Esta trepadeira Sapatinho de Judia é simplesmente deslumbrante… Qualquer pessoa que se depara com ela toda florida fica de boca aberta e até os distraídos soltam um natural “QUE LINDA!”

(Por Marcia Nassrallah, Editora de Jardinagem e Paisagismo do Simples Decoração)

(e não deixe de ver os vídeos novos no  Canal do Simples Decoração no You Tube! )

Trepadeira Sapatinho de Judia

plantas fáceis de cuidar: trepadeira Sapatinho de Judia
Foto: floresefolhagens

Sapatinho de judia é o nome popular dela porque lembra um delicado sapato feminino. Mas o porque de “de judia” não descobri o motivo ainda! Os motivos dos nomes populares são muito curiosos, então, se alguém souber, conta pra gente. O nome científico da trepadeira sapatinho de judia pra você não errar na hora de comprar é: Thunbergia mysorensis.

trepadeira sapatinho de judia

Além da beleza estonteante tanto pelas folhas verdes escuras quanto pelos cachos de flores pendentes, ela atrai beija-flores. E quem não ama esses visitantes ligeirinhos?

trepadeira sapatinho de judia
Foto: CasaeConstrucao

A minha sugestão é que você plante a trepadeira sapatinho de judia de modo a percorrer estruturas altas com pergolados, caramanchões, etc, visto que os cachos irão pender livremente.Ela pode ser cultivada a Pleno sol ou Meia sombra, mas floresce mais a Pleno sol. É originária da Índia e floresce mais na primavera – verão, mas aqui nos estado de São Paulo, está muito florida em pleno inverno. Não tolera geadas.

trepadeira sapatinho de judia
Foto: Guilherme Santos

Mesmo que você tenha uma pequena varanda, poderá plantá-la em um vaso com espaço razoável e conduzi-la pela área desejada. Um vaso de 60 x 60 já é suficiente.

trepadeira sapatinho de judia
Foto: JeitodeCasa

(Foto: JeitodeCasa)

Ela pode ser podada após a floração, eliminando galhos velhos e secos e partes doentes ou com má formação.

O solo que sempre sugiro para  a maioria das espécies é uma mistura em partes iguais de Substrato para jardim, Terra Vegetal e Areia grossa. O berço deverá ter o dobro do torrão. No vaso, lembre-se da camada de drenagem e regas mais regulares.

Regue sempre que o solo estiver seco.

trepadeira sapatinho de judia
Foto:umaflorpordia

(Foto:umaflorpordia)

Você pode adubar com adubos orgânicos como cinzas de lenha (não pode ser de churrasco), dentre outros, mas para quem não tem muita experiência e não conhece todas as necessidades das plantas, procure por adubos que contenham macros e micros nutrientes. Siga as orientações da bula e não haverá erro.

Evite os NPK porque eles contém apenas macro nutrientes.

trepadeira sapatinho de judia

Sua trepadeira sapatinho de judia será um sucesso e você poderá produzir mudinhas por estaquia.

 Você deve ter percebido que ela é muito fácil de cuidar. Bora plantar? E passe lá no Canal do Simples Decoração no You Tube  que tem vídeo novo!!!

trepadeira sapatinho de judia

Já falei da Flor do Guarujá  ,  da  Onze Horas , da  Fitônia ou Planta mosaico ,  das Peperomias e Ráfis  , da folhagem Coleus , da Pitaya ,  do Tapete Inglês  , da Falsa Érica ,  da Dinheiro em Penca , da Lambari , da Lavanda ,  do Leocofilo , da Cica , da  Babosa ou Aloe , da Air Plant e  do Abacaxi Roxo. Dê uma olhada e escolha as mais legais para seus cantinhos verdes!

A próxima planta da série Plantas fáceis de cuidar é o belo Capim do Texas! Vai lá ver! 

Se gostou… curta, comenta, compartilha.

Marcia Nassrallah​

Studio MS Design de Interiores e Paisagismo

P​interest  —  Instagram

33 COMENTÁRIOS

  1. Oi, Lourdes,
    Sim, como é informado no post, ” Um vaso de 60 x 60 já é suficiente”. No canteiro (e também no vaso, na verdade) só se houver como ela subir em alguma estrutura. Afinal, ela é uma trepadeira.
    abraços,
    ROsana

  2. Oi, Simone!
    Provavelmente ela está se sentindo melhor na parte baixa, talvez devido à sombra ou maior umidade, que ela gosta tbém. O negócio é continuar tentando e podar se necessário, para forçá-la a crescer para onde vc deseja.
    bjo
    ROsana

  3. Eu amo! A minha desenvolveu muito rapido mas estou com dificuldade em conduzi-la para a parte alta do pergolado, ela gosta de enrolar no alambrado mas ele é baixo, já tentei fio de malha, linhas…alguma dica! Obrigada!

  4. Boa noite, tenho duas mudas novas na entrada da varanda, ouvi dizer que são invasoras e que podem se alastrar na calha se eu não impedir utilizando podas frequentes, isto está correto? obrigada.

  5. Oi, Patrícia!
    Dei uma procurada mas não achei nada….
    Vou deixar seu comentário aqui para ver se alguém ajuda, tá?
    Desculpa!
    Bjo
    ROsana

  6. Olá Bom dia !!

    Vivo em Angola e adorava ter uma trepadeira sapatinho de judia e de jade!!! Não consigo encontrar quem venda para fora do Brasil. Alguem pode ajudar-me? Obrigada

  7. Oi, Lucia!
    Resposta da Márcia prá vc:
    Para florir a planta tem necessidade de receber maior quantidade de fósforo e de sol.
    Use Forth flores ou NPK 4-14-8
    Regue bem.
    Um beijo
    Ro

  8. Olá Rosana,
    Adorei as orientações do site. Obrigada.
    Tenho uma sapatinho de judia há aproximadamente um ano e neste período usei o adubo de farinha de ossos e algodão por duas vezes.. Já floriu entre os meses de junho à setembro/2020. Na última florada as flores caíram rapidamente, algumas até antes de abrir.
    Depois disso , continuou crescendo e está linda, porém não floriu mais. O que devo fazer?

  9. Oi, Aparecida,
    Existem inúmeras razões: Falta de Sol, baixas temperaturas, regas irregulares (regar sempre que o solo estiver seco), necessidade de poda, solo pobre (o melhor é uma mistura em partes iguais de Substrato para jardim, Terra Vegetal e Areia grossa), falta de adubo (adubos orgânicos como cinzas de lenha)…
    Vá tentando mudar uma coisa de cada vez para ver como ela se comporta.
    bjo
    ROsana

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui