Olá,

Pessoal vive me pedindo sugestão de combinações de cores para a fachada, o muro, a sala, o quarto, enfim… para tudo! Então, sempre volto a este assunto, até porque adoro falar sobre cores!

Agora quero mostrar exemplos práticos de combinações de cores  para ajudar vc aí que está em dúvida. Vamos lá ?

Combinação de cores quentes: Vc já sabe, são aquelas que usam amarelos, laranjas, vermelhos e terrosos em geral e trazem uma sensação de aconchego e/ou vivacidade. Não esqueça que as madeiras também são quentes quando tendem para o amarelo e o vermelho. O risco deste tipo de combinação é ficar sufocante e cansativo pelo excesso de “quentura” rs!

Vc pode fazer um ambiente bem tranquilo usando estas cores. É só usar tons atenuados, acrescentar brancos e neutros ou até usá-las somente nos objetos menores. Pode tbém acrescentar uma cor fria. Veja só:

Decoração - Combinando cores na sala e no quarto 1Decoração - Combinando cores na sala e no quarto 2

Esta sala e este quarto  usam as cores quentes nos pequenos objetos e tem muitas coisas em cores neutras. Os ambientes são aconchegantes e “leves”. As cores quentes são atenuadas, nada VIVO demais..São ambientes quentes e tranquilos.

  Decoração - Combinando cores na sala e no quarto 3Decoração - Combinando cores na sala e no quarto 4

Já esta sala e este quarto usam as cores quentes em muito mais área, pouca área em branco ou neutro. Na sala o o aspecto geral é mais “pesado” e “masculino” pois as cores são escuras e intensas. O quarto é mais leve porque há muito rosa, que é uma mistura de vermelho com branco, atenuando o aspecto final.

Decoração - Combinando cores na sala e no quarto 5Decoração - Combinando cores na sala e no quarto 6

Esta sala ganhou frescor com os verdes e brancos assim como o quarto que tem amarelos fortes atenuados pelo branco e a parede em azul. Quando as cores são fortes e vivas assim um “respiro” é bem vindo…

Perceba nas fotos como  o preto e as cores mais escuras  “fecham” os ambientes, tornando-os mais masculinos e sérios e como o branco faz o contrário. e veja que a intensidade das cores usadas modifica totalmente o “clima” que o ambiente terá.

Veja mais sobre cores:

Comecei falando dos conceitos gerais e depois falei sobre diversas cores,  em sequência de posts: Branco e azul, Amarelo, VerdeVermelho, Roxo e Lilás, Marrom, Preto. E voltei ao Branco para questionar “Quantos Brancos Existem?

Falei tbém sobre os Conceitos relacionados às combinações : Contrastantes, Neutras , Harmônicas

Além disso, dei um exemplo de como vc pode fazer para criar uma paleta de cores ,  e sugeri  uma terapia para acabar com o mêdo de usar cores fortes  mas dei um alerta para vc não exagerar na dose

Fotos dos sites e blogs: omovel, alifesdesign, apartmenttherapy e  decorpad

61 COMENTÁRIOS

  1. OI, Andrea,
    Sugiro que as paredes tenham a mesma cor do grafiato só que bem mais claro e leve. Outra opção é o cinza claro. Nos 2 casos, um off white tendendo ou para a cor do grafiatto ou para o cinza. Atenção na escolha destas cores para não errar, pois o off white engana muito. Qto ao sofá, nos 2 casos um cinza médio a escuro ficaria bem. Acrescente objetos em tons diferentes de azul vivo e amarelo queimado e beges.
    bjo
    rosana

  2. Gente! quanta dica legal!! Estou encantada com tudo!!! Quero dar mais vida ao meu quarto porque está muito sem graça e, como moro de aluguel, não quero mudar cor de parede. O piso é em tom marrom avermelhado e meus móveis são voltados para tom cerejeira (são claros) e as cortinas são no tom bege. Quais dicas você pode me dar?
    Obrigada

  3. Olá,
    Amei suas dicas, mas preciso de sua ajuda. Vou pintar a sala do meu apto.
    que hoje é marfim, tem uma parede com grafiato na cor mostarda atrás da mesa de jantar, os o rack, aparador e mesa de jantar são tabaco com estofados cru e o sofá um tom de marrom esverdeado mas irei trocar o tecido, o piso é de madeira. Gosto de cores neutras, menos o branco. Quais cores vc sugere para as paredes lisas, com textura, e o sofá?
    Abraços,
    Andréa

  4. Oi, Lais,
    Todas as cores são neutras então, teoricamente vc pode usar qquer cor na parede. Mas entendo que vc gosta de tons neutros, portanto sugiro um cinza médio, como o Concha do Mar – C149 da Suvinil. Dê uma olhada no site. Sugiro tbém que vc acrescente objetos coloridos para quebrar a neutralidade da sala.
    abs
    rosana

  5. oi tdo bem? Em primeiro lugar adorei o teu blog, preciso da sua ajuda na decoração da minha sala è o seguinte os meus moveis são em tons branco e preto e tenho um sofa cinza bem claro com umas listras bege e a cerâmica é branca.Gostaria de saber que cor ficaria legal para destacar uma parede e na sala de jantar.Pois a mesa é tabaco com branco. Desde já agradeço sua atenção!

  6. Oi, Raquel,
    Eu sugiro que as cortinas e tapete sejam em cinza médio a claro (vc não disse a cor do piso. Se ele for escuro, cinza mais claro), que fica bem com o salmão e tbém com o tabaco. Acho que à princípio não precisa trocar o sofá. Use almofadas claras e coloridas (com as cores salmão, cinza, branco e lilás, azul ou amarelo) e objetos de decoração claros tbém nestas cores.
    bjo
    Rosana

  7. olá ALINE,
    VOU MUDAR PARA A MINHA CASA NOVINHA!!!
    E NA SALA TEM UMA PAREDE QUE É DA COR SALMON E O RESTANTE BRANCO,MEUS MÓVEIS SÃO TABACO E BRANCO (RACK,MESA DE CENTRO,APARADOR COM ESPELHO DE MOLDURA PRETO) E TENHO UM SOFÁ PRETO, QUERIA SABER QUE COR POSSO COLOCAR NAS CORTINAS E TAPETE OU SE SERIA MELHOR TROCAR DE SOFÁ PARA DAR UMA LEVEZA NO AMBIENTE?

  8. Oi, Aline,
    As cores do que vc tem me parecem muito boas e harmônicas: tudo neutro e as poltronas em vermelho aquecendo. Perfeito! Para completar sugiro que o rack tenha madeira similar à das poltronas e para o tapete um listrado (ou estampado) com as cores que vc já tem: marrom, bege, vermelho, que não precisam ser exatamente iguais as existentes.Acrescente objetos, almofadas, etc nas cores existentes, e mais amarelo (ou laranja) ou azuis. Use mais uma delas do que as outras . No caso de vc realmente querer mudar as cores das poltronas pode escolher praticamente qualquer cor. Neste caso, use esta nova cor exatamente da mesma forma.
    Beijo e Feliz 2013!
    Ro

  9. Olá adorei o site.
    Gostaria de ajuda para decorar minha sala de estar. Comprei sofá suede marrom 2 e 3 lugares, cortina branca e já tinha 2 poltronas em madeira clara com estofado vermelho suede.
    Quero comprar um tapete e eu rack e não sei ainda a cor que melhor ficaria. Todas as paredes da minha sala são brancas e o piso é de cerâmica bege clara. Estou pensando em trocar a cor do estofado das poltronas. Queria muito sua ajuda!!
    Obrigada!!!

  10. Oi, Magda,
    O tapete pode ser em uma cor similar à da parede OU em cinza médio. Veja o que vai combinar mais com o sofá (existem muitos marrons e cinzas… só vendo) e com o piso.
    Acrescente objetos em preto, branco, cinza, bege, amarelo e, para dar um contraste, azul.
    bjo
    Rosana

  11. oi ,
    rosana amo seu blog ….
    sigo sempre , agora estou precisando de ajuda .Vou pintar minha casa ,ela já foi amarela e atualmente é areia ,quero mudar mas nao sei por qual cor, no meu bairro tem muita casa branca tb nao quero.Sera que poderia me dar umas idéias, algumas fotos qualquer coisa pra me ajudar, minhas janelas e portas sao de madeira q adoro……..beijos.Denise

  12. oi tdo bem? em primeiro lugar adorei o teu blog,,,, preciso imenso da ajuda na decoração da minha sala è o seguinte os meus moveis são em tons branco e preto e tenho um sofa marrom escuro, so que ainda e a parede da minha sala è um castanho claro quase amarelo e nao sei que cor de tapete e cortina combinar para ter um ambiente aconchegante

  13. Oi, Marjorie,
    Esta foto é de um site americano, sugiro que vc pegue a foto e procure nos sites da Suvinil, Coral ou Sherwin Williams, cores que mais se aproximem deste bege. Não deve ser difícil de achar, mas cuidado com cores em telas de computador. Elas enganam. O negócio é comprar uma amostra e testar na sua casa.
    bjo
    Rosana

  14. Ola adorei adorei todas as dicas!

    Preciso que vcs me ajudem a escolher a cor da minha casa o piso é branco com pequenos detalhes cinza.
    Adorei a cor da sala do primeiro exemplo exposto no site por favor vcs poderiam me dizer a cor dela?
    Desde já agradeço.

  15. Oi, Eduardo,
    Se o piso, a maioria das paredes e os móveis são claros, vc pode sim escolher uma parede para ousar uma cor mais escura. Isso seria bom inclusive para criar um contraste, pois tudo claro acaba ficando meio insosso, não é ? Sugiro cores que não sejam vivas(gritantes) demais e que prefira as cores frias (verdes, azuis) que dão a sensação de amplidão.
    O off white tendendo para cinza (cinza quase branco) é uma cor que dá suavidade, destaca as demais cores e é mais interessantes que o branco. Boa escolha! Na parede atrás da cama vc pode colocar o cinza mais escuro ou se quiser ousar, colocar uma cor mais forte, como dito antes.
    bjo
    Rosana

  16. Oi, Lidy,
    Sugiro um branco tipo branco antigo da coral, que é um branco “sujo”, com ligeira tendencia para o marrom.
    bjo
    Rosana

  17. Cesar,
    Os tons de sua casa são todos neutros, o marrom chocolate do sofá fica bem com vermelhos e laranjas. Não precisa muitos itens nesta cor, mas espalhe alguns pequenos objetos com esta cor pela sala. Se quiser pode acrescentar amarelo tbém
    abs
    Rosana

  18. Olá, gostaria de uma ajuda. Tenho uma sala com piso cerâmico em tom pastel, um areia, escada em granito carioquinha e sofa grande marrom chocolate e rack idem. A iluminação é unicamente por spots com dicróicas na sanca. Quais cores posso usar para sair do lugar comum sem ficar forçado?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui