Simples Decoração - Porque o bom é simples

Conceitos

As Cores na Decoração (6) – Vermelho

Continuando nossa série As Cores na Decoração – Vamos falar do Vermelho

Antes, nos posts As cores na decoração (1)As cores na decoração (2)  falei sobre os esquemas de cores,  e depois falei sobre o BRANCO E O AZUL , AMARELO   e o VERDE

Cor forte, lembra a vida, fogo, velocidade, ação,  sangue; esfuziante, agressiva, sensual. Chama a atenção, se percebe à distância. Tão excitante que ativa a circulação ao olharmos para ela, não é para qualquer personalidade ter paredes vermelhas em casa!E acho que ninguém suporta ficar muito tempo em um ambiente todo vermelho.

Por isso, vejam, nas fotos abaixo, que muitas vezes ele é usado com o branco, muito branco. Funciona melhor em climas quentes ou moderados, nos climas quentes a tendência a cansar e causar estresse aumenta.

Para usar o vermelho puro (ou seus tons mais intensos) é necessário espaço amplo ou pode-se ousar em lavabos, que são áreas onde as pessoas ficam pouco tempo. Quartos que usam vermelho conseguem a sensação de aconchego quando este vermelho é atenuado ou “acrescido” de um pouco de azul, puxando para o roxo, ou escurecido, indo para o vinho ou bordô.

O vermelho pode ser usado em quartos de bebês, mas com muito cuidado e em pequenos detalhes, principalmente até o 3o. mês de vida.

As combinações de vermelho com branco dão sensação de alegria; Vermelho com laranja e/ou amarelo também (é preferível ter uma base neutra para usar esta combinação de cores); Vermelho escuro com lilás, roxo, rosa, dá um tom de sensualidade e mistério, dependendo das tonalidades usadas, de aconchego, que ficam ótimos em quartos. Duas combinações que adoro, devido a clima sofisticado que conferem são o vermelho com o marrom e o vermelho com o cinza. Sendo os vermelhos mais fechados acentuam tbém um tom masculino na decoração.

Já que estamos perto, vamos ver o ROXO E O LILÁS

Posts relacionados

Comentários:

rosana · 03 de junho de 2010 às 13:34

Oi, Georgia,
O branco provavelmente ficará bom, outra sugestão é um cinza muuuuuuuuuito claro, quase branco (parece que não, mas faz diferença, pq ameniza o contraste do vermelho com o branco).Qto ao rack sugiro que seja cinza médio, que fica ótimo com o vermelho e não escurece tanto. Os armários em branco, como são neutros, tbém ficarão bem.
bjo
rosana

Responder

gabriela · 03 de junho de 2010 às 10:32

Bomdia ,.

Tenho um sofá vermelho cereja em suede, paredes brancas e tapetebege, painel e rack em marrom castanho ….

só que comprei tres puffs e me mandaram com o tom de vermelho ‘errado’ , um mais puxado para o laranja.

oque poderia fazer para colorir mais , quebrar essa diferença que nao esta combinando ? Talvez algumas almofadas coloridas em cores quentes como amarelo marron vermelho e laranja .. ou algo assim?

Responder

Rosana Silva · 03 de junho de 2010 às 23:57

gabriela,
Se vc não quer trocar ou revestir os puffs, o negócio é “assumi-los”. Como as cores são da mesma família, talvez fique bom sim. Acrescente algum (ou alguns) outros objetos nesta cor, mas acrescente tbém uma cor para quebrar, contrastante. O contrastante de laranja é o azul. Isso vai enfatizar a diferença entre o vermelho e o laranja.
bjo
Rosana

geane · 03 de junho de 2010 às 08:45

Tenho os moveis do quarto preto com cinza gostaria de pintar uma parede do meu quarto tomate seco mas nao sei qual a cor da cortina que eu coloco me ajude

Responder

Rosana Silva · 03 de junho de 2010 às 00:12

Oi, Geane,
Sugiro que a cortina seja em cor neutra, cinza médio ou claro, por exemplo.
bjo
Rosana

Maria · 03 de junho de 2010 às 17:12

Olá, Boa tarde ! Eu gostaria d uma opinião. Meus móveis d quarto são brancos com detalhes pretos. O piso do quarto e um marrom avermelhado. Gostaria d saber q cor ficaria bom pra pintar as paredes, já q tenho colchas d várias cores. É q cor eu devo colocar na cortina ? Obrigado.

Responder

Rosana Silva · 03 de junho de 2010 às 20:03

Oi, Maria,
Sugiro um off white tendendo para o cinza, que vai ficar bom com os móveis e piso e ainda permitir o uso de todas as colchas que vc tiver. Na cortina eu usaria um bege tendendo para o marrom claro, para manter a neutralidade e dar mais aconchego ou um cinza mais escuro que o da parede.
bjo
Rosana

Eliete · 03 de junho de 2010 às 21:22

Olá meu nome é Eliete ,tenho um sofá de canto vermelho com almofadas bege com flores vermelhas,tenho um painel bege e as paredes brancas , quero pinta uma parede de outra cor e não sei de qual cor pintar , não sei se pinto de cinza, vermelho etc…E gostaria de colocar também um tapete só não sei de qual estampa mim ajudem .

Responder

Rosana Silva · 03 de junho de 2010 às 18:31

Oi, Eliete,
O vermelho fica ótimo com cinza. Também com bege. Acho que pintar com cor mais forte ou com o vermelho vai ficar carregado. Para o tapete, vc poderia colocar um cinza prata ou listrado com fundo cinza ou bege e outras cores (cinza, marrom, bege, azul, por ex), mas com pouco ou nenhum vermelho, , ok ?
bjo
Rosana

Eliete · 03 de junho de 2010 às 21:30

Olá !meu nome é Eliete minha a cozinha dá minha casa tem o piso do chão bege e as paredes também bege ,e o armário e de madeira com as portas pretas a pia é preta também e a geladeira , fogão ,microondas e os eletrodomésticos são inox gostaria de colocar umas partilhas próximo dá piá e em alguns lugares dá cozinha só não sei qual cor de pastilhas colocar gostaria que vcs mim decem umas dicas pois não sei nada de decoração . Aguardo um retorno.

Responder

Rosana Silva · 03 de junho de 2010 às 18:36

Oi, Eliete!
Com madeira (que não sei se é escura ou clara, mas imagino que seja clara ou mediana) e preto, além de inox, vc poderia colocar as pastilhas cinza médio prá claro ou bege (café com leite com muito leite) . Se quiser colocar uma cor mais viva eu escolheria um azul ou verde não vivos demais, mas meio acinzentados. Ficaria bem bonito. (para o meu gosto…)
bjo
Rosana

Simone · 03 de junho de 2010 às 23:06

Oie,gostaria de sua opinião.
Tenho uma parede da sala em vermelho gostaria de saber q cor deve ser o sofá? Pois o q tenho é vermelho.
E minha cozinha e americana q cor devo por as pastilhas da parede?
Desde já obrigada.

Responder

Rosana Silva · 03 de junho de 2010 às 13:55

Oi, Simone,
Eu gosto muito de cinza com vermelho. O marrom e o bege tbém ficam bem.
Para a cozinha vc pode optar tbém por uma destas cores (com ou sem branco ou madeira clara) e colocar detalhes (poucos) em vermelho, que podem ser até nos utensílios.
bjo
Rosana

Deixe o seu comentário!