Muita gente me escreve perguntando o espaço que deve haver entre isso e aquilo, a altura ideal de outra coisa, enfim, a medida das coisas. Então, vou fazer uma série de posts sobre este assunto, começando pela Sala de Estar, acrescentando outra questão importante : A proporção das coisas:

Para qualquer ambiente vc deve respeitar a proporção entre o espaço que vc possui e o tamanho dos móveis e objetos que vai colocar nele: Pequenos espaços = Móveis pequenos. Não “entulhe” a sua casa. Pense que o espaço vazio é tão importante quando o ocupado: afinal é no espaço vazio que vc se movimenta!

Mesa e cadeiras  – Jantar: É importante observar a proporção entre estes 2 móveis. Além disso, com esta tendência de cadeiras diferentes na mesa é importante saber escolher cadeiras que fiquem bem juntas e isso passa pela proporção entre elas e a altura do assento deve ser a mesma para todas.

Decoração - A medida das coisas - Sala de Estar / Jantar 1A distância entre a cadeira e a parede deve ser, no mínimo, de 50cm. Se entre a parede e a cadeira for uma área de passagem, esta distância deve ser maior: no mínimo 60cm a 70cm. O ideal seria 90cm. Para cada cadeira deve haver um espaço de no mínimo, 45 cm na mesa (com uma cadeira estreita, claro). O ideal seria 60 cm.

Decoração - A medida das coisas - Sala de Estar / Jantar 2Decoração - A medida das coisas - Sala de Estar / Jantar 3

Não faça isso: A proporção das mesas e cadeiras está errada e a altura dos assentos é diferente!

Área de Estar – Mesas, sofás e poltronas:

Novamente a questão do espaço para circulação deve ser considerada. O máximo para uma boa movimentação é 60cm entre sofás, mesas de centro e poltronas. Quando há uma área de circulação (por exemplo, entre o rack e a mesa de centro no desenho abaixo, pois há 2 portas nos extremos), se possível, aumente para 90 cm a 1 metro.

Decoração - A medida das coisas - Sala de Estar / Jantar 4

No desenho acima, a circulação está preservada, todos os assentos tem pontos de apoio (as mesas laterais e central), a proporção entre as mesas, tapete, sofás e poltronas está coerente. As poltronas podem ser movimentadas para a conversa com quem está no sofá ou para ver a TV; a TV está centralizada em relação ao sofá. E acrescentando: A altura da tv deve ser tal que, sentado (a) no sofá e olhando para frente, vc veja o centro da tela; As mesas laterais pode ser da mesma altura, um pouco acima ou um pouco abaixo (não mais que 10 cm) do braço do sofá para servirem como apoio para os assentos; A mesa lateral retangular, na direita, pode ser retirada para que haja mais uma área de circulação, da porta abaixo para a sala de estar (isso dependerá de quanto este acesso é realizado no dia-a-dia) OU, se a sala é muito estreita, a mesa de centro pode não existir e, finalizando, a TV não deve estar de frente para uma janela  nem deve haver uma janela atrás da TV – isso prejudica a visão da imagem.

 Decoração - A medida das coisas - Sala de Estar / Jantar 5Decoração - A medida das coisas - Sala de Estar / Jantar 6

Na 1a foto, o ambiente está atarracado de móveis muito grandes, impossibilita inclusive o acesso às janelas. No 2o. ambiente, a posição da TV impossibilidade uma boa visualização.

Decoração - A medida das coisas - Sala de Estar / Jantar 7Decoração - A medida das coisas - Sala de Estar / Jantar 8

Na 1a foto acima, a mesa central, além de muito baixa em relação aos assentos, é muito pequena, ficando distante demais dos asssentos para ser usada com conforto. E na 2a foto, a mesa é alta e e grande demais para o ambiente, sofás e poltronas.

VEJA aqui A MEDIDA DAS COISAS NO QUARTO DE CASAL

128 COMENTÁRIOS

  1. Oi, Cristiano,
    Não entendi se o espaço total é de 2,55 x 1,60 ou se só o espaço para a mesa é este. De qquer forma, uma mesa retangular com lugares dos 2 lados deve ter no mínimo mesmo, 60 cm de largura. Colocando bancos, cadeiras ou puffs que possam ser colocados todos para baixo da mesa é uma forma de diminuir o espaço qdo não está sendo usada. Outra opção é a mesa redonda ou oval que dá para colocar mais um assento (seja puff, banco ou cadeira dobrável) se necessário. O diâmetro mínimo mesmo seria de 90 a 95 cm.
    abs
    Rosana

  2. Olá comprei um apt e não sei como dispor a sala de estar, pois a metragem é de 1,66m x 3,28m( comp)= total 5,44m de área . Por favor me ajudem.Obrigada

  3. Bom dia minha sala tem um espaço total que mede 2,55 por 1,60 para colocar uma mesa, sendo observado q tb serve de passagem para outro comodo. Qual tipo e tamanho de mesa devo usar? Tendo em vista q nao sei se cabe uma mesa retangular de seis lugares lá pois tem q haver passagem para outros cômodos.

