete já que o do rack é 1,80? Grata!

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 20:17

Oi, Mariana,
O tapete pode ser da cor do sofá mas um pouco mais escuro (uma cor entre a cor do sofá e a do chão, entende?) O tamanho do tapete depende do sofá: Compre um tapete que seja mais largo uns 30 a 40 cm que o sofá.
bjos
ROsana

Renato Antunes da Silva · 20 de março de 2009 às 14:29

Tenho em minha sala sofá de 3 e 2 lugares em couro bege,a mesa de centro e a mesa de canto e o rack nos tons terracota,qual seria a cor das almofadas que ficaria bem.
Observação:Pintei uma parede que é pequena na cor verde alecrin que fica atrás do sofá e as outras paredes é da cor pérola.Obrigado e parabéns pelo site de dicas.

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 23:05

Oi, Renato,
Desculpe a demora,
Sugiro que as almofadas tenham verde similar ao da parede, além de marrom puxando um pouco para o avermelhado do terracota.
bjo
Rosana

André · 20 de março de 2009 às 22:58

Boa noite, poderia me ajudar? Comprei um sofá em couro marrom escuro e os móveis da sala em imbuia e as paredes são amarelo claro. Qual a cor ideal para o tapete e a cortina? Grato.

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 23:12

Oi, André,
Não sei a cor do piso, mas uma forma de não errar na cortina é faze-la em tons neutros (cinza, bege, areia) ou na mesma cor mas mais clara que a parede onde estiver. Qto ao tapete, pode ser um tom de marrom mais claro que o do sofá.
abs
Rosana

arminda · 20 de março de 2009 às 14:50

Olá, gostaria de saber se posso combinar o tabaco dos móveis do meu quarto com branco?

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 09:56

Oi, Arminda,
Sim, combine! Vai clarear e dar leveza.
Outra idéia é um bege bem clarinho.
bjos
Rosana

vania · 20 de março de 2009 às 19:20

Gostaria de uma dica: minha sala tem 9,00 de comprimento por 3 de largura; coloquei um sofa em l de 3,00 e acima dele quero colocar um quadro; qual seria o tamanho ideal para este quadro? E mais uma duvida: na parede do fundo da sala (3m) tem uma porta de 2m que da para varanda e no restante desta parede (1m), tem um buraco de ar condicionado no alto; gostaria de saber o que colocar nesta parede embaixo do ar condicionado, pois apesar de pequena e a parede que mais se ve quando entramos na sala. Lembrando que na parede ao lado desta (3m) tem o sofa e o quando que te pedi a dica de tamanho.Muito obrigada!

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 23:16

Oi, Vania,
Como o sofá é grande, sugiro que ao invés de um, coloque diversos quadros, formando um conjunto que tome todo o espaço ou um pouco menos (uns 20 cm de cada lado). Nesta parede do ar vc pode colocar outro quadro, e iluminá-lo com um spot direcionado vindo do teto, levando asim a atenção para o quadro e não para o ar, entende ?
bjo
Rosana

Simone · 20 de março de 2009 às 17:57

Olá Rosafane,

Gostaria de uma sugestão para pintar as paredes da minha sala. O piso é de porcelanato opaco em tom de areia/bege imitando mármore. Placas grandes. A sala é pequena 2,5m x 3,00. O jogo de sofá é preto de dois e três lugares em couro sintético. O rack é branco com gavetas pretas. Gosto muito do feng shui. E gostaria de sugestão para pintar as paredes. Pensei em vermelho fechado (uma delas), mas não sei se ficaria bem a que seria colocado o rack com a televisão. E as outras três colocaria branco, ou cinza claro? Não sei tenho dúvidas. E as cortinas? A janela é ao lado da porta de entrada. Gostaria de sua ajuda. Obrigada

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 23:22

Oi, Simone,
Se o vermelho for fechado (nada vivo) vai ficar legal, mas eu sugiro que vc use cinza médio nesta parede e vermelho nos detalhes da sala.
Nas outras, branco ou cinza bem clarinho. As cortinas podem ser em bege bem claro ou areia.
bjos
Rosana

suzana ribeiro · 20 de março de 2009 às 09:44

Moro em uma casa bem bacana no bairro de Sta Teresa, mas preciso dar um gás na decoraçao da minha sala. o espçao deve ter mais de 50 metros, mas parece pequeno pq a disposiçao das paredes não é legal. Preciso de uma ajuda. Tenho como mandar foto do espaço com os móveis que tenho para que possa ser sugerido algo?
Obrigada

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 12:23

Oi, Suzana,
Caso esteja interessada em um orçamento para uma consultoria de decoração, envie a planta e fotos para rosana@simplesdecoracao.com.br.
Mas se deseja retirar / modificar paredes, sugiro que consulte um arquiteto que vá a sua casa e veja se há possibilidade de fazer isso, ok ?
bjo
ROsana

LILIANA · 20 de março de 2009 às 21:19

Olá Rosana, boa noite
Por favor gostaria de umas dicas de decoração para um apto pequeno (50m). Fica legal papel de parede apenas na parede da televisão? E o sofá, qual tipo mais indicado? Tipo tecido, courino…obrigada,Liliana

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 09:41

Oi, LIliana,
Fica legal sim o papel (sugiro vinílico ou impermeabilizado) e o tecido procure por Aquablock (veja se gosta do contato – eu gosto para lugares com praia e ou bichos, inclusive para dentro de casa).
bjo
RO

Brenda · 20 de março de 2009 às 12:59

Muito lindo os moveis de mais da conta só… amei as salas e a mesa de vidro lindo de mais..

Responder

Sandra Mara · 20 de março de 2009 às 23:22

Sandra Help!!
dezembro 11, 2011 00:21
Gostaria de saber se em uma sala,com rack branco ,mesa de centro branca ,aparador branco, sofá azul claro com bege e cortina branca o piso bege meio craquelado,Qual a melhor cor para o tapete ,objetos , quadros. E qual tipo de iluminação voce aconselha na minha sala com o forro de gesso?
Grata!!

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 13:21

Oi, Sandra,
Sugiro que o tapete seja em um marrom de médio para escuro pois me parece que sua clara está toda bem clara..
Se tem forro de gesso poderá colocar plafon e spots embutidos. Atualmente está se usando muito fazer rasgos iluminados nos forros. fica bem bonito.
bjo
Rosana

Carol Carneiro · 20 de março de 2009 às 15:19

Olá! Bacana as dicas! Para quem está arrumando seu lar ajuda a se orientar, a ter uma noção de espaços. Mas acredito que a presença de um bom profissional é indispensável, não é! Assim o cliente terá maior segurança e tranquilidade sabendo que tudo estará ergonomicamente correto e em harmonia. bjs: Carol Carneiro

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 10:28

Oi, Carol!
Obrigada por sua visita e comentário e é claro que concordo com vc, mas é ótimo quando encontramos um cliente que possui estas noções básicas, não é ? É este um dos objetivos do Simples Decoração.
beijocas
rosana

Carlos · 20 de março de 2009 às 14:37

Olá boa tarde, estava querendo decorar e alterar o espaço da minha sala de TV. Minha casa possui 2 entradas, uma pela sala de tv e outra pela cozinha. A porta da sala de TV fica inativa e não usamos. projetando a minha modificação eu acabaria com essa porta da sala social. Minha pergunta é. Teria algum problema acabar com essa porta e a casa ficar com entrada somente pela cozinha?

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 23:19

Oi, carlos,
Se vc recebe eventualmente pessoas que não quer que vejam a sua cozinha, é um problema. E eu acho que se não acontece agora em algum momento vai acontecer, então, acho que não é uma boa idéia acabar com a porta para a sala.
bjo
ROsana

cristiane · 20 de março de 2009 às 13:43

Olá,gostaria de algumas ideias para minha sala.Como faço para mandar uma foto para ter alguma dicas.Obrigada.

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 23:36

Oi, Cristiane,
Mande para rosana@simplesdecoracao.com.br em formato pequeno, ok ?
bjo
ROsana (desculpe a demora)

Adriana · 20 de março de 2009 às 21:25

Oi Rosane, quero trocar o tecido do meu sofá ele tem captone nos braços e no encosto e é em chenile, quero colocar couro preto e continuar com os captones, ele será usado em uma sala de estar reservada, o que vc acha?

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 23:40

Oi, Adriana!
Capitone em couro é lindo! Aprovado!
bjos
Rosana

karla · 20 de março de 2009 às 16:36

comprei um sofa chumbo incrivel,mas nao sei decorar combina com oque eque cores_

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 11:16

Oi, Karla,
Cinza combina com praticamente tudo, é uma cor neutra. Eu gosto de cinza com vermelho ou amarelo (ou os 2) , Ou azul Ou verde (ou os 2). O cinza realça as cores vivas.
bjo
Rosana

rósario · 20 de março de 2009 às 22:19

eu tenho 08 anos e meu nome é rósario eu tenho um quarto que parece com aquele quarto roxo

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 23:30

Oi, Rosário!
Obrigada por aparecer e comentar!
Parabens pelo seu quarto, deve ser bem bonito!
bjo
Ro

kesia · 20 de março de 2009 às 23:01

kesia
tenho uma sala com sifa junto com a de jantar e o sofa e preto e uma parede vermelha o que faco para clrariar.obrigado

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 00:02

Oi, Kesia,
Para clarear talvez vc precise mudar a cor da parede vermelha para uma cor mais clara, assim como acrescentar objetos e almofadas em cores vivas e claras.
Caso não queira mudar a parede, acrescente muitos objetos e/ou cortinas, almofadas, etc em branco ou usando muito branco. Outra idéia é colocar na parede vermelha um espelho.
abs
rosana

Marcelina · 20 de março de 2009 às 13:08

Estou decorando minha casa. Tenho as cadeiras da sala com o estofado em amarelo queimado e as cortinas da mesma cor.O tapete é bege com alguns detalhes em vermelho. Gostaria de saber a cor que eu posso comprar umas almofadas para dar um contraste.

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 00:10

oI Marcelina,
As almofadas podem ter os tons da sala (amarelo, vermelho, bege). Use algumas estampadas nestas cores acrescentado de verdes e marrons
abs
Rosana

Lucy · 20 de março de 2009 às 18:47

Boa noite,tudo bem?Gostaria de receber algumas dicas para decorar sala de estar.Se possível me ajude a tirar algumas dúvidas.Minha sala de estar é pintada na cor palha e uma parede rosa.Nesta sala coloquei um sofá marfim e duas poltronas marrom,queria colocar uma mesa de centro e um aparador mas ñ sei q/ cor devo usar. Olhe a cortina é de cor branca.Fico grata se puder me ajudar.bjs.

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 10:41

Oi, Lucy,
As cores que escolheu norlmalmente ficam ótimas juntas. Sugiro que a mesa e o aparador sejam de madeira clara, puxando para o mel e tenham tampos em vidro para pesarem menos no ambiente.
bjo
Rosana

Nil · 20 de março de 2009 às 09:58

Olá… Gostaria que me desse umas dicas … Minha sala é pequena mas iluminada … as paredes são todas brancas, meu sofa é vermelho … Gostaria de ter um espaço aconchegante e alegre … q cor de cortina, tapete, e poltronas devo usar? Tenho um quadro com a moldura tabaco e um com a moldura creme eu posso usar? Posso pintar uma parede de um tom mais escuro … q cor vc sugere? Agradeço se puder me ajudar. Obrigado! Bjsss

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 12:23

Oi, Nil,
Sugiro uma parede (a do sofá) em cinza médio, que fica super bem com o vermelho. A cortina pode ser tanto em bege como em cinza claro. O Tapete pode ser marrom médio e as poltronas pode ser estampadas com fundo bege ou cinza e as cores vermelho, amarelo, verde ou azul. O quadro deve ficar bem já que as cores são neutras.
bjo
Rosana

alexandra · 20 de março de 2009 às 15:35

ooi tdo bem,, gostaria de um conselho,, tenho uma estante grafite com preto,, e um tapete bége claro, sem mesa de centro,, e o meu soalho é parque escuro avermelhado,, q cor poderia comprar o sofá? gostei mt de um sofá de canto bége riscado será q combina? abraços…

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 15:44

Oi, Alexandra,
Com certeza vai combinar. Acrescente objetos em cores vivas que vc goste para o ambiente ficar mais aleegre.
bjo
Rosana

auxiliadora · 20 de março de 2009 às 14:39

minha sala e pequena oquer eu coloco na querodeixa perquena

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 15:57

Oi, Auxiliadora,
Se a sala é pequena, para ela parecer maior use cores claras na parede (bem claras mesmo, branco ou quase branco), poucos e pequenos móveis. Se possível ou o piso claro ou os moveis claros. Acrescente cores vivas e quentes (como amarelo, laranja, azul real…) nos detalhes.
bjos
rosana

Sandra Bastos · 20 de março de 2009 às 15:38

Olá, gostaria de saber se está fora de moda usar porta retratos para decoração de sala?? gosto muito de fotos, se puder me dar algumas dicas.

att,
Sandra Bastos

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 00:18

Oi, Sandra!
Sugiro colocar poucos e em um lugar específico, uma prateleira em um estante, ou um em uma mesinha, nada demais e nada chamativo demais.
beijoca
Rosana

Nil · 20 de março de 2009 às 07:41

Olá Rosana! Primeiramente gostaria de parabenizar vc pelo seu blog… muito interessante, dicas ótimas … estou adorando tudo … ja sou sua fã de carteirinha rsrrsrsr… Bem estou aki pra te pedir umas dicas, preciso urgente de sua ajuda …Minha sala é pequena 4×3,5 … tem uma iluminação boa … meu piso é clarinho (creme) as paredes são todas brancas …me sofa é vermelho (mas não é escuro… é um vermelho no tom desse arranjo junto com esse sofa azul de alvenaria acima) Bom, gostaria de uma opinião sobre qual a cor indicada para comprar a cortina, tapete e almofadas … tbm quero fazer uma parede num outro tom …pensei no cinza oq vc axa? Estou comprando 2 poltronas com o fundo cinza e com flores pequenas pretas, elas são cromadas, oq vc axa? Tenho 2 quadros de flores vermelhas, folhas verdes … um com a moldura tabaco e outro com a moldura creme … posso usar na sala? Aguardo ansiosa sua resposta… Bjssssss

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 17:12

Oi, Nil,
A coritna pode ser em bege claro ou no cinza (ou um pouco mais claro que ele) que vc quer colocar na parede – vai ficar bem pq cinza combina bem com o vermelho. Ok para as poltronas. O tapete tbém pode ser em cinza medio ou mais escuro ou listrado com cinza, bege, vermelho (em menor qtd), as almofadas vc pode usar todas as cores já usadas na sala toda. inclusive o verde dos quadros Ok para o os quadros tbém.
bjos
rosana

re · 20 de março de 2009 às 21:48

vou colocar porcelanato branco na sala quero colocar outro piso mais escuro na volta.tem q ser porcelanato?pode ter uma cor tipo de madeira? onde posso ver outras ideias?

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 10:57

Oi, Re,
Não necessariamente precisa ser porcelanato, pode ser cerâmica, ladrinho hidráulico, lajota, enfim, qquer revestimento… Dê uma olhada nos porcelanatos imitando madeira, que pode ser o q vc está procurando.
bjo
Rosana

lucia · 20 de março de 2009 às 18:47

Boa noite me ajude por favor. Minha sala é pequena e é sala de tv de estar e de jantar mede 3,80 x 8,0mt paredes verdes médio e na parte da sala de jantar é laranjado(02 partes da parede o passa pratos e a parte do fundo) tenho um sofa grande demais bonito marrom escuro e é daqueles modelos em “L” arredondado p/05 lugares.Gostaria de saber o que posso fazer na decoração porque vou comprar um rack e cortinas(ou sugestão)a entrada da sala é direto aonde estaa televisão. Você pode me ajudar?? posso colocar o rack na mesma direção da porta?? que cores devo comprar é ideal um tapete? Me dê uma sugestão. Você é expert no assunto. Grata Lúcia

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 11:51

Oi, Lucia,
Obrigada, mas não sou expert, só estudei um pouquinho.. rs!
O verde e o alaranjado já devem dar bastante cor e contraste às suas salas. Por isso acho que o rack e as cortinas devem ser em cores neutras, tipo uma madeira em cor média meio dourado, como freijó, por exemplo. A TV deve ficar lateralmente à janela (se ficar atrás ou de frente para janelas atrapalha a visão) e tbém não deve estar na área de circulação entre portas (pq as pessoas passando de um lado para o outro vão atrapalhar quem está vendo).
Qto ao tapete, vc não disse a cor do piso, mas acho que um cinza médio ficaria bem.
bjos
Rosana

Luciany Siqueira · 20 de março de 2009 às 01:34

Gostaria de que vcs me tirassem uma dúvida . Quero fazer uma reforma na minha sala de star. As paredes são brancas e o chão tbm. Gostaria muito que vcs pudessem me informar que cor de móveis posso comprar. Minha sala de star é junta com sala de jantar. Minha sala no total deve ter uns 6m de comprimento e 4 de largura. Por favor preciso de ajuda. Obrigada.

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 11:54

Oi Luciany,
Os móveis podem ser em madeira, que pode ser clara ou escura (a clara vai dar um tom mais jovial) .
bjos
rosana

Cesar Carneiro · 20 de março de 2009 às 10:59

Qual da distancia mínima entre a mesa de centro e os sofás de ambos os lados em uma sala retangular?
Quantos centimetros o tapete deve ser em butido abaixo do sofá?

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 11:58

Oi, Cesar,
A distância da mesa de centro para o sofá deve ser tal que, sentado, vc a acesse com facilidade e mesmo assim, uma pessoa possa passar sem dificuldade. Normalmente por volta de 60 cm. O tapete pode ficar embutido abaixo do sofá uns 15 a 20 cm.
abs
Rosana

flavia · 20 de março de 2009 às 02:30

oi ro tenhor uma parede q divide acozinha do quarto e ela e de tabique estava pensando em decora com bambum coloca na porta de entrada do quarto e no espelho que vou coloca na sala montar uns quadros com o bambum o que vc acha. fla bjs

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 12:10

Oi, Flávia,
Acho boa idéia, mas faça a aplicação de bambu de uma forma que não fique muito rústico, ok ?
bjo
Rosana

Andrêya · 20 de março de 2009 às 11:36

Olá, Rosana! Gostaria de saber se existe a obrigatoriedade de haver um pendente sobre a mesa da área de jantar (numa sala de estar e jantar conjugadas) ou se há alternativas. Desde já agradeço muito!

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 19:11

Oi, Andrêya,
Não há obrigatoriedade nenhuma, menina!
bjo
Rosana

Priscila · 20 de março de 2009 às 18:43

OI, adorei seu blog e estou utilizando várias dicas! Tenho uma pergunta: para decorar uma mesa redonda, preciso de jogo americano redondo tb, ou posso compor com outras formas, retangulares, quadradas, etc. E como compor sem erro o jogo americano e sousplait na mesa redonda? Obrigada!

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 23:42

Oi, Priscila,
O jogo americano redondo ou oval vai compor melhor e organizar melhor os espaços. Uma combinação bonita é quando o sousplat é de uma das cores do jogo americano.
abs
Rosana

Marcia Helena · 20 de março de 2009 às 21:33

Olá Rosana, tenho um sofá marrom com almofadas e uma manta em azul, gostaria de saber se cairia bem uma mesa de canto ,entre os dois sofás, de madeira de demolição com detalhes em azul ou uma luminária-mesa branca? E se na mesinha central posso usar uma espelhada com uma dessas duas opções acima. Obrigada bj

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 23:44

Oi, Marcia Helena,
Particularmente prefiro a mesa branca, pois daria mais leveza e claridade ao ambiente. A mesa central pode ser espelhada sim.
bjo
Rosana

rose f both · 20 de março de 2009 às 14:38

oi eu tenho un jogo de sofa da cor vermelha que cor devo pintar as paredes e que cor de manta devo usar para por encima do sofa. obrigada rose

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 01:12

Rose,
Vc pode usar um cinza médio por exemplo que fica super bem com vermelho. E a manta pode ser cinza com detalhes ou listas em vermelho mesmo. Ou se quiser acrescentar uma estampa, use uma com fundo cinza e desenhos em verdes, marrons, vermelhos (pouco), beges.
bjo
Rosana

ADRIANA SILVA PENHA · 20 de março de 2009 às 18:46

OI ROSANA MINHA SALA E PEQUENA E QUERO SABER SE POSSO USAR ALMOFADAS COLORIDAS NO MEU SOFÁ QUE E MARRON CLARO

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 16:58

Oi, Adriana,
Claro que pode usar almofadas coloridas no sofá marrom claro! Use cores que já existam na sala.
abs
Rosana

Fabricia · 20 de março de 2009 às 14:42

Olá! Preciso de sua ajuda.
Minha sala de tv/estar é conjugada com a sala de jantar.Comprei o painel e rack da tv de madeira num tom que chamam de acácia. A mesa de jantar é de vidro com madeira cor de mel e as cadeiras são também de madeira mel com estofado creme. Como faço para integrar as duas salas apesar dos dois tons diferentes de madeira? Bjs!

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 18:03

Oi, Fabricia,
Para integrar, esqueça as madeiras e pense nos revestimentos e objetos de decoração. Os tons são em geral neutros, logo, acrescente 2 cores que goste e coloque-as em forma de almofadas, objetos decorativos, quadros, enfim, espalhados pelos 2 ambientes. Assim vc conseguirá a integração.
bjo
Rosana

edineide · 20 de março de 2009 às 09:05

Oi! estou tentando decorar minha sala mas estou perdida. gostaria de saber que cores usar no tapete, cortinas e almofadas pois meu sofá é verde e as paredes sao brancas , obrigada.

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 18:14

Oi, Edineide,
O verde fica bem com o laranja e lilás em objetos e almofadas. O tapete pode ser em marrom, as cortinas em bege tendendo para o marrom tbém.
bjo
rosana

ivone · 20 de março de 2009 às 17:46

quero montar uma sala na frente para visita e tv e a segunda sala quero de jantar, mas quero saber se fica bem e o que devo fazer que moveis usar

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 18:26

Ivone,
INfelizmente, sem ter mais informações sobre os ambientes fica difícil. De qualquer forma, uma resposta não seria o bastante para vc. O que vc deseja é uma consultoria ou projeto. no momento não estou realizando consultorias no momento, mas se vc morar no RJ (z.sul ou oeste) posso lhe dar referências.
bjo
rosana

Nil · 20 de março de 2009 às 08:48

Olá Rosana … Obrigado po ter tirado minhas duvidas … mas como eu estava ansiosa pra poder comprar e organizar minha sala, acabei me prescipitando e comprei algumas coisas antes de ver sua resposta … Bem vamos la … meu sofa é vermelho, comprei uma cortina com o fundo bege com algumas mesclas( bem pequenininhas) em marrom claro, um tapete marrom no tom das mesclas da cortina( piso bege)… a poltrona eu comprei com o fundo marrom clarinho e com flores marrom escuro … (eu tinha visto em outras resposta q vc falava q o vermelho com marrom ficava bom … como gosto de marrom resolvi optar por essa cor)Gostaria de saber se esta certo minha escolha e quais cores posso usar nas almofadas? posso continuar usando os quadros q falei antes?(flores vermelhas, verde, fundo bege …um de moldura tabaco e outro de moldura bege)Posso fazer uma parede de outro tom? Qual cor posso usar? Tenho na sala uma planta artificial(Verde) num cachepó tabaco pode continuar la? Obrigado, aguardo sua resposta. Bjssssss

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 18:32

Oi, NIl,
Acho que suas escolha deve ter ficado boa, sim! As almofadas podem ser em marrom, bege, e eu acrescentaria uma outra cor, que pode ser um azul bic Ou um amarelo forte.
Coloque planta de verdade, ok ?
bjo
Rosana

denise · 20 de março de 2009 às 09:16

Rosana,

Bom dia.

Suas dicas são fantásticas. Estou doida para criar um ambiente mais aconchegante e decorado da minha sala mas não sou muito boa nisso.
Tem algum e-mail que eu poderia te enviar umas fotos para que você me fizesse o enoooooorme favor de dar uma pitada de bom gosto e decoração?
Obrigada

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 18:45

Oi, Denise,
Infelizmente no momento estou terrivelmente atarefada com diversos projetos… veja a data em que estou lhe respondendo… Além disso, respondo gratuitamente dúvidas específicas. AMbientes inteiros são resolvidos com uma consultoria de decoração ou projeto de DI. Neste momento naõ estou aceitando novos trabalhos, mas se vc morar no RJ (zona oeste ou sul) posso lhe dar referências.
abs
ROsana

Rosângeça · 20 de março de 2009 às 15:11

Oi,Boa tarde.
Tenho um sofá marrom claro, 3lugares um sofá vermelho estampado som vinho 2lugares e duas poltronas pretas. qual a cor ideal do sofá para ficar aconchegante? E quais as cores me sugerem para pintar as paredes?(tem a copa integrada) Muito obrigada. Rosãngela

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 19:08

Oi, Rosângela,
Vc tem um sofá marrom claro, um vermelho estampado com vinho e 3 poltronas pretas ? É isso ? Espero que sua sala seja bem grande! Mas não sei qual sofá deseja mudar a cor, se o marrom ou o vermelho e nem sei pq vc está querendo mudar, o que não lhe agrada, as cores das paredes e pisos… então, não tenho como lhe responder satisfatoriamente…
aguardo
abs
RO

Rosangela · 20 de março de 2009 às 18:14

ola, tenho uma sala composta por 2 paredes sendo q as outras 2 são 1 q esta a porta de correr, e a outra é tipo de uma passagem pra sala de jantar, essas duas q sobrou, 1 vou colocar sofa, a outra uma estante de marmore, a minha duvida é essa parede q esta a porta de correr, eu posso colocar algum movel do lado? ou mesmo colocar uma cortina fica feio? se eu quiser colocar um conjunto de sofa e na parede q ta a porta de correr posso colocar a estante? obrigada pela atenção

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 19:11

Oi, Rosangela,
Se o móvel que vc quer colocar não atrapalhar a passagem nem a abertura da porta, é claro que pode (esta resposta cabe tbém para a outra opçao – pense sempre na circulação). A cortina só se houver alguma razão para colocá-la (diminuir a luminosidade, aumentar a visibilidade,etc).
bjo
rosana

marlene · 20 de março de 2009 às 19:18

estou montando uma loja de sapatos e meus moveis sao de mdf claro as paredes sao brancas eu estou na duvida da cor do puff sao 3 de forma retangular e redondo qual cor que ira ficar melhor poderia me dar uma dica ate mesmo da parede externa que ainda nao escolhi a cor. obrigado

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 19:24

Oi, Marlene,
Se a loja tem um logotipo , uma marca, use as cores dela para os pufss. Se não, depende do publico que vc deseja: Se for uma loja popular, tons mais fortes e simples (azul, vermelho, amarelo). Se for uma loja mais sofisticada tons neutros (variações de marrom, por exemplo) ou quentes fechados (vinho, por exemplo). Pense tbem em 2 lisos e um estampado. A estampa pode ser só com textura e com a mesma cor.
bjo
Rosana

danielli · 20 de março de 2009 às 16:21

ola…acabei de me casar e estou arrumando a casa o sofá que ganhei é marron escuro e estou em duvida qual a cor que posso pintar sala eu queria pintar somente uma parede quanto a cortina gostaria de colocar uma com tom de marron mais acho que vai escurecer a sala o cor da cortina tem que combinar com o sofá? desde ja obrigado

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 19:44

Oi, Danielli,
Vc pode pintar a parede atrás do sofá com uma das seguintes cores – depende do seu gosto – vermelho fechado, bege, amarelo, marrom claro, areia, verde oliva. As demais pode pintar com branco ou um off white tendendo para bege (se escolher vermelho, bege, marrom claro, areia e verde oliva) ou amarelo (se escolher amarelo). A cortina pode ter cor mais clara ou mais escura que as paredes ou o sofá.
bjo
Ro

Angélica Rosa · 20 de março de 2009 às 09:39

Olá Rosana,
Quero conseguir organizar minha sala de estar corretamente e com simplicidade.
Eu tenho dois sofás de 3 lugares, um bege e o outro preto e branco. Não escolhi, ganhei de pessoas diferentes, pois casei há um mês e ainda estou aceitando o que me vem. Não acho que eles combinem, o que você me diz? Pensei em comprar capas de sofá para que os faça combinar de alguma forma. O piso da minha sala é uma cerâmica tipo madeira, então é escuro. Tenho um móvel de madeira na sala, tipo um rack. Tenho também uma espreguiçadeira colorida, também ganhada. Como faço para organizar tudo isso. Tem como eu mandar para você uma foto da minha sala para que você possa entender melhor e até poder ver o tamanho e uns quadros que tem também, não sei. Me ajude.
Angélica.

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 12:30

Oi, Angelica,
Mande as fotos em tamanho pequeno de arquivo para rosana@simplesdecoracao.com.br.
bjo
ROsana

Maria Aparecida · 20 de março de 2009 às 11:29

Queria fazer um sofa em L na minha sala em alvenaria, mas nada brega, vi a foto acima e achei legal porque me parece que o encosto se ‘ amarra’ em algo para nao ficar escorregando. Como faço isso? Voce tem alguma ideia de decoração com sofa neste estilo em alvenaria? Queria em couro ou courissimo porque aqui se usa o sofa pra deitar então teria de ser confortavel (mais largo) Queria dicas de material para as almofadas, forro e da base se possivel. obrigada desde ja.

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 20:00

Oi, Maria Aparecida,
Vc pode fazer como um varão de cortina, preso à parede (em metal) e colocando alças nas beiradas superiores das almofadas. Vc pode usar juta ou algodão nas almofadas.
bjo
Rosana

Monique Morgado · 20 de março de 2009 às 14:58

Gostaria de umas dicas. Minha sala é pequena,gosto dos tons verde e marrom. Qual a combinação que eu poderia fazer pintando a parede de verde. Gostaria de comprar reck ou home de madeira,fica legal?

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 20:06

Oi, Monique,
Verde e marrom fica super bem com laranja. Sugiro madeira clara.
bjo
Rosana

DANIELA ENGRACIA · 20 de março de 2009 às 15:54

Olá Rosana,
tenho uma sala pra dois ambientes onde a cor predominante dos móveis é de madeira escura e os estofados (cadeiras mesa jantar e sofá) são beges, a cor da parede é no tom de bege claro. Minha dúvida é se posso colocar um tapete listrado nos matizes do bege, cru e marrom já que tudo é liso e natural e aproveitar das cores nas almofadas casando com o tapete e quadro na parede de flores vermelhas e fundo branco com uma moldura mais escura pra contrastar com a parede bege? Fico com medo de ficar tudo muito marrom e bege.
Beijos e obrigada.

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 10:40

Oi, Daniela,
Pode sim . A base em cores neutras é ótima para que vc acrescente detalhes de decoraçao (objetos, almofadas, etc) em uma cor viva que vc goste. No seu caso pode ser vermelho ou laranja ou azul, por exemplo (são as que mais gosto com marrom e bege, mas vc pode tentar outras, pois a tendência é combinar).
bjo
Rosana

Jociene · 20 de março de 2009 às 13:39

Olá Rosana!
Estou pesquisando sobre decoração, pois quero mudar minha sala de estar/jantar. V seu site e decidi lhe escrever.
Minha sala é pequena em L.Utilizo a parte menor(próximo a sacada) para a sala de estar(com só de 3 lugares e rack na frente). A parte maior da sala utilizo como sala de jantar com mesa de 6 lugares). Minha idéia é inverter os espaços, usando a parte menor(próximo a sacada) para sala de jantar. Nesse caso, teria um espaço maior para sala de estar. O que vc acha? Estou insegura de fazer essas mudanças, pois terei que mexer na parte elétrica para mudar a tv e outros.
Acredito que vc poderá me ajudar nisso.
Desde já, agradeço.
Jociene.

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 20:08

Oi, Jociene,
Sugiro que vc troque os móveis de lugar e veja se é possível uma boa circulação, antes de mexer em parte elétrica e tal. Atente muito para a circulação pois uma mesa de 6 cadeiras precisa de muito espaço. Além disso observe bem se a TV ficará bem posicionada, principalmente em relaçao à luz externa (não a coloque na frente ou à frente de janelas).
bjo
Rosana

Monica · 20 de março de 2009 às 21:15

Olá, minha sala tem 4.45×4.45 e em uma das paredes tem uma porta que mede 1.70 que vai para sala de jantar, e o restante da parede se forma em uma parede redonda.
Estou em duvidas no que fazer,não sei se faço textura só nela,enfim não sei o que fazer!
Se puder me ajudar agradeço!

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 20:35

Oi, Monica,
Acho que uma textura ficaria bem legal se vc desejar que este seja um ponto de atenção na sala. Não use cores fortes, prefira tons neutros mais escuros que a parede. Ilumine a parede de forma que a textura sobressaia.
bjo
Rosana

Rosana · 20 de março de 2009 às 11:53

Bom dia
O rack da minha sala é de madeira, posso colocar um aparador de metal? Ou tem que combinar com o rack?
Obrigada

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 20:38

Oi, Rosana,
Pode,mas acrescente elementos em metal na sala.
bjo
Rosana

Neila Clara · 20 de março de 2009 às 22:07

Amei tudo que vi no simples decoração,suas sugestões são maravilhosas e esclarecedoras. Parabéns!

Responder

Rosana · 20 de março de 2009 às 06:17

Bom dia
Gostaria de saber se posso colocar um aparador de metal com espelho, sendo o rack de madeira?
Obrigada

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 10:49

Oi, Rosana
Sim, pode. Acrescente no aparador objetos de madeira e vice-versa
bjo
Rosana

Andrea Garcia · 20 de março de 2009 às 09:35

Bom dia, adorei tudo que vi aqui no site…mas continuo com uma duvida…
e gostaria de ajuda….quero comprar um estofado na cor berinjela…mas que cores poderia utilizar no estofamento das cadeiras da mesa de jantar…o ambiente não é grande e os móveis ficarão próximos. Um abraço

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 11:23

Oi, Andrea,
O Beringela contrasta com o amarelo. Se quiser dar um tchan! Já se quiser uma coisa mais tranquila sugiro marrom de claro para médio que fica super bem com beringela. (Ou uma cor tipo ouro velho que é amarelo mas não é “cheguei”).
bjo
Rosana

margarida · 20 de março de 2009 às 16:43

Boa tarde,
gostaria de saber,qual a altura do lustre sobre a mesa de jantar em forma de circulo

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 13:24

Oi, Margarida,
Entre 80 e 90 cm acima do tampo da mesa.
bjo
ROsana

Jociene · 20 de março de 2009 às 02:19

Oi Rosana! Reencaminho msg abaixo, pois não recebi resposta e fiquei em dúvida se vc recebeu a msg… Se puder me ajudar, agradeço!

Olá Rosana!
Estou pesquisando sobre decoração, pois quero mudar minha sala de estar/jantar. V seu site e decidi lhe escrever.
Minha sala é pequena em L.Utilizo a parte menor(próximo a sacada) para a sala de estar(com só de 3 lugares e rack na frente). A parte maior da sala utilizo como sala de jantar com mesa de 6 lugares). Minha idéia é inverter os espaços, usando a parte menor(próximo a sacada) para sala de jantar. Nesse caso, teria um espaço maior para sala de estar. O que vc acha? Estou insegura de fazer essas mudanças, pois terei que mexer na parte elétrica para mudar a tv e outros.
Acredito que vc poderá me ajudar nisso.
Desde já, agradeço.
Jociene.

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 22:11

Oi, Jociene,
Já lhe respondi… sugiro trocar os móveis sem mexer em nada mais, de forma que vc veja se é possível o que pretende.
bj
Rosana

Nil · 20 de março de 2009 às 08:23

Olá Rosana … Obrigado po ter tirado minhas duvidas … mas como eu estava ansiosa pra poder comprar e organizar minha sala, acabei me prescipitando e comprei algumas coisas antes de ver sua resposta … Bem vamos la … meu sofa é vermelho, comprei uma cortina com o fundo bege com algumas mesclas( bem pequenininhas) em marrom claro, um tapete marrom no tom das mesclas da cortina( piso bege)… a poltrona eu comprei com o fundo marrom clarinho e com flores marrom escuro … (eu tinha visto em outras resposta q vc falava q o vermelho com marrom ficava bom … como gosto de marrom resolvi optar por essa cor)Gostaria de saber se esta certo minha escolha e quais cores posso usar nas almofadas? posso continuar usando os quadros q falei antes?(flores vermelhas, verde, fundo bege …um de moldura tabaco e outro de moldura bege)Posso fazer uma parede de outro tom? Qual cor posso usar? Tenho na sala uma planta artificial(Verde) num cachepó tabaco pode continuar la? Obrigado, aguardo sua resposta. Bjssssss

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 19:57

OI, NIl,
Acho que deve ter ficado bonita a sua sala com estas cores. As almofadas do sofá podem ser em marrom, bege, amarelo (podem ter um pouquinho de verde tbém) em estampa leve ou listras ou lisas (neste caso, use as 3 cores) Na poltrona, se quiser colocar almofadas, elas podem ser em vermelho, amarelo ou bege, ou um dos marrons lisas. Os quadros vão ficar bem provavelmente. Eu não me lembro de que cor são as paredes, mas se já tiver 1 diferente, não faça outra. Se todas forem iguais vc pode usar a mesma cor das paredes só que mais escura para colocar na parede do sofá. Planta artificial só muito bacana, viu ? Se não for , opte por naturais.
bjo
Ro

Magali Souza Suarez · 20 de março de 2009 às 20:56

Cara Rosana, gosto muito do seu trabalho, e como estou num empasse com o meu apto,o qual vou morar. O problema é a televisão…gostaria muito, q fosse no canto, como posso fazer, visto que um dos lados fica a varanda, e não gostaria de usar rack.
queria idéias com painéis, uma pequena parede divisória com pedras, que fosse fixada nessas paredes…ficaria bom??
Não encontrei essa resposta em nenhum site, nunca vejo uma tv num canto sem rack.
Aguardo ansiosamente seu retorno,
Obrigada,

Magali

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 03:36

Oi Magali,
Realmente não entendi muito bem o seu problema. Pode mandar fotos? rosana@simplesdecoracao.com.br
Um beijo
Rosana

Alexsandra · 20 de março de 2009 às 15:48

Olá, boa tarde, moro em apartamento, sala conjugada; meu sofá, minha cortina são marrom claro, minha estante bege com pequeno detalhe marrom escuro, meu piso também é bege; gostaria de saber que cor poderia ser meu tapete e as minhas almofadas para ter um ar mais alegre?
Desde já agradeço pela atenção.
Abraço!!

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 21:23

Oi, Alexsandra,
Com marrom e bege vc pode colocar: amarelo, laranja, vermelho OU azul, verde e marrons OU azul, lilas/roxo e laranja. Todas estas cores ficam bem. Escolha um destes conjuntos de 3 e espalhe pela casa em objetos e estampas.
bjo
Rosana

Ana Paula Lopes · 20 de março de 2009 às 18:43

Oi Rosana, estou numa dúvida cruel, estou morando em um apartamento empiso de madeira, e preciso comprar uma escrivaninha, tenho as duas opções de branco e castanho tipo madeira…qual ficaria melhor..bj

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 12:53

Oi, Ana,
Se a madeira for bem diferente da madeira do piso, qquer das duas fica bem.
bjo
Rosana

Rafael · 20 de março de 2009 às 08:15

Bom Dia,estou com algumas duvidas, sera q vc poderia me ajudar? tenho um sofa vermelho, minha cortina é creme com alguns detalhes em marrom claro, meu tapete é marrom claro, o piso é creme, tenho 2 poltronas com fundo marrom e flores no marrom só q mais claro q o fundo.Minha duvida é qnto as almofadas, quais as cores combinam? Quero fazer uma parede de outra cor, qual vc indica? Obs: paredes todas brancas. Tenho 2 quadros na sala, um com moldura creme e outro com moldura tabaco, oq vc axa?
Abraços
Aguardo ansiosamente seu retorno.

Responder

rosana · 20 de março de 2009 às 21:13

Oi, Rafael,
Desculpe a demora na resposta..
No sofá, coloque almofadas, que podem ser estampadas ou listradas que tenham marrom, creme (no fundo) e um pouco de vermelho. Se quiser usar lisas, use um tom sobre tom do creme ao marrom. Nas poltronas, se quiser colocar almofadas, coloque em vermelho (= sofá) e/ou creme.
Para uma parede de destaque sugiro ou um creme mais forte que o das cortinas. Se for na parede do sofá vai ficar ótimo.
Acrescente objetos em branco, amarelo e vermelho (pouco).
bjo
rosana

cida · 20 de março de 2009 às 17:44

Olá, estou precisando de sua ajuda para o seguinte:
Comprei um sofá em suede na cor marrom, uma poltrona listrada em tons vermelhos, o painel da tv é em madeira também marrom, o piso é em porcelanato bege e as paredes são brancas. Minha dúvida é quanto à cor do tapete que poderia usar e em que material. Pensei num de couro tipo patchwork em tons coloridos, mas penso que “briga” com as cores e estampas da poltrona; um em cor escura penso que fica muito pesado; a cor clara não me agradaria, porque suja muito…
Por favor, me ajude…
Grata,

Cida

Responder

rosana · 20 de março de 2009 às 21:17

Oi, Cida,
Se vc escolher um tapete que repita, na sua maioria, as cores já existentes, náo haverá problema.
bjo
rosana (desculpe a demora..)

elizabete · 20 de março de 2009 às 10:33

Gostaria de uma ideia de como organizar minha sala de estar que é retangular e tem 5.30 de comprimento por 3.00 de largura. Gosto de simplicidade e pouca peça.
Gostaria de harmonizar esse espaço.
Obrigada e parabéns pelo trabalho.

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 10:41

Oi, Elizabete,
Não é possível uma resposta para uma pergunta tão genérica assim. Se tiver alguma dúvida específica (cor de tapete, paredes, etc) terie prazer em responder, mas não sei como é sua sala nem seu estilo, portanto, não posso responde-la.
abs
ROsana

cristiane · 20 de março de 2009 às 22:58

Oi,Rosana
Minha pequena sala de jantar,é conjugada com a sala de estar,Coloquei um lustre pendente na sala de jantar,e gostaria de saber se tenho que colocar na sala de estar tbm? O que devo colocar na sala de estar?
Desde de já agradeço a atençaõ.Aguardo resposta.

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 23:57

Oi, Cristiane,
Na sala de estar eu prefiro plafon e dicróicas para enfatizar algum detalhe ou área. Ou trilho de spots, que é bem versãtil pois vc pode movimentar. Mas funciona melhor em ambiente moderno. Bjo
Rosana

Assistência técnica Philips · 20 de março de 2009 às 16:11

adorei as dicas e as fotos.realmente a 1ª foto está muito carregada e cansa visualmente. já as outras eu amei.lindas mesmo.parabéns.

Responder

Aliny Siqueira · 20 de março de 2009 às 23:19

Boa noite Rosana! Td bem? Amo seu trabalho e suas dicas, e mais uma vez estou aqui para pedir sua opinião: que tipo de luminária devo usar em um corredor de apartamento? Atualmente tenho um globo, mas acho que não combina nada. Me ajuda please!!!

Um enorme bj
Aliny

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 00:24

Oi, Aliny!
são tantas que fica difícil… Vc pode usar até pendente, mas o que acho bacana é por exemplo, colocar um trilho e alguns spots iluminando em direções diferentes, por exemplo. Outra opção são rasgos no forro, com iluminação difusa e amarela. Estes rasgos podem ser de diversas formas e tamanhos, não precisa ser ao comprido não. Veja as fotos de corredores destes posts:
http://www.simplesdecoracao.com.br/2010/03/como-usar-os-corredores/
http://www.simplesdecoracao.com.br/2012/01/decoracao-aproveitando-cantinhos/
http://www.simplesdecoracao.com.br/2010/10/corredores-parede-dry-wall/

Larissa · 20 de março de 2009 às 15:12

Olá, gostei muito das dicas e imagens postadas no site e gostaria de uma ideia para o meu home theater.
Então, tenho um painel em MDF, com duas cores: bege e marrom escuro (quase preto). O sofá é cinza claro e a cortina bege (bem clara). Comprei o sofá há pouco tempo, porque gostei muito da cor e modelo, mas acho que não combinou muito no ambiente, já que os demais itens são nos tons de marrom e bege. Assim, gostaria de dicas sobre a cor do tapete que devo comprar e outros móveis e acessórios que combinem no ambiente. Obrigada.

Responder

rosana · 20 de março de 2009 às 20:55

Oi, Larissa,
Cinza claro, bege e Marrom escuro são neutros, acho que podem ter tudo a ver, desde que vc acrescente cores mais vivas em alguns outros itens para dar vivacidade ao ambiente Ou se quiser, manter estas mesmas cores, em outros tons tbém, de forma a ter um ambiente todo neutro, mas que pode, mesmo assim, ser bem legal.
Então, pensando assim, sugiro que o tapete OU seja um tipo listrado ou estampada com um bege (ou marrom) de fundo e desenhos em cinza parecido com o do tapete OU listrada em cores como vermelho, laranja, azul e/ou verde, cinza, marrom e bege.
Na 1a opção acrescente poucos acessórios em cores quentes como vermelho + fechado e talvez azul se desejar. Na 2a opção acrescente objetos nas cores diferentes das neutrass.
bjo
Rosana

Angelica · 20 de março de 2009 às 22:15

Ola Rosana, andei pesquisando não achei nada que falasse de decoração com ventiladores de teto.Coloquei rebaixamento com luz indireta na sala,ganhei os spots escovados e dourados (+ ou – ouro velho), se colocar um ventilador de teto ele tem que combinar com os spots, o teto ou a mobilia.

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 23:53

Oi, Angelica,
Eu tenho preferencia por ventiladores de teto que fiquem o máximo discretos, normalmente com a cor igual a do teto vc consegue isso.
bjo
Rosana

Antonia · 20 de março de 2009 às 00:39

Olá, Reformei a minha sala e não sei como acertar na decoração. Me ajude. Meu sofá é prata, quase um azul claro e o rack e painel em madeira. Não sei que quadro e lustre colocar em minha sala. Desde já agradeço.

Responder

rosana · 20 de março de 2009 às 21:08

Oi, Antonia,
Para lhe dar uma sugestão mais acertada seria necessário saber a cor de paredes, cortinas e móveis. De qualquer forma, não vai errar se escolher um quadro que possua as cores que já existirem na sala. Qto ao lustre, como não sei o tipo que vc quer tbém fica difícil, mas um tom azul como o do sofá só que mais escuro provavelmente vai dar certo.
bjo
Rosana

emerson · 20 de março de 2009 às 23:43

trabalho produzindo moveis em sete lagoas mg, e recentemente criei uma peça mult-uso ela é cadeira dobravel,mesa e banqueta numa unica peça. leve facil de manipular e pode ser feita com madeira ou aluminio etc.
preciso dar publicidade e parceria para a produção em serie. meu contato lealmoveis@ymail.com tels.03199514027 37737980

Responder

ELIANE · 20 de março de 2009 às 17:05

Olá Rosana, esto fazendo uma cozinha nova e onde é a cozinha vou colocar a sala de estar/jantar, mas a cozinha é revestida de ceramica branca (na diagonal) com rejunte preto e não posso tirá-lo, como faço para a sala não ficar com cara de cozinha?

Responder

rosana · 20 de março de 2009 às 00:01

Oi, Eliane,
Bem, o que vc poderia fazer era nivelar a cerâmica e colocar papel de parede por exemplo. OU pintar por cima.
Converse com um bom profissional.
bjo
Rosana

pati · 20 de março de 2009 às 19:55

ola sou a pati eu nao achei muito bem parese uma parte bonita e outra feia minha casa fui decorado ha hum mes nao sei se a casa pode ter essa mobilia

Responder

Tatiana · 20 de março de 2009 às 08:36

Oi…
Por favor me ajuda… estou na duvida, minha sala é pequena e coloquei porcelanato claro (não brilhante ), e tenho uma escada em L de canto, estava pensando em revestir a escada de madeira e colocar o corrimão de madeira também , ma me falaram que com o tempo a escada abafa e cria cupim.. enta pensei em colocar granito verde ubatuba… mas teno medo de ficar pesado, apesar que acredito que vai destacar e o corrimão que tipo devo usar…. o que vc acha… o que ficaria melhor….
Obrigada
bjs
Tati

Responder

rosana · 20 de março de 2009 às 20:41

Oi, Tatiana,
A madeira precisa de mais cuidado que o granito, mas acho mais sofisticada e combina com tudo. O granito tem mais facilidade para escorregões (não muito) que a madeira. Como o porcelanato é claro não deve pesar o granito verde, mas vc terá que pensar nesta cor na decoração para que não destoe. Se colocar granito o corrimão pode ser de alumínio ou vidro. Prefiro o vidro transparente.
É uma questão de gosto e de adequar ao estilo de sua decoração. Se sua sala é mais moderna, o granito com vidro pode ficar melhor. Se tem móveis de madeira e um estilo mais tradicional, provavelmente a madeira ficará melhor.
bjo
Rosana

Vilma Vasconcelos · 20 de março de 2009 às 20:36

Meu apartamento é muito pequeno, por isso fiz uma cozinha americana e está todo pintado de branco, a porta do quarto fica visivel na sala e é pintada de branco também, o piso é porcelanato carrara e meu sofá tem o tom de pérola. gostaria de colocar uma parede numa cor diferente, para não ficar tudo tão branco, minha pergunta é, posso colocar um tapete na mesma cor dessa parede em destaque? já coloquei a parede na cor cereja, mas me assustei ficou demais e voltei a colocar branco, estou pensando num tom de verde de preferencia que seja aconchegante ou um tom como: flor de mendroeiro, que é menos chocante que o cereja, mas puxa mais pra rosa, estou em dúvida, socorro.

Responder

rosana · 20 de março de 2009 às 20:43

Vilma,
Sugiro o verde, pois agrada mais a todos e aumenta visualmente o ambiente. O tapete pode ser verde mas não precisa ser exatamente o mesmo, pode ser mais escuro. Acrescente objetos em verde e em laranja que contrasta bem com o verde.
bjo
rosana

Daiane Bernardino · 20 de março de 2009 às 02:15

Olá!!!

Eu preciso de algumas idéias! moro sozinha em um pequeno apartamento, e quero mudar minha sala e meu quarto, a única coisa que quero manter é meu sofá que é novo, em um tom de grafite, um cinza mais escuro, e meu rack que é preto e branco!! Eu gosto do ambiente num tom mais preto, branco e cinza, adoro quadros com pinturas neste tom, tenho bastante quadros com com fotografias antigas em preto e branco, mas queria colocar uma unica cor difente neste meio, para alegrar o ambiente, nada muito exagerado, uma cor viva porém discreta!! ( não sei se dá para entender…rs ) e assim seguir o mesmo padrão no quarto!!

Eu seria muito grata se me desse algumas dicas e exemplos!!!!

bjoss

Responder

rosana · 20 de março de 2009 às 20:45

Oi, daiane,
Uma cor que adoro é o vermelho e ele não precisa ser vivo, pode ser um vermelho fechado, pode ser tbém um vermelho acinzentado, puxando para o rosa. Fica bem bonito. O cinza fica bem tbém com amarelo, verde e azul, que tbém podem ser assim, acinzentados.
bjo
rosana

carla · 20 de março de 2009 às 11:23

Olá comprei um sofá cinza claro de 3 lugares que vem com as almofadas soltas listada, e agora qro comprar 2 poltronas, vc poderia me dizer qual a melhor cor, queria chamar a atenção pra elas, mas é possível já q o sofá tem listas? brigada!!!

Responder

rosana · 20 de março de 2009 às 21:01

Oi, Carla,
Vc pode comprar poltronas em uma das cores das listras das almofadas do sofá. Escolha a que gostar mais e que seja mais fácil de manter (no caso de cores claras, que são mais difíceis de manter limpas).
bjo
Rosana

Tatiana · 20 de março de 2009 às 10:35

Oi… preciso de ajuda…. estou numa duvida cruel…. estou pensando em revestir a minha escada em L só que os pisos da sala e do quarto é de porcelanato claro tipo pro bege fosco, não sei se coloco a escada em granito verde ubatuba ou em madeira, qual seria melhor, tenho medo de errar…. referente o corrimão posso colocar em madeira mesmo a escada sendo em granito.O que vc me sugere… Obrigada
Abraços
Tati

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 20:57

Oi, Tatiana,
Com a madeira via ser mais difícil de errar. Coloque uma madeira em cor média, tendendo para o mel, para combinar com o porcelanato. Mas leve amostrar prá casa e teste primeiro.
bjo
Rosana

mayara · 20 de março de 2009 às 23:57

Ola boa noite,vou trocar os moveis da sala e quero colocar uma mesa de canto com abajur,mais home com tv da certo?o abajur combina com o ambiente?

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 20:49

Oi, Mayara,
Claro que sim, abajur é perfeito para o estar com tv.
bj
Ro

maria elisabete lopes coelho · 20 de março de 2009 às 09:44

estou precisando de uma ajudinha sua. quero saber se pinto meu apt , antes ou depois de colocar meus moveis planejados ,que mandei confecionar. desde ja muito obrigado.

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 20:34

Oi, Maria Elisabete,
È melhor pintar antes, mas tenha certeza que as cores que vai escolher combinam com as dos móveis. Peça uma amostra à empresa que está fazendo seus móveis.
bjo
Rosana

josefa · 20 de março de 2009 às 15:28

ola,gostaria de saber se é correto usar na sala de jantar cadeiras marrom e obuffer branco.pois nao encontrei cadeiras brancas para compor a sala.sos.bjos

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 23:10

Oi, Josefa,
Não tem problema desde que o estilo dos móveis seja o mesmo e a mesa seja da cor de um dos 2 ou, melhor ainda, se tiver as 2 cores, mesmo em detalhes.
bjo
Rosana

barbara · 20 de março de 2009 às 15:07

ola.boa tarde eu quero decorar minha casa mas nao tenho nem uma ideia meus moveis sao todos brancos com pretos menos a sala e branca com marrom o q eu faço?

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 22:58

Oi, Barbara,
Sugiro que coloque objetos em marrom no restante da casa e objetos em preto na sala. OUTRA idéia é colocar objetos em 2 cores diferentes, por exemplo, cinza e laranja, em todos os ambientes. Porque cinza e laranja? Porque cinza ‘branco+preto e laranja é vivo (vai alegrar), combina com preto e branco, combina com branco e marrom e quando vc coloca cinza no laranja ele fica marrom. Mas vc pode tentar outras 2 cores que fiquem bem entre si e com branco e preto e branco e marrom, o que náo é difícil pois sáo cores praticamente neutras. O importante é que estas 2 cores váo tornar os ambientes mais harmoniosos. De qquer forma, mesmo assim, acrescente alguns objetos em preto na sala.
bjos
rosana

KATIA · 20 de março de 2009 às 14:53

MEU PISO É MADEIRA ,QUAL A MELHOR COR DO GUARDA -ROUPA E SOFÁ?

Responder

rosanafe · 20 de março de 2009 às 17:22

Oi, Katia!
Depende. O que vc deve evitar é a falta de contraste, por exemplo: um guarda-roupa em madeira parecida com a madeira do piso.Então, se o piso é madeira clara, vc pode ter um guarda roupa com madeira mais escura, mas ele tbém pode ser em branco, por exemplo. A única coisa a evitar é que sejam muito parecidos. E vc tem que ver tbém o restante dos móveis, tapetes, paredes, enfim, só a cor do piso é pouco para definir a cor dos móveis.
bj
Ro

Karla · 20 de março de 2009 às 22:22

Oi,

Preciso de ajuda. Tenho uma mesa de marmore verde exotico, quero comprar cadeiras para ela, qual combina pois não quero cadeiras comum…
Aguardo retorno…Karla…

Responder

rosana · 20 de março de 2009 às 20:01

Oi, Karla,
acho que vc deve usar tons neutros e leves nas cadeiras visto que a mesa tem um tom forte (particularmente não conheço verde exótico…não sei se é o verde bambu..) Outra opção é procurar, no mármore, o tom mais claro que ele tenha, que provavelmente deve ser amarelado e usar nas cadeiras.
bjo
Rosana

Patrícia · 20 de março de 2009 às 22:26

Gostaria de algumas dicas para decorar minha sala de estar que tb e sala de tv. Mas e um espaço estreito, de 2,60m de largura por 3,50m de comprimento. Ficaria bom um tapete entre o rack e o sofá? O sofá mede 2′,20m. Qual o tamanho do tapete? Obrigada!

Responder

rosana · 20 de março de 2009 às 20:11

Oi, Patrícia,
Sempre é bom um tapete nesta área para ficar mais aconchegante. Sugiro que ele vá do início do rack até uns 15 cm abaixo do sofá. e que a largura dele seja maior uns 30 a 40 cm que o sofá se possível.
bjo
Rosana

Renata Barbosa · 20 de março de 2009 às 13:32

Olá Rosanafe, posso colocar duas colunas ou tripé (com iluminação) um de cada lado do buffet na sala de jantar?

Muito grata!

Responder

rosana · 20 de março de 2009 às 20:17

Oi, Renata,
Sugiro que coloque uma só e no outro lado uma coisa diferente, por exemplo, uma arandela. mas se gosta de simetria, coloque sim. Só atenção para que o modelo seja discreto e no tamanho correto para não ficar desproporcional.
bjo
rosana

KATIA · 20 de março de 2009 às 11:25

Obrigada pela resposta. bj

Responder

Mírian Xavier · 20 de março de 2009 às 00:14

oi! Preciso de ajuda com minha sala de estar. A cor das paredes são verde agua, quase branco, e uma parede da sala é lilás, sendo esta a que fica o rack e a tv na parede lilás. Meus móveis são escuros, os sofás marrom café em couro, e o rack pouca coisa mais clara. Preciso de dicas como por exemplo: a cor das almofadas, cor das cortinas e de vasos. Que tom de tapete seria melhor para quem pretende deixar em destaque uma parede lilás? Preciso muito da ajuda de vcs. Desde já muito obrigada.

Responder

rosana · 20 de março de 2009 às 18:15

Oi, Mirian,
Para vc o verde água e o lilás combinam bem ? Se sim, tudo bem! Se não, sugiro mudar de verde água para um bege, areia, algo assim, mais neutro e puxando para o amarelo acinzentado, que me parece ficam melhor com o lilás e com o marrom dos móveis. O lilás combina bem com azuis, sendo o azul turquesa um tom que pode ser usado em detalhes, algumas almofadas , e outras em azul mais leve e/ou verde (no caso de manter as paredes em verde) e/ou marrom, bege, (se mudar a cor das paredes para bege). Nas cortinas, neutralize com cores parecidas com as das paredes (as outras, não a lilás). Assim elas não pesam. E nos demais objetos continue com estas cores, podendo variar o tom delas (verde ou bege, azul, marrom). O tapete, como os sofás são em marrom café, sugiro ou um marrom bem mais claro ou bege.
bjo
Rosana

Laura · 20 de março de 2009 às 17:39

Olá eu gostaria de saber se eu poderia mandar fazer o sofa azul de Mdf, teria algum problema, minha sala é pequena e achei lindo e adequado pro tamanho da minha sala. desde já agradeço.

Responder

rosana · 20 de março de 2009 às 20:42

Oi, Laura,
Se vc está se referindo ao sofá do meu desenho, ele seria em alvenaria. Mas vi por exemplo aqui http://bricolandoedecorando.blogspot.com.br/2012/02/sofa-em-mdf.html este sofá em mdf. Mas cuidado com água nos pés dele. Talvez seja melhor fazer os pes com outro material que resista à água e umidade.
bjo
Rosana

marina lima · 20 de março de 2009 às 22:23

Oi, boa noite, tenho uma sala de 5x5m2 e uma cozinha integrada sem portas esta sala ela é estar, jantar e preciso de um corredor que da para os quartos nas duas pontas, e de frente a porta de entrada passando os 5mt, esta a cozinha, onde fica de frente com uma janela, minha casa é toda com varanda e a entrada fica na lateral, vc acha que preciso do holl de entrada assim mesmo, tenho uma mesa de 6 lugares e um sofá em L, de uma idéia de como dispor os móveis.por favor me ajude.
Abraço
Marina.

Responder

rosana · 20 de março de 2009 às 00:40

Oi, Marina,
Não é que vc precise de um hall. O q pode ser interessante é criar algo que diminua a visibilidade do interior para alguém que esteja na porta de entrada, como uma estante baixa e com alguns módulos vazados, ou um biombo, enfim, algo que não permita que a pessoa na porta veja toda a sala.
bjo
rosana

Renata · 20 de março de 2009 às 10:53

Bom dia.
Gostaria de colocar piso frio preto em toda a minha casa. Paredes brancas. Na sala o meu sofá é preto. Nos quartos, os moveis são de madeira. Como faço?

Responder

rosana · 20 de março de 2009 às 00:49

oi, Renata,
Piso frio só é um pouco inconveniente nos quartos, mas se vc colocar tapetes nas laterais das camas, para que quem acorde não pise em algo frio (o se morar em local muito quente) não há problema.
bjo
rosana

Andreia · 20 de março de 2009 às 21:27

boa noite, minha sala tem 27 metros, e comprei um sofá preto…meu piso é bege…que cor de cortina e tapete devo usar????? OBRIGADO

Responder

rosana · 20 de março de 2009 às 19:17

Andreia,
As 2 cores são neutras, vão bem com quase tudo. Mas sugiro que vc coloque um tapete cinza claro e a cortina em uma cor mais escura ou mais clara que a parede (que não sei que cor é.. se for branca, use cinza claro ou bege médio) e acrescente 3 cores vivas que vc goste e combinem para alegrar o ambiente nos detalhes.
bjo
ROsana

Rosiane Alves Chaves · 20 de março de 2009 às 13:34

oi estou decorando minha sala ela é muita escura.eu gosto das cores vermelho e chocolate.para deixa a sala clara pensei na cores claras mais não gosto. o que eu faço?

Responder

rosana · 20 de março de 2009 às 00:19

Oi, Rosiane,
Faça as paredes em cores claras (pode ser cinza bem clarinho quase branco) as cortinas em cinza médio. O sofá em vermelho ou chocolate, e coloque itens em cinza médio e escuro, vermelho e chocolate por todo canto, mas poucos e pequenos. Acrescente azul em pouca quantidade que fica lindo.
bjo
Rosana

lilian · 20 de março de 2009 às 14:41

olá,gostaria muito que me ajudassem!estou trocando os moveis da minha sala para as cores preto e branco,com sofá td preto com listras em cinza,preto,branco no acento,são listras medias,só que a mesinha de centro tém umas rajadas de grafite tipo zebrado e um movel tipo de colocar quadros tb,tenho um tapete que tém cinza tb na cor,ai é que tah que tipo de decoração,como jarros,etc…qual a cor devo usar???esaas cores que citeia cima vai fazer uma combunação legal???aguardo respostas,bjs…

Responder

rosana · 20 de março de 2009 às 19:47

Oi, Lilian,
Praticamente vc está usando preto e branco, que são cores neutras. Eu gosto do cinza, preto e branco, mas necessita de algumas cores nos objetos para ficar mais alegre. Sugiro azuis e amarelos, em tons diferentes, além de algumas coisas em cinza claro.
bjo
Rosana

Cinthia Copque · 20 de março de 2009 às 15:48

Boa tarde!!tenho uma casa com 3 quartos,sala ampla, cozinha e baheiro alé da area no fundo e na frente.Porem tenho duvida na cor que colocarei nas paredes,principalmente na sala e nos quartos,por que a cozinha colocarei azulejo nas paredes.o piso que desejo colocar na casa é no tom do branco e preto mas não é xadrez quero algo que fique bonito e aconchegante.se puder me ajudar agradeço muito e se tiver uma sujestão vou ficar muito agradecida.
sem finalizo.

Responder

rosana · 20 de março de 2009 às 20:35

Oi, Cinthia,
Com o piso em preto e branco, sugiro que use branco off white tendendo para cinza nas paredes. O cinza é uma mistura do preto com o branco e ficará bem. Acrescente cores mais vivas e alegres nos objetos e detalhes.
bjos
Rosana

kely · 20 de março de 2009 às 11:40

Oi Rosana, preciso de sua ajuda, comprei 02 sofás de todos os assentos abrem, não sei se coloco uma mesa de centro, ou não, fica deselegante sem a mesa? A sala é ampla, são 02 ambientes, com sofás, raque, aparador e uma mesa de 08 lugares. Por favor me ajude. Obrigada Kely

Responder

rosana · 20 de março de 2009 às 14:42

Oi, Kely
A mesa de centro é sempre bom pq dá apoio a quem está sentado. Mas se ela atrapalhar a circulação não deve ser colocada. No lugar, coloque mesinhas pequenas dos lados dos sofás…
bjo
Rosana

Jôsy · 20 de março de 2009 às 23:45

Olá Rosana!!
Preciso do seu auxílio. Meu sofá é cinza com estampa bem discreta bege. O home e a mesa de centro ficam melhor cinza ou bege?
Aguardo resposta.
Abçs!

Responder

rosana · 20 de março de 2009 às 11:55

Oi, Jôsi,
Não necessariamente precisam ser cinza ou bege. Podem ser, por exemplo, em madeira clara e vc pode espalhar objetos (almofadas, cortinas, etc) em cinza e bege, e acrescentar alguma outra cor mais viva para alegrar o ambiente, como laranja, vermelho, amarelo, azul… todos ficam muito bem com verde. Mas caso queira os móveis em uma destas 2 cores, qualquer das 2 ficará bem, pois todas são neutras. E neste caso, mais uma vez, acrescente a tal cor viva e branco para alegrar o ambiente.
bjo
Rosana

Sula · 20 de março de 2009 às 14:27

Olááá.
Adorei as dicas do seu site e estou cheeeeias de duvidas sobre a minha sala. Meu apartamento é pequeno, acabei de mobiliar ele essa semana mas ainda falta os detalhes. Pintei a parede perto da mesa de jantar de vermelho, coloquei um pendente redondo e branco sobre a mesa que é de madeira com os pés cromados. Eu descrevendo assim parece já que minha sala é uma bagunça rsrs . Meu Homer é madeira com o vidro na parte de baixo preto. A princípio queria uma decoração preto e vermelho mas na hora de escolher o sofá e as cadeiras fiquei mt na duvida então comprei o sofá chocolate e as cadeira estampadas bege com chocolate neutro, o piso é bege e o resto das paredes são brancas… agora não sei se fugi das cores ou o sofá ainda tá em harmonia com os móveis na cor madeira… não sei o q colocar acima do sofa, no Homer, tava pensando em objetos decorativos preto, vermelho ou cromado, em cima da mesa por ter o pendente não sei o q colocar, persianas estava pensando em romanas branca… to perdida… o q eu poderia fazer ?

Responder

rosana · 20 de março de 2009 às 23:36

OI, Sula,
Observe se o conjunto todo não está pesado em termos de cores. Acrescente objetos em tons cromado, bege, branco e em menor quantidade em vermelho e preto. As persianas romanas em branco ou bege são uma boa pedida. E coloque um plafon discreto na sala de estar, deixando o pendente da sala de jantar tomar mais atençao.
bjo
rosana

GISLENE · 20 de março de 2009 às 16:54

olá gostaria de saber qual cor eu posso usar para decorar uma sala, pintada na cor praia ,texturizada na cor casca de cebola , com moveis no tom de bege e marrom?
desde já obrigado

Responder

rosana · 20 de março de 2009 às 12:31

Oi, Gislene,
Todas as cores que vc falou tem uma base em amarelo, concorda ? Neste caso, vc pode usar tons quentes (vermelho, laranja, amarelo, marrom), tons frios (azuis, lilás, roxo) ou misturar um pouco de cada (vermelhos e azuis OU laranjas e verdes por exemplo). Depende do seu gosto, as 3 opções ficam bem. Use tbém poucos objetos em branco, preto e cinza.
bjo
Rosana

Carolina · 20 de março de 2009 às 20:27

Olá Rosana,

gostaria de sua ajuda. tenho um living amplo onde ficam a mesa de jantar a sala de estar e um espaço atrás do sofá de 1,80 x 2, onde pensei em criar um outro ambiente com duas poltronas. mas o problema é que este espaço fica ao lado da bancada que faz divisa da cozinha americana com o living. será que tem como isso dar certo?

Responder

rosana · 20 de março de 2009 às 23:43

Oi, Carolina,
Parece-me que as poltronas vao acabar com a funcionalidade da bancada, correto ? O que me parece mais adequado seriam bancos em altura conveniente para a bancada.
bjo
Rosana

Jôsy · 20 de março de 2009 às 20:41

Boa noite Rosana!
Amo suas dicas e tds os dias passo por aqui.
Gostaria que vc me ajudasse + uma vez: Minhas poltronas da sala de estar são bege comn estampas florais cinza e preto. Na parede que fica em frente à porta de entrada gostaria de colocar um papel de parede. Este pode ser estampado ou irá chocar com a estampa das poltronas. Junto a este papel posso colocar um espelho ou uma escultura ficará melhor?
Aguardo notícias.
Abçs!!

Responder

rosana · 20 de março de 2009 às 00:33

Oi, Jôsi,
Se as estampas do papel de parede forem nas mesmas cores não vai chocar. Se forem listradas por exemplo, não vai ter erro. Se for estampadas em florais tbém, se a estmapa das poltronas for grande, escolha estampa pequena e vice versa.
Qto a escultura ou espelho ficar melhor, aí depende de muita coisa. Mas pense que o espelho vai refletir o que estiver a frente dele. Vale a pena ?
bjo
rosana

Vanessa · 20 de março de 2009 às 10:29

Olá Rosana!
Tenho um home de madeira um pouco escura na sala de estar, com um sofá café-com-leite.
Os móveis da minha sala de jantar ( mesa e buffet ) podem ser brancos ou teria que ser madeira escura também para combinar com o tom do resto da sala?
É a sala de um apartamento pequeno.
Obrigada.

Responder

rosana · 20 de março de 2009 às 00:02

Oi, Vanessa,
Se vc colocar tudo escuro, a sala vai ficar escura. sugiro que a sala seja em madeira clara ou branco com detalhes em madeira escura. Ou sem estes detalhes mas acrescente então objetos em tons escuros como os do home.
bjo
Rosana

Juliana · 20 de março de 2009 às 23:17

Olá, Rosana!!!

Gostaria de saber se posso usar abajur em uma sala que tem dois pendentes?

Fica bom ou é demais? O abajur ficaria em uma mesinha de canto.

Atenciosamente,

Juliana

Responder

rosana · 20 de março de 2009 às 23:37

Sem problemas, Juliana.
Pode usar
bjo
Rosana

Adriana · 20 de março de 2009 às 14:07

olá ,Rosana ,me ajude porfavor,tenho uma sala que mede 5m por 3m.Ela e retangular,com a janela de cortina clara de frente para a parede principal.Na parede principal coloquei o sofa 3 lugares .Na parede de fundo um aparador com um quadro luminaria.e o sofa de 2 lugars na entrada da porta pois nao tem como coloca lo em outro lugar.Voce acha que devo mudar o sofá? na parede dos fundos ainda tem um quadro renomado e uma mesinha com objetos.AH e no centro uma mesa quadrada.penso em mudar a cor da sala pensei na cor alfajor na parede do aparador e mafim classico nas outras .Por favor Rosana me ajude.

Responder

rosana · 20 de março de 2009 às 20:15

Oi, Adriana,
Para decidir se deve ou não tirar um sofá vc tem que considerar a circulação (o sofá atrapalha?) e a quantidade de pessoas que normalmente usam a sala juntas. Vc pode manter a quantidade de assentos retirando o sofá e colocando poltronas pequenas ou puffs, por exemplo. A cor alfajor fica bem com o marfim, mas veja se a sala não vai ficar escura.
bjo
Rosana

GISLENE · 20 de março de 2009 às 14:26

olá gostaria de saber qual cor eu posso usar para decorar uma sala, pintada na cor praia ,texturizada na cor casca de cebola , com moveis no tom de bege e marrom?
desde já obrigado

Responder

rosana · 20 de março de 2009 às 14:18

Oi, Gislene,
Pode sim, mas acrescente objetos coloridos em tons quentes (laranja, vermelho…) ou frios (azuis, verdes…) ou misturados (quente e frio).. mas acrescente cores !!
bjo
Rosana

Rosane · 20 de março de 2009 às 17:14

Olá Rosana,
Gostaria de uma sugestão: Estou querendo colocar um aparador e mesinhas na minha sala estar, estou em dúvida o que ficará melhor, a cor das paredes e janelas são brancas, piso creme, meu sofá é preto, tapete cor cru e móvel sala marrom imbuia médio. Pensei em branco ou o da mesma cor do móvel o que achas, e as mesinhas que cor e material ficaria legal?

Abraço
Rosane

Responder

rosana · 20 de março de 2009 às 00:26

Oi, Rosane,
Vc pode colocar em branco sim, que sempre fica legal. Pode tbém escolher as mesas em branco e o apardor em madeira combinando com os moveis da sala.
bjo
Rosana

Rosane · 20 de março de 2009 às 19:01

Ok Rosana!Obrigada pela ajuda! Bjs

Responder

sumaiara · 20 de março de 2009 às 10:34

Bom dia, Rosana.

Minha sala é pintada de areia, o teto de gesso. O sofá é bege claro as poltronas com listras beges e marfim. Ontém comprei cortinas beges iguais a cor do sofá,umas que agora estão na moda, cuja as laterais são beges e o meio é um tom claro, bege claro.Acho que ficou tudo um pouco igual, o que vc me diz?E quanto ao tapete q cor devo comprar?
grata!
bjs.

Responder

rosana · 20 de março de 2009 às 17:11

Oi, Sumariara,
Realmente, há muito bege. Mas isso pode ser uma vantagem, pq vc criou uma base neutra. Daí vc pode colocar cores vivas e alegres e podem ser 3 , até 4 cores diferentes, usadas em tons diferentes… Então sua casa pode ter muita cor, mesmo com tanto bege, entende ?
Vc pode começar inclusive pelo tapete, que pode ser estampado ou listrado nas cores que vc gosta e usar estas cores para escolher os objetos de decoração, almofadas, etc. Dependendo do piso, vc pode escolher um listrado mais claro ou mais escuro (digamos, com cinza, pouco bege, marrom, laranja e azul, por exemplo) . Daí vc poderá usar estas cores nos demais objetos. Não esqueça de acrescentar alguma coisa em preto ou cinza escuro ou uma cor escura, objetos pequenos, molduras de quadros, etc, para trazer contraste ao ambiente.
bjo
Rosana

Regina Irene Formiga · 20 de março de 2009 às 20:45

Rosana, gostaria que vc me ajudasse a escolher a cor das paredes do quarto de meus filhos rapazes. As camas são de cores claras (marfim) com detalhe escuro (marrom escuro), a bancada do computador segue o marrom escuro. Desde já agradeço sua atenção. Beijos, Regina

Responder

rosana · 20 de março de 2009 às 12:27

Oi, Regina Irene,
O marrom fica bem com verde, mas sugiro que converse com seus filhos. O ideal é que eles gostem (e até escolham) as cores que vão querer. Outra opção seria uma cor mais neutra, como areia, um off white tendendo para o verde ou o bege. Normalmente quarto de adolescentes tem muita coisa colorida e eles gostam de cores neutras.
bjo
Rosana

sandra · 20 de março de 2009 às 21:40

tenho uma sala grande comprida, e gostaria de mudar os ambientes, o problema é que o sofá não ficaria na entrada, e o que coloca nessa sala, que ambiente uma sala de jantar(mesa pequena), fica bom na porta de entrada?

Responder

rosana · 20 de março de 2009 às 12:25

Oi, Sandra,
Infelizmente não entendi a questão. Mas a sala de jantar deve ficar o mais perto da cozinha para ser mais funcional.
bjo
Rosana

Claudia · 20 de março de 2009 às 15:23

Olá! Gostaria de saber qual a cor do tapete que combina com o sofá cinza (chumbo) e as almofadas tbém! Podem ser coloridas? Agradeço desde já! Obrigada!

Responder

rosana · 20 de março de 2009 às 10:17

Oi, Claudia,
Com cinza praticamente todas as cores combinam. Para uma base mais neutra vc pode ter o tapete cinza claro ou médio ou em tom cru. As almofadas podem combinadas coloridas e lisas, usando as cores, por exemplo : preto, vermelho, branco; vermelho, laranja, azul; azul, prata, amarelo… Estas são 3 possibilidades. Escolha uma e acrescente objetos nestas cores (poucos) pela sala.
bjo
rosana

ADRIANA · 20 de março de 2009 às 20:56

ROSANA
OLA,ROSANA
TENHO UMA DUVIDA NAO SEI SE COLOCO PORCELA

NATO OU PISO LAMINADO NA MINHA SALA?NOS QUARTOS VOU COLOCAR PISO LAMINADO

Responder

rosana · 20 de março de 2009 às 19:10

Oi,Adriana!
Na verdade, é uma questão de gosto. Boa a idéia do piso laminado nos quartos…fica mais aconchegante. Mas na sala, se vc morar em local quente o porcelanato, sendo frio, refresca…Ao mesmo tempo, o mesmo tipo de piso em diversas áreas é mais econômico e pode dar uma idéia de maior amplitude. Mas, volto a dizer, é gosto mesmo. E além disso, hoje já há porcelanatos que imitam madeira de forma quase perfeita…
bjo
Rosana

Angélica · 20 de março de 2009 às 13:49

Olá, tenho uma grande duvida, o único lugar disponível que tenho para colocar uma mesa de jantar é na peça de entrada da casa, posso coloca-la ou vai ficar estranho logo na entrada?

Responder

rosana · 20 de março de 2009 às 19:24

Oi, Angélica,
Se é o único lugar, não há jeito. Se for possível colocar algo (uma divisória, biombo, estante vazada…) entre a porta e a mesa, menos mal.
bjo
rosana

Dayanne · 20 de março de 2009 às 00:10

Gostaria de saber onde posso encontrar a mes de vidro com as cadeiras? Muito obrigada!

Responder

rosana · 20 de março de 2009 às 19:55

Oi, Dayanne,
A foto é de um site estrangeiro, não consegui esta informação. Mas cadeiras transparentes, de acrílico, existem em muitas lojas, tok e stok por exemplo, eu vi esta semana uma muito parecida com estas. E mesa de vidro existem tbém, e vc tbém pode mandar fazer.
bjo
rosana

Rosangela · 20 de março de 2009 às 14:48

Olá Rosana, conheci seu blog recentemente e gostei muito das dicas.
Estou replanejando minha sala de estar,pintamos as paredes de branco, inclusive o teto e sancas. O sofá,claro com leves nuances de verde,vamos colocar um painel para TV e home, por favor me dê sugestões de cores para almofadas,quadros e acessórios. obrigada

Responder

rosana · 20 de março de 2009 às 20:11

Oi, Rosangela,
Sugiro que as almofadas sejam em verde mais forte (ou escuro) que o verde do sofá. Se quiser contraste, acrescente o laranja na estampa. Se quiser maior seriedade, acrescente marrom. Para quadros, escolha aqueles com as cores bege, branco, verde, vermelho, laranja e marrom. Nos acessórios use estas mesmas cores.
bjo
Rosana

Daiane · 20 de março de 2009 às 01:20

Olá!!!tenho um sofá na cor grafite,gostaria de pintar minha sala e destacar uma parede mas estou em dúvida na cor…me ajude!!!bjs

Responder

rosana · 20 de março de 2009 às 20:12

Oi, Daine,
Se a parede é a do sofá, vc pode escolher entre cinza claro ou médio ou, se quiser contrastar fortemente e sua sala for grande o bastante, amarelo.
bjo
Rosana

Bianca · 20 de março de 2009 às 13:42

Olá Rosana, tudo bem? Parabéns pelo post gostei muito!
Gostaria de tirar uma dúvida se possível.
Minha sala é bem pequena, será toda branca com porcelanato branco, um sofá de camurça uva e na sala de jantar mesa branca com vidro e cadeiras brancas com a parede pintada e um pendente acima da mesa.
Gostaria de saber se a parede de jantar que vou colocar o espelho eu devo pintar na cor do sofá ou num tom mais claro e que cor devo comprar os 2 puffs que vou disponibilizar embaixo do rack?
Muito obrigada

Responder

rosana · 20 de março de 2009 às 20:15

Oi, Bianca,
Vc pode pintar com a cor do sofá ou (eu prefiro) uma cor mais clara e leve que combine com ela (por exemplo, um lilás, puxando para o rosa, ou um azul) e acrescentar objetos na cor do sofá e da parede. Os puffs podem ser na cor do sofá ou (eu prefiro) estampados com fundo na cor do sofá e outra nova cor, como amarelo, por exemplo. Acrescente objetos nestas cores pelo ambiente.
bjo
rosana

Claudia · 20 de março de 2009 às 16:29

Boa Tarde!Gostaria de saber qual a cor de tapete que combina com sofa cinza(chumbo) e se as almofadas podem ser coloridas. Obrigada!

Responder

rosana · 20 de março de 2009 às 20:16

Oi, Claudia,
O tapete pode ser em marrom médio ou claro, um bege puxando para café com leite. Ou cinza claro. As almofadas devem ser coloridas. E se a sala não tiver muitas cores, bem coloridas.
bjo
Rosana

Tatiana · 20 de março de 2009 às 15:07

Oi….
Gostaria de agradecer as dicas….
Muito obrigada…. valeu mesmo….
Beijão

Responder

Ana Maciel · 20 de março de 2009 às 23:00

Olá, no meu novo apê terei uma sala bem pequena (de 2.9 x 3!), que tem 4 portas, sendo uma, um pouco maior pr sacada, mas quero encaixar nesse pequeno espaço, um rack numa parede, um sofá de 2 lugares na parede emfrente e uma mesa retagular de 4 cadeiras entre os dois, mas encontada na parede, o que me diz dessa arrumação e que tipo de cortina ou persiana usar na porta da sacada, ufa! rsss, obrigada desde já.

Responder

rosana · 20 de março de 2009 às 17:09

Oi, Ana,
A mesa entre o sofá e a rack (onde deve estar a tv, provavelmente) não vai ficar bom, pq ela vai atrapalhar a visão da tv. Sugiro que a mesa tbém esteja com um lado enconstado em uma das paredes. Talvez uma mesa elástica (que fechada seja para 2 lugares) seja a solução para seu espaço.
bjo
Rosana

Karen · 20 de março de 2009 às 14:33

Olá Rosana, minha sala é comprida e nas duas paredes menores tem portas, uma que dá para a copa e a outra para uma parte da varanda, gostaria de saber como faço pra decorar minha sala já que tenho três sofás, a televisão posta na parede seria uma boa dica para aumentar o espaço entre os móveis? Obrigada

Responder

rosana · 20 de março de 2009 às 17:11

Oi, Karen,
Será que vc precisa realmente de 3 sofás ? E será que eles realmente tem tamanho compativel com a sua sala ? A Tv pode ser colocada na parede sim, é claro, mas pense na possibilidade de trocar ao menos um dos sofás por poltronas pequenas, que são mais fáceis de organizar.
abs
Rosana

Rafaela · 20 de março de 2009 às 14:46

Ola minha sala e preta com linho, meu sofa e bege e meu tapete preto,minha queria decorar com objetos e almofadas em outras cores para quebrar as cores escuras.Que cores vc sugere??
Meu hall de entrada da direto na sala de estar e pequeno, gostaria de colocar papel de parede mas devo colocar nas mesmas cores da sala ou posso usar outras cores..pois e tudo bem integrado…
Mandei um email pra vc…da uma olhadinha
desde de ja agradeço

Responder

rosana · 20 de março de 2009 às 11:08

Oi, Rafaela,
Sua base é neutra, escolha 3 cores que goste e que fiquem bem juntas e use, sem mêdo. Prefira 2 claras e vivas e uma mais leve e tendendo para o marrom, que não precisa ser escuro. Use estas cores tbém no papel de parede, mas com fundo neutro.
bjo
Rosana

luciana · 20 de março de 2009 às 08:08

OI MEU SÓ FÁ É COR DE UVA E PINTEI A MINHA SALA DE LILAS BEM CLARO E A PAREDE DE TEXTURA ROXA MEU RACK É TABACO COM ALGUNS DETALHES BRANCOS,MEU TAPETE É LILAS ESCURO E A CORTINA TAMBEM É LIAS COM OUTRA CORTINA POR BAIXO BRACA COLOQUEI UM APARADOR DE FERRO COM O ESPELHO,GOSTARIA DE SABER SE EU COLOCO NA SALA DOIS PUF OU DUAS CADEIRAS PERTO DA JANELA SE EU COLOCO MESA DE CENTRO,A MINHA SALA NÃO É GRANDE E NEM PEQUENAE TAMBEM DO LADO DO RACK QUERO COLOCAR UMA PRANTA DO OUTRO LADO UM ABAJU SERÁ QUE VAI FIKAR LEGAL, ME AJUDA A DECORAR A MINHA SALA ESPERO RESPOSTA DE VCS.
OBRIGADA.

Responder

rosana · 20 de março de 2009 às 11:01

Oi, Luciana,
vc escreveu tbém: “oi querida tudo bem vc pode me dar umas dicas,na minha sala tem um sofa em forma de L FALAM QUE É UM CHEDER SÓ QUE TEM UM BRAÇO GRANDE TENHO A PAREDE EM TESTURA A ONDE ESTÁ A TV E RACK O QUE EU COLOCO DO LADO DIREITO E DO ESQUERDO É A ONDE ESTÁ UM ESPAÇO VAGO POR CAUSA DO BRAÇO DO SOFÁ QUE MUITO AUTO E O OUTRO LADO NÃO SEI O QUE EU COLOCO, ATRAS DE UM SOFA ESTÁ ESPELHO COM APARADOR E DO LADO A PORTA MEU SOFÁ ESTÁ DE FRENTE PRA JANELA A COR DA MINHA SALA TEXTURA ROXO E A OUTRAS PAREDE LILAS BEM CLARINHO.QUANDO ENTRA NA SALA VC VÊ A PAREDE EM TEXTURA COM A TV O RACK,POIS TEM UMA PARTE DO SOFÁ QUE ESTÁ DE COSTA PRA PORTA,ME AJUDA ME DÁ UMA IDEIA OBRIGADA ESPERO RETORNO”

então: Sofá uva, sala lilás claro, textura roxa, rack tabaco e branco, tapete lilas escuro, cortina lilás e branca, ferro.
Não sei se vc está contente com estas cores, mas sem ver, fica parecendo prá mim que faltam tons neutros. Por exemplo: Ao invés da sala em lilás claro, eu colocaria um off white tendendo para o cinza, bemmmm claro. Assim poderia colocar cortinas em cinza e branco, o que enfatizaria tanto o sofá qto a textura. Qto a puffs ou cadeiras vc deve decidir considerando o espaço que tem: será que a circulação não vai ficar ruim com 2 cadeiras a mais e os puffs, menores e que podem ser movidos mais facilmente não são uma idéia melhor ? Qto a planta e abajur, a mesma coisa: Atrapalharia a circulação ? Seriam muitos elementos? Um só (a planta ou o abajur) não seria o bastante? Se sim, o abajur além de decorar tem função, então seria mais útil, certo? E vc pode colocar plantas menores ou flores nas mesas… E se decidir pela planta, há luz natural bastante para ela viver bem?
Pense nestas questões e teste bastante.
bjo
Rosana

silvana · 20 de março de 2009 às 17:47

ainda nao consegui ver a resposta

Responder

rosana · 20 de março de 2009 às 23:36

Oi, Silvana!
É pq eu não lhe havia respondido…desculpe, estou super atrasada…
sua pergunta foi:
minha parede esta na cor palha e uma das paredes num verde limão, porem com o trabalho de marmorato. Por favor qual a dica para a cor do rack, cortina, e principalmente sofa?
Sugiro um marrom médio a escuro. As cortinas podem acompanhar o palha, um pouco mais escuro ou no mesmo tom. E o rack pode ser em madeira em tom médio a escuro. Estes tons escuros vão sobressair nas paredes claras. Se o piso for em madeira escura, escolha então madeira mais clara para o rack.
bjo
rosana

elisangela · 20 de março de 2009 às 04:28

O QUE FAÇO PARA COMBINAR A MINHA COZINHA CINZA COM A PORTA DE VIDROS VERDES QUE COLOQUEI NA SALA DE JANTAR

Responder