  4. Oi, Bianca,
    Infelizmente, depende do que vc tem mais nesta sala. Vc precisa se preocupar com a circulação, considerar o espaço q as pessoas sentadas vão utilizar. Uma mesa quadrada, em geral tem um tampo que ocupa muito espaço em comparação com uma mesa retangular para o mesmo número de pessoas e precisa de espaço livre em toda volta, enquanto a retangular vc pode colocar encostada em uma parede, com 3 lugares de cada lado, por exemplo.
    Pense nisso.
    bjo
    Rosana

  5. Oi, Vinina,
    É mais fácil combinar se o estilo das poltronas e sofá for o mesmo. Se as poltronas forem todas cheias de curvas – tipo mais clássico – e o sofá todo reto – mais moderno, por exemplo, vai ficar estranho.
    bjo
    Rosana

  6. Boa Trade!
    Gostaria de saber qual a mesa de jantar ideal para um espaço de 2,70 x 5,00 m.
    Por favor me ajudem! Estou na dúvida se a quadrada de 1,40 x 1,40 de 6 lugares ficaria bom nesse espaço.
    Grata
    Bianca

  7. Olá,
    Parabéns pelo site! Tenho uma dúvida: Posso combinar o sofá da sala com detalhe em alumínio com poltronas de madeira? Na minha casa tem uma mesa e uma cristaleira clássicos e estou pensando em comprazo 2 poltronas em madeira e um sofá com detalhe em alumínio. Fica bom? Obrigada

  8. Oi, Mariana!
    Se a distância entre a mesa e o sofá permitirem que as pessoas possam sentar e levantar sem transtorno (isso depende do modelo dos móveis) então está tudo bem. Vc poderia colocar bancos, banquetas ou puffs no lado contrário ao sofá. Assim eles ficariam abaixo da mesa quando não usados.
    bjo
    Rosana

  9. Olá!
    Tenho uma varanda bem comprida e estreita,
    Para economizar espaço resolvi colocar um sofa acoplado com a mesa de jantar.
    Voce pode me passar as medidas minimas que ficaria bom?
    A largura da mesa pensei em 70cm. Distância entre a mesa e o sofá por 30cm e a distancia entre as cadeiras e a mesa (considerando circulação) ficaria em 57cm
    Ou seja, minha varanda tem 1,57cm de largura.

  10. Gostaria de enviar uma foto para q possa me ajudar…minha sala é conjugada, quando entro vejo meu sofá e o rack fica de costas, assim só consigo ve lo qndo estou em frente ao sofá…acho q a parede fica,sem graça onde esta o sofá…pois a atenção é o rack, como fazer para decorar para não ficar aquela parede enorme com o sofá sem graça?

  11. José,
    Tudo depende do que vc vai colocar na cozinha, dos móveis e eletrodomésticos que possui ou irá ter. Para vc ter uma ideia, a área livre na cozinha deve ser de, no mínimo, 80 cm, sendo o ideal de 1 a 1,20.
    Aqui vc encontra um ideia de áreas mínimas : http://casa.abril.com.br/materia/as-metragens-minimas-para-sala-quarto-cozinha-e-banheiro
    abs
    Rosana

  12. Lis,
    Ele é bem grande mas tudo depende do que mais vc vai ter na sala. Pense sempre que é necessário que haja espaço livre para circulação (mínimo 60 cm de largura) e que vc deve pensar nas pessoas usando a sala, quer dizer, sentadas nas cadeiras e sofá, se movimentando … além do aspecto visual. Espaço vazio é super importante para que vc não tenha a sensação de “aperto”… Qto menos espaço vazio, mais a sala vai parecer pequena e ser desconfortável.
    bjo
    ROsana

  13. Olá estou comprando um sofá de, 2,90 e com o chaise aberto 1,80 ( mas o chaise é retornável. Ele é desproporcional para uma sala de 14,5 m2?

  14. Flávia,
    Se vc comprou um conjunto que deveria ser todo de uma só cor, vc tem o direito de trocar, independentemente de qquer coisa.
    E até se não gostou da mistura das cores. Mas se gostou e ficou bem na sua sala, não há razão para trocar só para ficar tudo igual.
    bjo
    Rosana

  15. Olá, preciso de uma ajuda, comprei uma sala de jantar completa, mas a cor da madeira do buffet e do aparador são bem diferentes da cor da madeira da mesa, que é avermelhada, isso pode acontecer? Não achei que ficou muito legal por que a diferença é grande. Tenho ainda a opção de trocar, mas preciso de opinião profissional.

  16. Oi, Lili
    Eu não acho que este, necessariamente, seja um erro. Muitas vezes se usa a mesma cor no estofado do sofá e cadeiras da mesa de jantar para harmonizar os 2 ambientes.
    Então, sugiro evitar usar esta cor na decoração, deixando-a somente nestes itens, para não saturar.
    abs
    Rosana

  17. Olá quero uma opinião pois acho que fiz uma compra errada. Pois quando meus móveis chegaram percebi qui a cor do meu sofá é a mesmas cor do estofado das cadeira de janta. O qui devo fazer algum truque? Ou realmente está tudo errado

  18. Oi, Gicelia,
    Vc quer dizer o revestimento das cadeiras (tecido) ou o material delas (cor da madeira, por exemplo?) ? Considerando que vc quer saber qual a cor do tecido, sem saber a cor de nada do restante do ambiente, o q posso lhe dizer é que use cores neutras escuras se as cadeiras forem claras e vice-versa. Podem ser estampadas com fundo claro ou escuro e detalhes em mostarda. Por exemplo: estampa com fundo marrom e detalhes em mostarda podem ficar bem se a madeira das cadeiras for clara.
    bjo
    Rosana

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui